Home / Lifestyle / Sociedade

5 presentes que as mulheres ganharam neste 8 de março

by Redação taofeminino ,
5 presentes que as mulheres ganharam neste 8 de março© iStock

Porque a gente ainda precisa de melhores salários, representatividade na política e otras cositas más. Por Mirela Mazzola

Summary
  1. · Jair Bolsonaro processado
  2. · Lançamento do documentário Chega de Fiu Fiu
  3. · Parada Internacional de Mulheres
  4. · Petição pela descriminalização do aborto
  5. · Emma Watson respondendo às críticas pela foto na Vanity Fair
  6. · Fica mais um pouco!
  7. · Mais em Sociedade
  8. · taofeminino ​♥ Pinterest

Muitas histórias rondam a criação do Dia Internacional da Mulher. A mais conhecida trata do incêndio que atingiu uma fábrica têxtil de Nova York e matou cerca de 130 operárias, em março de 1911. Segundo historiadores, entretanto, no século anterior movimentos femininos em organizações operárias já protestavam na Europa e nos Estados Unidos. Eles reivindicavam, principalmente, participação política, melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil na indústria.

Na década de 60, o movimento feminista ganhou corpo e, em 1975, a Organização das Nações Unidas passou a reconhecer, oficialmente, o dia 8 de março. A cada ano, a data faz a gente lembrar de conquistas bacanas, mas principalmente refletir sobre o que ainda precisa ser mudado. Violência de gênero, desigualdade salarial e falta de representação política, que persistem no dia a dia das mulheres, estão aí para provar.

Desde que o Dia Internacional da Mulher foi criado, empresas também aproveitam para presentear as funcionárias com flores e clientes com descontos e mimos. Mas é isso mesmo que a gente mais quer e precisa?

Beyonce

Nos últimos dias fomos presenteadas com coisas bem mais legais...

1. Jair Bolsonaro processado

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade o recurso do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) contra dois processos movidos pela deputada Maria do Rosário (PT-RS). Em dezembro de 2014, ele disse que ela "não merecia ser estuprada" pois "era muito feia". O horror, como tantas coisas já ditas por Bolsonaro.

Agora, o deputado é réu por incitação ao crime de estupro e injúria e passa a responder pelas acusações no STF. Se for condenado, pode pegar de 3 a 6 meses de prisão, além de multa. Pré-candidato à Presidência da República, Bolsonaro também é conhecido pelas declarações homofóbicas e que incitam a tortura.

2. Lançamento do documentário Chega de Fiu Fiu

Uma das campanhas mais provocativas em defesa da mulher no Brasil, a Chega de Fiu Fiu foi criada em 2013 e conseguiu avanços contra o assédio a mulheres em lugares públicos, além de fazer muita gente refletir sobre o assunto. Iniciativa do coletivo Think Olga e da jornalista Juliana de Faria, a ação deu origem ao documentário Chega de Fiu Fiu, produzido via crowdfunding em que 1 200 pessoas colaboraram.

O principal mote da campanha é fazer com que homens e mulheres entendam, de uma vez por todas, que cantada não é elogio, e sim uma das formas mais toleradas de constrangimento e violência contra a mulher.

A Chega de Fiu Fiu lançou ainda uma cartilha informativa sobre assédio sexual em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e produziu a Minimanual do Jornalismo Humanizado, indicando boas práticas para a mídia ao falar sobre mulheres. Juliana está à frente da agência Eva, que presta consultoria e ONGs e marcas para que elas promovam políticas e campanhas adequadas às mulheres.

Em breve, o coletivo vai divulgar a data do lançamento. O trailer do documentário foi ao ar ontem, 7 de março.

Loading...

3. Parada Internacional de Mulheres

A Global Women’s Strike (ou Greve Global das Mulheres) é um movimento internacional que, além de reivindicar os direitos das mulheres, sugere uma greve em que elas não trabalhem ou façam tarefas domésticas no dia 8 de março. Seria uma forma de chamar atenção para a importância do trabalho feminino – e para a sua falta de reconhecimento. Por aqui, ganhou o nome de Parada das Mulheres Brasileiras. É claro que nem todo mundo pode fazer greve, mas ainda assim é possível participar: nesta matéria, a revista feminista digital AzMina diz como.

Mulher maravilha

4. Petição pela descriminalização do aborto

Também na véspera do Dia Internacional da Mulher, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em parceria com a Anis (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero), protocolou junto ao STF a primeira ação que pode descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação.

Em 2015, cerca de meio milhão de mulheres abortaram no Brasil, boa parte sem as condições de segurança e higiene necessárias. Com a descriminalização, mulheres que passam por esse momento de vulnerabilidade e sofrimento não teriam que se submeter a inquéritos policiais, prisões em flagrante e ficar à espera de cuidados médicos decorrentes do aborto ilegal.

5. Emma Watson respondendo às críticas pela foto na Vanity Fair

Capa da edição de março da revista americana Vanity Fair, a atriz e embaixadora da ONU Mulheres, Emma Watson, foi criticada por uma das fotos do ensaio em que ela aparece com parte dos seios à mostra. Para algumas feministas, isso não seria adequado para uma ativista dos direitos das mulheres. A estrela da saga Harry Potter e A Bela e a Fera respondeu à agência de notícias Reuters:

"Não entendo o que meus peitos têm a ver com o feminismo. [...] O feminismo é sobre dar poder de escolha às mulheres e não uma vara para bater em outra mulher. É liberdade, libertação, igualdade.”

Apenas maravilhosa. ♥

Emma Watson

Fica mais um pouco!

Veja também: Hábitos que boicotam sua autoestima
Hábitos que acabam com a sua autoestima © Instagram/mindbodygreen
Hábitos que acabam com a sua autoestima
See album

Mais em Sociedade

Discursos empoderadores de mulheres incríveis no red carpet
Cientistas empoderadas (e poderosas) finalmente estão na pauta
Ranking de igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial divulga posição do Brasil

taofeminino ​♥ Pinterest

Redação taofeminino
you might also like