Home / Bem-Estar / Fitness

Sabia que um banho quente pode queimar calorias?

by Alexandra Guida ,
Sabia que um banho quente pode queimar calorias?© istock

Mais um motivo para tomar (e curtir muuuito) aquele banho quentinho - ou quase escaldante, né?

Que banhos quentes são uma deliciosa forma de relaxar a gente já sabe, certo? Agora, que eles queimam calorias, já é novidade! Por mais surreal que possa parecer, um estudo da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, comprovou que, quando o assunto é queima de calorias e níveis de açúcar no sangue, uma hora de banho quente equivale a meia hora de caminhada.

A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira, 14 homens foram monitorados enquanto tomavam banhos quentes (de mais ou menos 40 graus) por uma hora. Já na segunda, os mesmos participantes foram estudados fazendo uma hora de exercícios na bicicleta. Agora, calma. É claro que mais calorias foram perdidas na bicicleta do que no banho. A questão aqui é mostrar que a simples ação de ficar na banheira com água quente foi capaz de queimar até 140 calorias - o que equivale praticamente à mesma quantidade gasta durante meia hora de caminhada.

O Dr. Faulkner, um dos autores do estudo, procura deixar bem claro que o banho não deve substituir os exercícios físicos, viu? Mas o resultado dele pode ser interessante, por exemplo, para controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso porque, segundo a pesquisa, logo após o banho, os picos de glicose baixaram 10% a mais - em comparação ao que acontece quando a prática é de atividade física. A explicação, segundo os pesquisadores, é que o organismo libera proteínas de choque térmico que ajudam a protegê-lo.

Atenção! Nada de ficar uma hora de baixo do chuveiro, hein. Além de gastar uma quantidade de água que beira o absurdo, o método só funciona se você estiver imersa. Ou seja, é preciso ter uma banheira. Mas a título de curiosidade a pesquisa é bem legal, né? Agora você já tem uma desculpa para tomar aqueles banhos quentíssimos: são seus aliados na hora de manter a forma

Ainda não acabou!

Veja também: Como Marilyn Monroe e outras estrelas mantinham a forma?
Mantendo a forma como uma antiga estrela de Hollywood © Arte de Tanya Leigh Washington
Mantendo a forma como uma antiga estrela de Hollywood
See album

Continue no taofeminino

Para você, que odeia academia, dicas para malhar em casa
12 jeitos (seguros) de acelerar o metabolismo
Como relaxar? 20 dicas para aliviar o corpo e a mente

taofeminino ♥ Pinterest

Alexandra Guida
you might also like