Home / Comportamento / Sexo / Perguntas & respostas sobre prazer sexual

Perguntas & respostas sobre prazer sexual

Publicado por Geovana Pereira
em 2 de fevereiro de 2017

Problemas técnicos? Soluções práticas!

Nem todas as dúvidas vão embora com o início da experiência sexual. Homens e mulheres já bem grandinhos e cheios de história pra contar, por vezes, sentem falta de informação ou referências sobre o assunto. Para alcançar o prazer sexual, é preciso conciliar, digamos, emoção, base física e técnica. Conhecer o funcionamento do seu próprio corpo é essencial.

1. Como saber se estou tendo um orgasmo?

Um orgasmo é caracterizado por uma forte sensação de tensão súbita. O clímax é acompanhado por contrações involuntárias rítmicas dos músculos vaginais e uma sensação de prazer.

2. ​Como são as contrações durante o orgasmo?

É comum ter entre três e 12 contrações vaginais durante um orgasmo. Quanto mais excitação, mais poderoso o prazer e mais numerosas as contrações. As primeiras são fortes e próximas, depois se tornam mais curtas e menos intensas.

3. A mulher sempre grita quando goza?

Absolutamente não. Um orgasmo violento pode muito bem ser totalmente silencioso. E uma mulher pode gritar muito alto sem ter chegado ao clímax. Assim, os decibéis não são proporcionais ao orgasmo.

4. É verdade que há dois tipos de prazer – um vaginal e um clitoriano?

O prazer sexual do orgasmo é o mesmo, porque um orgasmo, vaginal ou clitoriano, é sempre expresso na vagina por contrações involuntárias e rítmicas. Portanto, estamos falando do ponto de partida, que pode ser a vagina ou o clitóris. O prazer que vem do clitóris é geralmente mais explosivo e o que vem da penetração, mais difuso e profundo.

5. ​Só uma posição sexual me permite atingir o orgasmo. O que fazer?

Você não tem nada especial a fazer. É extremamente comum que o orgasmo venha apenas de uma maneira. Depende do que o seu corpo entende como experiência vivida de prazer. É possível que você já tenha experimentado, ao longo do tempo, outra maneira de chegar lá, outras posições que levassem ao orgasmo, mas não conseguiu. Isso não significa que você deve evitar outros lugares, posições e movimentos que revelem outros prazeres...

6. ​Existem posições mais favoráveis para o prazer sexual das mulheres?

Muitas vezes, descobrimos que a posição que mais fornece prazer é a Amazona: o homem deitado de costas, e sua parceira sentada sobre ele. Assim, é ela quem controla a inclinação, movimento, ritmo, profundidade... Ela pode escolher o que é mais prazeroso. Mas para isso acontecer, é preciso se sentir completamente à vontade, o que não é necessariamente o caso. Não depende da mecânica! Algumas posições são mais excitantes porque são mentalmente mais eróticas...

7. É verdade que há pontos de prazer como o G, por exemplo?

Em vez de pontos, devemos falar sobre zonas de prazer. O ponto G não é um ponto, mas uma área de vários centímetros quadrados. O clitóris é, naturalmente, uma outra área de prazer, como algumas partes da vagina bastante variáveis de mulher para mulher – para algumas, é na parte inferior, para outras, perto da entrada, ou do lado. Nós não somos todas feitas no mesmo molde!

8. ​Durante a menstruação, podemos sentir prazer ao fazer amor ou é para evitar?

Não há razões médicas para evitar relações sexuais durante a menstruação. A única desvantagem é que as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) são transmitidas mais facilmente, por isso o uso do preservativo é imperativo. Durante a menstruação, a diversão é tão possível quanto em qualquer outro período do ciclo. Algumas mulheres sentem mais desejo e prazer durante o seu período menstrual.

9. Será que a pílula pode agir negativamente sobre o prazer?

Geralmente não, ou então indiretamente. Na verdade, algumas pílulas anticoncepcionais são prejudiciais para a libido. Portanto, quando uma mulher não sente qualquer desejo, fica inevitavelmente mais difícil obter prazer. Mas o reflexo do orgasmo em si, a pílula não afeta especificamente.

10. O preservativo interfere no prazer?

Sim. Especialmente para o homem, pois ele tem a sua área mais sensível, a glande, mais isolada da sensação de atrito. Para ambos, o fato de os preservativos serem lubrificados às vezes é irritante, especialmente quando a lubrificação natural já é boa. Quando se desliza também, as sensações podem ser menos fortes. Mas a camisinha também torna tudo mais fácil, mais confiante. Assim, apesar dos inconvenientes menores, fazer amor com camisinha continua a ser um grande prazer.

