Home / Bem-Estar / Saúde / benefícios dos alimentos

Chá verde emagrece mesmo? Veja 6 benefícios da bebida

by Alexandra Guida ,
Chá verde emagrece mesmo? Veja 6 benefícios da bebida© Unsplash

É hora do chá

Summary
  1. · Chá verde emagrece?
  2. · Chá verde faz bem pra cabeça e pro coração
  3. · Chá verde é anti-inflamatório, antibacteriano e anticancerígeno
  4. · Controle do diabetes tipo 2...
  5. · ...e do Mal de Alzheimer e de Parkinson
  6. · Deixa sua pele mais bonita
  7. · Não vá embora!

Com cheiro de mato e amarguinho, o chá verde vem de uma planta chamada Camellia sinensis - que origina outras bebidas bem populares, como os chás preto, branco e o matchá. A erva tem um método específico de processamento: as folhas são colocadas sob o vapor e secas, em seguida. Cuidados que, aliados ao preparo correto, mantêm as propriedades medicinais no líquido.

Por falar em como fazer chá verde, lá vai o truque: deixe a água esquentar, e antes daquele montão de bolinhas da ebulição começarem a subir, mais ou menos na casa dos 80ºC, desligue o fogo. Depois, faça uma infusão com a erva por 2 ou 3 minutos, se quiser evitar o sabor muito forte. Mas, para aproveitar os benefícios antioxidantes da bebida ao máximo, 5 minutos de descanso é o tempo certo. A proporção é: 1g de folhas para cada 100ml de água. Tome tudo até 15 minutos depois.

E a quantidade certa para beber? Alguns pesquisadores dizem que duas xícaras por dia são o suficiente. Outros que, pelo menos, cinco. Por isso, o ideal é conversar com o seu médico ou nutricionista. Quem não suporta o gosto da erva tem como alternativa consumi-la em cápsulas, certificando-se de que são 100% naturais.

Sem mais delongas, conheça os benefícios do chá verde que vão convencê-la a tomar uns goles! Vem com a gente.

Chá verde emagrece?

A pergunta que não quer calar: chá verde emagrece mesmo? Sim, pois a bebida contém polifenóis antioxidantes que produzem um efeito termogênico, estimulando o metabolismo a funcionar mais rapidamente e a queimar gordura. A fonte da informação é um artigo publicado pelo jornal científico Obesity Reviews.

Prefira a versão natural que preserva as propriedades medicinais. Tome uma xícara da bebida, quente ou fria, meia hora antes das refeições diariamente. Combine o consumo a uma dieta regrada e exercícios para resultados efetivos. Projeto #tchaugordurinhaslocalizadas mode on!

Chá verde faz bem pra cabeça e pro coração

Recado para a galera do escritório que fica toda dura de tensão de vez em quando: o chá verde tem teanina, um aminoácido que relaxa os músculos. Essa substância amiga influencia a produção de neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, que aliviam os sintomas do stress e da ansiedade.

Além disso, um estudo da Escola de Medicina de Atenas concluiu que consumi-la, ao menos três vezes ao dia, mantém os vasos sanguíneos flexíveis, capazes de resistir às alterações da pressão arterial e, por consequência, reduz as chances de infartos e derrames.

O chá verde também dificulta a absorção de colesterol ruim, o LDL, controlando os níveis da substância no sangue. A saúde do coração agradece! Já que a bebida é estimulante, vale consultar um médico para perguntar se, no seu caso, o consumo está liberado.

Dica: prefira consumir a bebida no período da manhã ou da tarde, pois o chá verde tem cafeína e pode fazê-la passar a noite inteira acordada.

Loading...

via GIPHY

Chá verde é anti-inflamatório, antibacteriano e anticancerígeno

Na lista de propriedades do chá verde está a prevenção e o controle de enfermidades. Rica em catequina, que ajuda o corpo a lutar contra vírus e bactérias, a bebida é coadjuvante no tratamento de inflamações e gripes. Adicione à gama de qualidades a redução do risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como de mama, próstata e cólon, e o tratamento da doença, porque o chá ajuda a combater os radicais livres.

Atenção: mulheres grávidas e que fazem reposição de ferro e ácido fólico devem evitar o chá, pois o líquido diminui a absorção desses nutrientes.

Controle do diabetes tipo 2...

Além do câncer, o tratamento de certas doenças crônicas tem no chá verde um poderoso aliado. Quem tem diabetes Mellitus, por exemplo, pode se beneficiar com a infusão, que ajuda a gerir os níveis de glicose, diminuindo os picos de açúcar e de insulina no sangue após as refeições.

...e do Mal de Alzheimer e de Parkinson

O chá verde protege as células cerebrais, renovando as danificadas. Na prática, isso significa melhoria da memória e diminuição dos danos causados pelo Alzheimer e Parkinson.

Deixa sua pele mais bonita

Se precisar de um ingrediente natural de beleza interior e exterior, escolha o chá verde. Tomá-lo com frequência ajuda no combate ao envelhecimento do maior órgão do corpo humano, a pele!

SOS pele tostada: se aplicado diretamente na cútis, embebido em um algodão, o chá verde alivia as queimaduras e a descamação de quem exagerou no sol, sem a proteção adequada.

Veja também: 24 alimentos com poder detox
25 alimentos com poder detox © iStock
25 alimentos com poder detox
See album

Não vá embora!

Teatox, a dieta à base de chá
O que acontece com o seu corpo quando você começa a comer melhor
O que é uma dieta equilibrada?

Alexandra Guida
you might also like