Home / Bem-Estar / Dieta / O que acontece com o seu corpo quando você começa a comer melhor

O que acontece com o seu corpo quando você começa a comer melhor

Maria Cecília Arra Publicado por Maria Cecília Arra
em 5 de janeiro de 2017

Só porque você prefere pizza a salada, não quer dizer que pizza seja melhor que salada. Sacou?

Não é novidade que nosso corpo precisa ser alimentado com boas fontes de energia para funcionar bem. E quando incluímos os nutrientes adequados – que, infelizmente, quase não constam na pizza –, a saúde responde da melhor maneira e promove mudanças reais na qualidade de vida. Quer motivos para apostar em refeições mais naturais e deixar o trash para depois?

#1 Você fica mais feliz

O que colocamos no prato tem um efeito drástico sobre o nosso estado mental. Se enchemos o corpo de porcaria, não há milagre: o mau humor bate forte. É exatamente o que diz uma pesquisa da Universidade de Linköping, conduzida pelo endocrinologista sueco Fredrik Nystrom. Os voluntários experimentaram uma dieta de um mês repleta de fritura e açúcar. Constatou-se que o humor de todos piorou. Nós também já conversamos sobre o impacto do açúcar no organismo, lembra?

Então, é correto dizer que um cardápio saudável deixa a gente mais feliz. Alimentos ricos em triptofano (conhecido como o aminoácido do bom humor) dão uma ajudinha extra.

#2 Sua pele reluz

No geral, comidas e bebidas com alto índice glicêmico desencadeiam eventos inflamatórios e hormonais que causam cravos e espinhas. Livrar a dieta do açúcar refinado e da farinha branca pode não acabar com o quadro acneico, porém, facilita a busca por uma tez reluzente.

Anote aí alguns alimentos que melhoram a pele:

  • Azeite de oliva: regenera a pele e os cabelos, graças aos ácidos graxos ômega 3, 6 e 9;

  • Amêndoas e nozes: têm vitaminas A e F, que protegem a pele contra o envelhecimento (uma espécie de fonte da juventude);

  • Cranberry: é benéfica porque aumenta a cicatrização da pele;

  • Pimentão vermelho: rico em licopeno, um ótimo antioxidante.

#3 Mais energia

Uma porção de cookies pode fornecer energia por uns 20 minutos. Um café da manhã completo, com proteínas, frutas e fibras, vai lhe render energia por horas.

#4 Você dorme melhor

Comer direitinho vai lhe ajudar a a) adormecer mais facilmente, b) dormir bem e c) levantar disposta na manhã seguinte. E se isso tudo for pouco, coloque na conta menos irritação. Soa como um milagre, não é? Leia mais sobre o assunto aqui: 6 alimentos que combatem a insônia.

#5 Você para de desejar junk food enlouquecidamente

Ok, ok, o desejo por salgadinho e cheeseburguer não desaparece nos primeiros dias de dieta equilibrada. Mas, eventualmente, essas vontades vão sumir. Será cada vez mais fácil resistir às tentações e as escolhas saudáveis passam a ser automáticas, sem sofrência.

#6 Sua conta bancária agradece

Fazer compras, cozinhar e preparar marmitas, por exemplo, é muito mais barato and saudável do que bater um pratão de massa recheada no restaurante. Pense em todo o dinheiro que você pode economizar! Por falar nisso, veja também: Marmita chique: 8 receitas para levar para o trabalho e Como economizar dinheiro.

#7 Você fica mais focada

É sabido que a comida atua como um fármaco no cérebro. Hábitos alimentares naturais e saudáveis melhoram a cognição e nos deixam mais propensas a aprender. Manter o foco depois do almoço (com peixe e salada) nunca foi tão fácil.

#8 O cabelo está fantástico

Semelhante à pele, comer saudável também faz maravilhas pelo cabelo. Fios de comercial de xampu vão ser rotina para você!

#9 Você se aventura mais na feira

Para não enjoar dos mesmos cinco ou seis legumes que guarda na geladeira, você vai acabar se forçando a experimentar outros vegetais, proteínas diferentes... a melhor parte é descobrir um novo sabor favorito!

#10 Você dá adeus ao inchaço

Alimentos como farinha branca, açúcar refinado, sal, refrigerante e álcool comumente causam sensação de inchaço. A dieta equilibrada fará você se sentir mais magra, da cabeça aos pés. Caso queira saber mais sobre o assunto, clique aqui: Diga adeus ao inchaço abdominal!

#11 Começa a cozinhar mais

Para realmente comer melhor, você precisa saber o que está comendo. E isso é o que acontece quando você cozinha as próprias refeições!

#12 Você vai perder peso (sem perceber)

Se você tem um problema crônico de alimentação, ao mudar o cardápio, perderá peso quase que instantaneamente e de forma saudável.

#13 Sua resistência vai bombar

Quem segue uma rotina de alimentação balanceada redobra as defesas do organismo contra doenças. Dores de cabeça e de estômago também melhoram.

#14 Seu intestino funciona numa nice

Ninguém quer falar sobre cocô, mas é necessário: comer melhor implica em intestino trabalhando regularmente, o que também reduz a sensação de inchaço.

#15 Você fica satisfeita com menos

Uma vez incorporado o hábito de comer melhor, as porções ficam menores. O seu corpo precisa de menos para se sentir pleno e funcionar corretamente.

#16 As decisões saudáveis tornam-se mais comuns

É realmente uma mudança de estilo de vida. Você vai querer cortar tudo o que é tóxico da rotina. Talvez isso se estenda ao trabalho e aos relacionamentos. Que beleza!

#17 Você fica mais confiante

É tanto benefício decorrendo da sua transformação alimentar que a confiança em você mesma vai disparar.

#18 Você vai ter uma ~estranha~ vontade de fazer exercícios

Sim, é chocante! Com toda essa energia, amiga, você realmente vai querer treinar!

#19 Você finalmente aprende o significado de "moderação"

Depois de se reeducar no que diz respeito à alimentação, fica mais simples entender o que o seu corpo diz. A palavra moderação vai virar a sua melhor amiga para a vida toda.

"Moderação em todas as coisas"

Ainda não acabou!

Continue por aqui:

Tags relacionadas #alimentação equilibrada

+

Gostou? Tem mais

Google revela lentes de contato para diabéticos

Google revela lentes de contato para diabéticos

Google revela lentes de contato para diabéticos Google revela lentes de contato para diabéticos

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Prepare-se para os grandes lançamentos do cinema Prepare-se para os grandes lançamentos do cinema

Comentários