Home / Bem-Estar / Saúde

Foi à praia e ficou igual a um ~camarão~ ? Calma que a gente te ajuda!

by Alexandra Guida ,
Foi à praia e ficou igual a um ~camarão~ ? Calma que a gente te ajuda!© istock

Nada pior do que mirar no bronzeado e acertar em bolhas e queimaduras de Sol

Que atire a primeira pedra quem nunca viveu a seguinte cena: as merecidas férias chegaram e, na empolgação, você foi logo tomar um solzinho e se esqueceu do protetor solar. Como esperado, logo no segundo dia de descanso, você se transformou em um verdadeiro “camarão”.

Loading...

via GIPHY

A exposição solar sem proteção adequada pode causar muito mais do que vermelhidão e ardência. Além do desconforto já citado, os raios UVB e UVA também são responsáveis pelas queimaduras de sol e o envelhecimento da pele, respectivamente. Em casos extremos, a falta de cuidados ao tomar sol pode até causar câncer de pele. Já viu que protetor não é brincadeira, né? Foco nas dicas a seguir, que vão ajudá-la a lidar com dias ensolarados sem maiores problemas.

Como prevenir queimaduras solares?

Preparar a pele para a exposição ao Sol não tem nenhum mistério. Além de investir num bom protetor solar, basta seguir esses passos:

Evitar tomar sol das 10 até as 14 horas

Esses são os horários de pico, em que o sol está mais forte e, consequentemente, mais perigoso.

Utilizar um fator de proteção (FPS) alto, e reaplicá-lo de 3 em 3 horas

“O fator de proteção é uma medida de tempo, e indica quanto tempo a mais a pele fica protegida se você usar aquele protetor. Portanto, se você fica vermelho após 2 minutos, um protetor fator 15 irá proteger você durante 30 minutos”, explica a dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD).

Proteger-se por dentro também é importante!

Coma alimentos ricos em antioxidantes, como os que contém Vitamina E, polifenol, licopeno e betacaroteno. Os dois últimos são pigmentos naturais que, além de proteger a pele, deixam um bronze lindíssimo. Pois é, certas comidas protegem nossa pele.

Proteja os olhos com óculos de sol

Não economize no uso dos óculos de sol. Eles são importantíssimos para proteger nossa visão, e os de má qualidade - ou seja, que não bloqueiam os raios solares - acabam piorando os efeitos nos nossos olhos.

Loading...

via GIPHY

Use bonés e chapéus para proteger o rosto - e ficar superestilosa

Apostar nesses acessórios é um ótimo jeito de proteger ainda mais a pele do rosto e retardar o envelhecimento.

Como diminuir a vermelhidão?

Se a sua pele já está muito queimada, abuse da hidratação! Beba muita água e fique com o hidratante ao seu lado sempre - reaplique quando achar necessário.

Tome um banho com água fria

A água quente só vai irritar ainda mais a pele que já está sensível.

Passe um hidratante poderoso (sem álcool)

Outras opções são loções pós sol ou que contenham aloe vera natural em sua fórmula. Qualquer um desses produtos vai aliviar bastante a queimadura. Se a queimadura estiver ardendo muito, coloque um pano úmido em cima do local e deixe lá por 10, 15 minutos. Hidrate logo depois.

Beba MUITA água

Hidratação de dentro para fora é igualmente essencial nesses momentos. Quanto mais água você consumir, melhor!

Nunca estoure bolhas de queimadura

Se o seu caso é ainda mais preocupante e formaram bolhas na sua pele, Tatiana explica que estourá-las é extremamente prejudicial. “Se tiver muita tensão você pode fazer um pequeno orifício nas bolhas, com agulha esterilizada, mas não retire a pele que as recobre, pois ela funciona como um curativo”.

Ainda não acabou!

Veja também: Pele oleosa também precisa de hidratação!
15 hidratantes para pele oleosa © iStock
15 hidratantes para pele oleosa
See album

Continue com a gente

Como fazer o bronzeado durar mais? Temos a resposta!
Tá com sede? 8 razões para se refrescar com água de coco
O que é psoríase?

taofeminino ♥ Pinterest

<a data-pin-do="embedBoard" href="https://br.pinterest.com/taofeminino/sa%C3%BAde-e-bem-estar/" data-pin-scale-width="115" data-pin-scale-height="120" data-pin-board-width="900">Follow taofeminino's board Saúde e Bem Estar on Pinterest.</a> <script type="text/javascript" src="//assets.pinterest.com/js/pinit.js"></script>

Alexandra Guida
you might also like