Home / Bem-Estar / Saúde

Intolerância à lactose: existem alternativas ao leite?

by Alexandra Guida ,
Intolerância à lactose: existem alternativas ao leite?© istock

É possível viver sem a lactose, sim senhora!

Summary
  1. · O que é intolerância à lactose?
  2. · Alternativas aos alimentos com lactose
  3. · Cuidados que você deve tomar, caso tenha intolerância à lactose
  4. · Ainda não acabou!
  5. · Continue no taofeminino
  6. · taofeminino ♥ Pinterest

O que é intolerância à lactose?

Pratos e bebidas à base de leite fazem parte das refeições do brasileiro, do café da manhã ao jantar. O que pouca gente sabe é que a intolerância à lactose – tipo de açúcar encontrado no leite materno, de vaca e de cabra – afeta cerca de 40% da população, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Quando o organismo tem dificuldade em produzir a enzima lactase, responsável por dividir a lactose em açúcares mais fáceis de serem absorvidos, os sintomas são desagradáveis: dor e inchaço abdominal, gases, náuseas, vômitos e diarreia.

Há exames para identificar o problema tanto na rede pública quanto particular de saúde. O diagnóstico precoce pode evitar complicações. Nas próximas páginas, você aprende como reduzir os efeitos da intolerância à lactose e sugestões para uma dieta sem leite!

Alternativas aos alimentos com lactose

Os sintomas da intolerância à lactose podem variar, dependendo da quantidade e de cada organismo. Para evitá-los a regra básica é reduzir o consumo de queijos, iogurtes e doces preparados com leite de vaca e cabra. Talvez você tenha que procurar um pouquinho mais nas prateleiras do supermercado, mas já existem muitas alternativas de produtos saborosos sem lactose, como o leite de soja, a opção mais popular. É possível também beber e utilizar nas receitas os leites de arroz, aveia ou amêndoas. A quantidade ideal? Até três copos ao dia.

Quando substituir o leite comum por outro tipo, você deverá se preocupar em manter o consumo de cálcio e vitamina D para garantir a saúde óssea e o bom funcionamento do metabolismo. Alguns produtos já são enriquecidos com esses nutrientes. Mas existem outros alimentos onde encontrá-los? Mais cuidados para quem tem intolerância à lactose.

Cuidados que você deve tomar, caso tenha intolerância à lactose

O que mais você pode fazer para reorganizar sua rotina alimentar para lidar melhor com a intolerância à lactose.

Acostume-se a ler os rótulos dos produtos que consome para evitar a compra de alimentos com lactose involuntariamente.

​▸ Mantenha o consumo de cálcio e vitamina D. Você pode adicionar à dieta mais vegetais de folhas verdes, como rúcula, couve, agrião, repolho e brócolis, além de feijão, abobrinha e ervilhas. Salmão, sardinha, tofu, laranja e sementes de gergelim também têm doses adequadas de cálcio. A vitamina D é aquela que o corpo produz quando tomamos sol (15 minutos de exposição por dia é o suficiente).

Cuidado com medicamentos. Já é possível encontrar a enzima lactase em farmácias de manipulação, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Há porcentagens elevadas de lactose em certas fórmulas de remédios. Converse com o médico e verifique a bula antes de iniciar qualquer tratamento.

Se a ideia não é excluir totalmente alimentos com lactose da dieta, um truque é ingerir iogurtes com probióticos para melhorar a digestão e reduzir o inchaço abdominal. Esta dica é preciosa para mulheres que já passaram pelo período da menopausa e precisam dos derivados do leite para absorverem cálcio.

Ainda não acabou!

Continue no taofeminino

Hábitos que fortalecem o sistema imunológico
Sanduíche natural: receitas fáceis, gostosas (e light!)
Que tal um jantarzinho saudável hoje? Receitas leves e descomplicadas, você vê aqui

taofeminino ♥ Pinterest

Alexandra Guida
you might also like