Home / Bem-Estar / Saúde

Como prevenir pernas e pés inchados durante o verão

by Monique Garcia ,
Como prevenir pernas e pés inchados durante o verão© iStock

Os riscos de problemas circulatórios crescem de 20% a 30% nessa época

Nesta temporada de férias, redobre a atenção com seus membros inferiores (olá, pernas e pés!). As altas temperaturas, típicas do verão, são “a” deixa para o inchaço tomar conta e problemas vasculares surgirem. Isso acontece porque, com o calor exorbitante, as veias tendem a ficar sobrecarregadas e se dilatarem, o que atrapalha o fluxo sanguíneo. “Logo, é importante ingerir bastante líquido e, sempre que possível, esticar e elevar as pernas. Tais atitudes promovem a drenagem fisiológica e melhoram muito o quadro”, indica Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro.

Vítimas das varizes devem ser ainda mais cautelosas. Nesse caso, há um risco maior de desenvolvimento da doença venosa crônica e trombose. “O ideal é conversar com o médico sobre a possibilidade de usar meias elásticas durante o dia e apostar em caminhadas leves, preferencialmente longe do sol, para manter a circulação ativa”, opina Peixoto.

Outro fator que pode trazer complicações são as longas viagens, comuns nessa época do ano. Permanecer sentada por muito tempo, com o corpo inativo e as pernas imóveis, favorece a formação de coágulos e compromete o retorno do sangue venoso ao coração, provocando sérias consequências – vide o estudo feito por pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, e publicado no periódico científico Circulation, que apontou que ficar sentado por mais de cinco horas seguidas pode aumentar em até 70% o risco de embolia pulmonar... #Tenso, né? “Para afastar esses inconvenientes, escolha sempre a cadeira do corredor ao viajar de ônibus ou avião. Assim, terá mais liberdade para se movimentar e, quando o vizinho quiser sair, você obrigatoriamente precisará se mexer”, aconselha Peixoto. O indicado é levantar-se para caminhar pelo menos a cada duas horas. Se estiver a bordo de um carro, não se esqueça de fazer paradas frequentes. E vista-se com roupas confortáveis!

Ei, também temos dicas para você ter uma noite tranquila de sono:

Veja também: Dicas para dormir melhor
Dicas para dormir melhor © iStock
Dicas para dormir melhor
See album

Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra

Leia mais:

Monique Garcia
you might also like