11. Meu parceiro chega rapidamente ao orgasmo, mas para mim é muito mais lento. Por que a diferença?

Um homem geralmente vem mais rápido ao prazer, porque é da natureza dele. Mas esteja ciente de que quanto mais rápido o orgasmo, mais superficial. O clímax feminino é geralmente mais profundo, mas vem mais lento. Para ter um prazer mais profundo também, ele deve aprender a aproveitar o seu tempo: o ideal é que vocês desacelerem.

12. ​Eu tenho prazer apenas por masturbação, mas não com o meu parceiro. Por quê?

Não importa se você é homem ou mulher, o orgasmo sempre é alcançado mais facilmente e rapidamente pela masturbação: na verdade, todo mundo sabe os movimentos, pressão, velocidade, posição... Todos os fatores que podem rapidamente levar ao orgasmo. Assim, em média, leva menos de três minutos para obter um orgasmo por autoerotismo e muito mais durante um relação sexual. Melhorar o prazer a dois é um aprendizado, especialmente por meio da comunicação. O ideal é sempre ajudar seu par a descobrir a "receita" para chegar ao sétimo céu.

13. ​Eu sinto prazer, mas eu não acho que é algo extraordinário como dizem. Eu sou normal?

Muitas vezes, quando você inicia sua vida sexual, pode se desapontar com a quantidade de prazer que sente – em comparação com o que vemos nos filmes, parece um pouco baixa. Isso é normal porque o prazer é desenvolvido ao longo de experimentos. A chave é aprender a cultivar o que se sente para que o sentimento cresça. Além disso, o orgasmo pode ser um verdadeiro prazer, mas não necessariamente surpreendente. Isso também torna tudo mais interessante: ser sempre diferente.

14. Transar com mais vontade é necessariamente mais prazeroso?

Talvez, mas não necessariamente! É lógico pensar que se o desejo é forte, o prazer vai ser muito maior. Mas esses sentimentos ou emoções são muito caprichosos. Você pode um dia ser surpreendida ao sentir um monte de prazer, enquanto o seu desejo era relativamente baixo.

15. ​Se estivermos envolvidos emocionalmente será muito mais divertido?

Sim e não! Sim, porque quando se está apaixonada, a intensidade das emoções é pelo menos dez vezes maior. Não, porque não há muito prazer com ciúme ou medo de não ser amada, e também porque é possível se sentir confiante com um homem, sem estar apaixonada por ele – o prazer é simples e natural. Mas muitas mulheres acham que "fazer amor sem amor" é impossível!

16. Por que eu tenho que fantasiar, imaginar cenas eróticas para aumentar meu prazer?

Fantasiar é perfeitamente normal. A fantasia mais comum é, na verdade, simplesmente a antecipação erótica: imagine o que você pode fazer com o seu parceiro, os beijos, as carícias que podem ser trocadas. Se você sentir a necessidade de fantasiar, o ideal é usar as coisas que você fez em conjunto ou você quer fazer com ele... Assim, as fantasias aproximam mais vocês.

17. ​Orgasmo é sinônimo de prazer?

Absolutamente não. O orgasmo é um reflexo natural geralmente acompanhado por prazer intenso, mas não mandatório. Por outro lado, muitas mulheres experimentam um prazer significativo sem que ele necessariamente acompanhe o orgasmo.

18. ​Nós não temos orgasmos simultâneos. Isso me incomoda. É normal?

Apenas um terço dos casais ocasionalmente têm orgasmos em conjunto, ao mesmo tempo. É muito bom, mas isso não é um objetivo. É melhor respeitar cada turno. Por quê? Porque então você pode realmente desfrutar da diversão do outro quando ele chegar lá. Se vocês tiverem um orgasmo ao mesmo tempo, cada um ficará em seu mundo em paralelo.

19. ​Às vezes eu choro um pouco antes do orgasmo. Acho isso estranho. O que está acontecendo comigo?

É uma reação bastante comum. Se trata simplesmente de uma grande agitação emocional. Isso acontece especialmente quando o prazer é intenso. Algumas pessoas podem rir em vez disso. Porque o orgasmo é uma tensão que, de repente, se esvai e pode causar lágrimas que estão muito longe de um sentimento de tristeza.

20. ​Eu sinto que ele me dá mais prazer do que eu lhe dou. Como reequilibrar?

Muitas mulheres ou homens com temperamento altruístas têm essa impressão. Quando eles se maravilham com tanta felicidade, acham que não é possível que o outro também esteja se sentindo tão bem. E esse é exatamente o caso: se você tiver um monte de diversão, é certamente porque ele também sente o mesmo. Não pense que você deve alguma coisa. O melhor a fazer é expressar toda a felicidade que você sente!

Continue no taofeminino!

Gostou? Tem mais

Comentários