Home / Bem-Estar / Saúde

Chega de contar carneirinhos! 6 alimentos que combatem a insônia

by Ana Paula Sanches ,
Chega de contar carneirinhos! 6 alimentos que combatem a insônia© iStock

Hora de recuperar o sono perdido de uma vez por todas

Summary
  1. · Cereais integrais
  2. · Laticínios
  3. · Alimentos ricos em ômega 3
  4. · Oleaginosas
  5. · Bananas
  6. · Abacaxi
  7. · Dica de jantar para esquecer definitivamente que a insônia existe:
  8. · E aqui vão dicas para aproveitar melhor as horas de descanso:

Quem tem problemas para dormir sabe bem o que é conviver com o cansaço, o sono atrasado e o mau humor que a insônia gera. E há um sem fim de receitinhas para dar cabo do problema: tomar um banho quentinho antes de ir para as cobertas, comprar florais que acalmam o ânimo, apagar todas as luzes do ambiente... Se você já tentou de tudo e perdeu todas as esperanças de conseguir uma noite tranquila, relaxe! Reunimos 6 alimentos poderosos que prometem combater a insônia de uma vez por todas. Tchau, tchau, carneirinhos...

Abacaxi © iStock
Abacaxi
See album

1) Cereais integrais

Arroz, trigo e aveia, por exemplo, são fontes de triptófano, um aminoácido responsável pela formação de serotonina - por sua vez, hormônio que é relacionado ao sono saudável e à felicidade. Além disso, os cereais integrais são ricos em vitaminas no grupo B, as principais controladoras do funcionamento do sistema nervoso.

2) Laticínios

Por também serem ricos em triptófano, os queijos e leites melhoram muito a qualidade do seu sono e ajudam a dar um basta na insônia. Só tome cuidado e evite ingeri-los próximo à hora de dormir caso você tenha problemas estomacais, como refluxos.

3) Alimentos ricos em ômega 3

Estudos recentes concluíram que a ingestão de alimentos ricos em ômega 3 diminui os sintomas de distúrbios de ansiedade e insônia, portanto, invista nos peixes!

4) Oleaginosas

Nozes, castanhas e amêndoas são alimentos ricos em vitamina B, que, como já dissemos, controla o sistema nervoso central e ajuda você a se sentir mais tranquila - fator crucial para garantir um soninho tranquilo.

5) Bananas

Além de possuir o famoso triptófano que já citamos várias vezes por aqui, a banana também tem altas concentrações de minerais e vitaminas que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico.

6) Abacaxi

Rico em vitaminas e minerais, o abacaxi contém nutrientes que estimulam a produção de serotonina, além de componentes que ajudam a diminuir a ansiedade. Se você comer fatias de abacaxi antes de dormir, seu cérebro irá potencializar a produção do hormônio do sono e, assim, garantirá um descanso tranquilo. Ah, quer um bônus? Ele melhora (e muito!) a digestão.

Dica de jantar para esquecer definitivamente que a insônia existe:

  • Entrada: salada de arroz integral cozido com tomate, pimentão verde, nozes, queijo fresco, azeite, vinagre e sal.
  • Prato principal: truta ao forno com alho e limão.
  • Sobremesa: Um pedaço de abacaxi.

E aqui vão dicas para aproveitar melhor as horas de descanso:

  • Evite comidas gordurosas;
  • Evite o consumo de alcool, café, chocolates ou tabaco antes de dormir;
  • Não ingira alimentos extremamente ácidos à noite;
  • Coma cerca de 2 horas antes de ir dormir, caso contrário você poderá ter problemas na digestão;
  • Lembre-se: quantidade não é qualidade. Não coma em excesso os alimentos que indicamos para dormir melhor. Preocupe-se apenas em fazer uma dieta balanceada que os inclua e que mantenha a mesma quantidade de comida que você costuma ingerir normalmente.

Mais coisas que você precisa saber sobre o seu sono:

Ana Paula Sanches
you might also like