Home / Comportamento / Carreira / 7 dicas para conciliar trabalho e família sem estresse

7 dicas para conciliar trabalho e família sem estresse

Publicado por Karen Carneti
em 11 de agosto de 2016

Sem dúvida, conciliar trabalho e vida familiar, às vezes, é um pesadelo. Apesar disso, a conciliação é possível – é tudo questão de organização. Preste atenção nas dicas abaixo para que seja mais fácil e simples ter tempo com a sua família

É verdade que, ainda hoje em dia, alcançar o sucesso profissional é mais difícil para uma mulher do que para um homem. Muitas vezes, os sonhos da carreira são frustrados quando tomamos a decisão de ser mães. A responsabilidade indiscutível que vem com a maternidade – e tudo o que ela implica – faz com que a gente sofra uma ruptura em nossas vidas profissionais – o que, para algumas, pode sair muito caro.

Felizmente, os tempos mudaram e muitas mulheres têm sido capazes de conciliar suas vidas profissionais e pessoais, principalmente devido ao advento das novas tecnologias. A incorporação progressiva do trabalho remoto e de programas de conciliação é apenas uma das ferramentas que tornou isso possível.

Apesar disso, conciliar trabalho e vida familiar é realmente difícil. As restrições de horário, ter que deixar tudo organizado em casa e os possíveis imprevistos se tornam “o nosso pão de cada dia”.

1. Organize-se

O tempo pode ser seu melhor amigo ou pior inimigo. Como mãe e mulher ativa, tente controlar e planejar sua semana. Por exemplo, você pode economizar tempo se preparar roupas, mochilas infantis e outras tarefas à noite, podendo lidar com outras coisas quando tiver um momento livre durante o dia.

Quanto às compras, pense na internet. Basta acessar durante meia hora em seu almoço ou antes de sair do trabalho. Para não se sobrecarregar, você também pode optar por fazer uma lista: ou no início de cada semana, onde organize todas as tarefas (compras, consultas médicas, reuniões etc) ou diariamente, se previsão não é muito sua praia.

2. Adiante o trabalho

Ser mãe não significa que você rende menos do que um trabalhador sem filhos. A concentração e uma boa dose de dinamismo serão seus pontos fortes. Prove ao seu superior que você é eficaz e sabe aproveitar suas horas de trabalho.

​Se você faz seu trabalho dentro das horas ou alguns dias você chega um pouco antes no escritório para adiantar as tarefas e assim por diante, ninguém pode lhe reprimir caso você saia no horário ou até mesmo antes. E, assim, você poderá aproveitar seu tempo de uma maneira muito melhor!

3. Cada coisa em seu tempo

Para estar sempre 100%, você tem que saber separar as coisas. Em casa, esqueça o trabalho – e vice-versa. É a única maneira de ser eficaz e aproveitar os momentos de calma. E se você realmente precisa externalizar algumas coisas, ligue para as pessoas mais próximas que lhe entendem, por exemplo, na hora do almoço.

Se os seus filhos têm o hábito de te ligar no trabalho por qualquer bobagem, acabe já com isso! As ligações devem ser reservadas para emergências. O mesmo vale para seu chefe, que não deve lhe incomodar com chamadas ou e-mails mesmo quando você está em casa. Deixe a caixa postal atendê-lo e, claro, no dia seguinte não haverá nenhum problema em realizar todos os seus pedidos.

4. Relaxe

Sua vida não deve se concentrar apenas em sua família e trabalho. Eles precisam de você, é um fato, mas você precisa reservar um tempo para si mesma.

Opte, por exemplo, pela prática de atividade física: corra ou vá à academia para se libertar do estresse, faça yoga para relaxar ou, até mesmo, vá às compras com as amigas para se distrair. O importante é que você tire um tempo para ficar consigo mesma e recarregar as baterias.

5. Aceite ajuda

O trabalho foi uma decisão que, em primeiro lugar, você tomou sozinha, e em segundo, em consenso com seu parceiro. Ele deve, também, se envolver na organização do dia a dia de suas vidas – e seus filhos também podem ajudar. Lavar pratos, preparar a comida, limpar, fazer compras, dar banho nas crianças pequenas ... A divisão de tarefas é essencial para o sucesso.

6. Não se culpe

Nenhuma mulher pode fazer tudo isso sem ter uma recaída em algum momento. Aprenda a ceder e a não se culpar, também. Você não fez tudo o que tinha planejado? Está sem força para cozinhar algo para as crianças? Não precisa entrar em pânico! Eles não vão te amar menos caso você descongele uma pizza de vez em quando, pelo contrário! Tenha seus momentos de trégua sem qualquer remorso.

7. Continue sendo você mesma

Ser mãe, esposa e mulher ativa não deve lhe tornar uma escrava. Muitas mulheres tendem a dar tudo de si aos mais próximos e colocam em perigo seu bem-estar.

Então, de vez em quando, se dê um capricho e, acima de tudo, cuide-se sempre! Pense em si mesma e não deixe de lado todas as atividades ou pequenos prazeres da vida que fazem você se sentir bem. Tudo isso irá ajudá-la a lembrar quem você é e perceber o quão orgulhosa de si mesma deve ser.

Precisando de inspiração no trabalho? As frases abaixo podem lhe ajudar:

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Hey, não vá ainda...

Ser zen no trabalho é possível – e necessário. Descubra como aqui
O que é preciso para ser uma empreendedora? Inspire-se com nossas frases!
Deixe seu perfil do LinkedIn mais atraente e conquiste o emprego dos sonhos
#MulheresnoPoder: empresas lideradas por elas são mais rentáveis, diz estudo
Diferenças entre homens e mulheres no trabalho: por que elas ainda existem?

Gostou? Tem mais