Home / Comportamento / Carreira / 7 chaves para empreender em casal

7 chaves para empreender em casal

Publicado por Karen Carneti
em 9 de janeiro de 2017

Existem objetivos comuns que, ao contrário do que muitas vezes acontece com o amor, se unem e ligam casais para a vida toda. Este é o caso dos casais empreendedores. Conversamos sobre o assunto com a coach Veronica Rodriguez Orellana

Casais empreendedores que possuem um negócio compartilhado enfrentam o desafio nada trivial de conciliar o relacionamento com resultados positivos de desempenho, o que testa suas capacidades de estabelecerem um limite entre o nível emocional e profissional – no qual o desgaste normal de viver juntos é acompanhado por problemas profissionais.

Uma oportunidade de negócios juntos

Muitos casais, quando confrontados com a situação de desemprego de um ou ambos os membros, decidem investir e se tornar o que hoje chamamos de empreendedores.

​Neste contexto, eles juntam esforços e recursos para mergulhar no vazio da incerteza, mas com a certeza de que não há outra alternativa. É aí que se coloca à prova a compatibilidade de personalidades do casal – fora a capacidade de distribuir papéis – e nenhum pode ter menos destaque ou generosamente aceitar um papel de subordinação ao outro.

O amor: uma vantagem ou um obstáculo?

Alcançar o objetivo é uma tarefa difícil: muitas vezes se trabalha como um funcionário dedicado e se é cobrado como casal; em outros casos, um pega as funções mandatórias e o outro vira um mero colaborador. É complicado apoiar o outro como chefe e, ao sair do trabalho, retornar ao relacionamento amoroso.

Tudo isso representa mais um exercício de consolidação, equilíbrio e compreensão, porque, caso contrário, os fatores de trabalho podem virar uma bomba de atraso na evolução do casal. No entanto, devemos ser otimistas e pensar que a cumplicidade e o afeto farão com que sempre seja possível que um se coloque na pele do outro para compreender certos comportamentos ou decisões que precisam ser tomadas nos negócios.

​Assim que o casal alcançar o sucesso da empreitada, é essencial cultivar o relacionamento além do trabalho e estabelecer limites entre a vida profissional e sentimental. É altamente recomendável tirar uma semana ou alguns dias de férias a cada três ou quatro meses, fazer uma viagem para algum lugar longe da cidade de residência (e dos negócios) e desenvolver atividades que ambos desfrutam e compartilham.

7 chaves essenciais para empreender em casal

Praticar a inteligência emocional, que se traduz em entender e reconhecer nossos sentimentos e os do outro. Em outras palavras, identificar e aceitar o que acontece conosco. Este é um hábito essencial que eliminará muitos obstáculos quando as coisas não saírem como o esperado.

Comunicar. Cada decisão e cada passo que você toma no negócio deve ser comunicada e explicada em detalhe, mesmo se o outro não compartilhar inteiramente dessa determinação. O importante, acima mesmo do desejável consenso, é que todos saibam de cada detalhe que surgir de cada iniciativa que for realizada.

Reconhecer as competências individuais. Saibam quem é bom para finanças ou vendas, quem está operando o carregamento ou lidando com clientes. Delegar responsabilidades como sinal de reconhecimento das habilidades do outro é um aspecto fundamental.

Não leve negócios para a cama. Não leve o seu escritório para a cama, é importante vocês continuem a aproveitar a vida como um casal, nem tudo deve ser trabalho.

Apoiar uns aos outros. Diga NÃO às críticas destrutivas. Não concordar com alguma coisa não significa ser imponente ou menosprezar as ideias ou decisões de seu parceiro. Embora seja verdade que um dos dois pode cometer um erro, nestes tempos difíceis, uma crítica destrutiva pode ser muito dolorosa.

Mantenha as contas às claras. Se vocês vão abrir um negócio, lembrem-se claramente de estabelecer o capital de cada um, bem como cargos, direitos e deveres.

Não se desmintam em público. Antes de tudo, vem o respeito. Vocês nem sempre concorda com as decisões ou algum comportamento de seu parceiro. Você apenas tem que ter em mente que nunca deve falar sobre isso em frente a um cliente ou um estranho. Nunca faça o que você não gostaria que fizessem com você.

O que é preciso para ser uma empreendedora? Inspire-se com nossas frases!

Mais dicas para impulsionar sua carreira? É pra já:

Como conciliar trabalho, família e sexo? Dicas aqui
10 razões para se tornar uma pessoa mais produtiva
Frases para aumentar sua motivação no trabalho
Voltando ao mercado de trabalho? Insira detalhes pessoais em seu currículo
8 dicas para você não se estressar no trabalho

Gostou? Tem mais

Comentários