Home / Bem-Estar / Saúde

Alimentos ricos em cálcio farão você se sentir invencível!

by Alexandra Guida ,
Alimentos ricos em cálcio farão você se sentir invencível!© iStock

Não se preocupe, o leite é apenas uma das muitas alternativas para conseguir o tão necessário cálcio

Quando falamos de alimentos ricos em cálcio, os primeiros que lembramos são o leite e seus derivados. Mas as quantidades variam. Por exemplo, os queijos que têm mais cálcio são o emmental e o parmesão. Mas por que o cálcio é tão importante? Além dele ser responsável pela formação de ossos e dentes – não, sua avó e sua mãe não estavam inventando desculpa para te fazer beber leite! – esse mineral também ajuda na coagulação do sangue e nas funções neuromusculares.

Todo mundo, independente de gênero e idade, precisa de cálcio para se manter saudável. A única diferença é a quantidade diária que cada um precisa. Segundo o Ministério da Saúde, o recomendado para adultos é de 1.000 mg por dia, enquanto para crianças entre sete e dez anos o ideal é 700 mg.

Leite © iStock
Leite
See album

Outras opções ricas em cálcio são: anchova, nozes, avelãs, verduras (como brócolis, espinafre e acelga), frutos do mar (lula, mariscos, polvo e mexilhões), legumes (grão de bico e lentilha) e a soja, que é uma ótima alternativa a quem é intolerante à lactose.

Vale destacar que o cálcio presente nos laticínios está presente em maior quantidade do que nos demais citados aqui. Além disso, os alimentos derivados do leite apresentam outros nutrientes (como a vitamina D e o fósforo) que facilitam a absorção do cálcio. Para uma dieta saudável e balanceada, você não pode esquecer de nenhuma das opções que te demos aqui.

Continue com a gente!

Óleo de Melaleuca, o seu novo melhor amigo de beleza
But first... 5 dicas para espantar o sono sem café
7 dicas saudáveis para colocar em prática no escritório

Alexandra Guida
you might also like