Home / Bem-Estar / Saúde

Hábitos que fortalecem o sistema imunológico

by Isabella Villalba ,
Hábitos que fortalecem o sistema imunológico© Unsplash

Leia as dicas e pratique. Seu corpo agradece

Summary
  1. · Higiene, sempre!
  2. · Alimente-se corretamente
  3. · Consuma probióticos
  4. · Massagem + sauna = combinação detox
  5. · Tome chá verde
  6. · Vá para a cama cedo!
  7. · Pratique alguma atividade física
  8. · Fique relax!
  9. · Ainda não acabou!
  10. · Quer mudar de assunto?

Alalaô, ô, Ô! Mas que calor o dia inteiro. Liga o ar condicionado, o ventilador, toma água gelada. Chuva no fim do dia na volta para casa e... Atchim! Se você já assistiu a esse filme antes (ou foi a protagonista dele), saiba como fortalecer o sistema imunológico e se tornar uma pessoa mais saudável agora!

1. Higiene, sempre!

É possível prevenir uma série de doenças e fortalecer o sistema imunológico apenas seguindo bons costumes de higiene – como lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro, usar um lenço ao espirrar e evitar tocar o seu rosto ‘toda hora’. “Isso evita a transmissão de vírus, fungos e bactérias devido ao contato direto com superfícies contaminadas”, explica o médico britânico Peter Howarth, especialista em alergias. Simples assim!

Dica de um banho milagroso que pode ajudá-la a se livrar de alergias e do estresse:

1. Escolha um sabonete líquido de eucalipto, de ervas ou de qualquer elemento natural ao seu gosto!
2. Se jogue no banho e ensaboe o corpo inteiro.
3. Respire fundo enquanto o produto e o vapor liberam suas vias respiratórias e a água quente relaxa os músculos e elimina as tensões. Você irá se sentir renovada.

2. Alimente-se corretamente

Nunca subestime o poder que a alimentação exerce sobre a sua vida. A nutricionista britânica Alison Cullen tem um argumento que vai convencê-la a repensar o cardápio: "Uma dieta saudável contém uma abundância de alimentos ricos em substâncias defensoras do organismo. Uma porção de vegetais, por exemplo, pode conter mais de 100 fitoquímicos diferentes, que estimulam o sistema imunológico a trabalhar, prevenindo doenças e cuidando da saúde". Por isso, deixe a comida ser o seu remédio natural e acrescente mais folhas e vegetais à salada, frutas nos intervalos entre as refeições. Estão liberados alimentos como brócolis, couve-flor, soja, cenoura, cebolas, aipo, morango, gengibre, açafrão, romã...

3. Consuma probióticos

Sabia que 70% das células que trabalham para nos imunizar contra as doenças vivem no sistema digestivo? E que elas têm como grandes aliadas alguns tipos de bactéria? Isso só pode significar uma coisa, cara leitora: que você deve trabalhar para o seu intestino funcionar direitinho. A nutricionista Natalie Cordeiro ensina o que fazer: "O excesso de açúcar, carboidratos e álcool desequilibra a flora intestinal. Para recuperá-la, procure se alimentar com probióticos encontrados em iogurtes e leites fermentados. Esta pequena mudança de hábito pode ajudá-la a eliminar os vírus que causam gripes e resfriados, por exemplo”.

4. Massagem + sauna = combinação detox

Entre os superefeitos da massagem, estão: o alívio do estresse, a melhora da circulação e aumento natural da ação de anticorpos que combatem bactérias e vírus. Aquela sauna depois do trabalho com um massoterapeuta também estimula o suor e a eliminação de toxinas do corpo. Quer dar um boost no sistema imunológico? Marque uma sessão! Não precisa ser exatamente numa ocasião especial...

5. Tome chá verde

Além de hidratá-la e eliminar as toxinas do seu corpo, os benefícios do chá verde são inúmeros: emagrecimento, combate a gripes e resfriados, um incrível poder antioxidante para evitar o envelhecimento precoce e outras doenças... Por isso, não marque bobeira: aposte nesta bebida milenar para elevar sua imunidade. Vai um chazinho aí?

6. Vá para a cama cedo!

Dormir o suficiente todas as noites é praticamente uma obrigação, amiga. Nossos corpos precisam de sono para recarregar as baterias e o sistema imunológico também. Para manter sua mente e o físico na melhor das condições, tente dormir, no mínimo, oito horas por noite. Já demos dicas para dormir melhor e também falamos sobre como dormir bem mesmo com poucas horas de sono.

7. Pratique alguma atividade física

Vamos lá, repita o mantra: “Exercício faz bem, exercício faz bem...”. Praticar alguma atividade física contribui muito para você ficar mais forte, saudável e feliz. O que mais você poderia querer? Caminhar, nadar ou andar de bicicleta por meia hora diariamente pode ser bem útil física e psicologicamente, melhorando todo o funcionamento do organismo.

“O excesso de treinos, no entanto, para participar de competições, por exemplo, pode reduzir a resposta do seu sistema imunológico”, ressalta Alison Cullen. Por isso, a nutricionista sugere que você procure orientação profissional, não exagere na dose e respeite o tempo do seu corpo para se recuperar.

Vale a pena tentar: boxe, stand up paddle, yoga, bambolê...

8. Fique relax!

Não há dúvidas de que relaxar é ótimo para a saúde. O estresse pode causar danos ao sistema imunológico, aumentando a pressão arterial e até a probabilidade de desenvolver depressão. Por isso, é tão importante ter um tempo do seu dia agitado para relaxar. Se a sua praia é a leitura. Abra um livro por 20 minutos antes de dormir. Se quiser meditar, medite. Brinque com seu bicho de estimação, caminhe para limpar a mente, tire uma soneca...

Ainda não acabou!

Veja também: Alimentos que, na verdade, estão te deixando mais cansada
Alimentos que, na verdade, estão te deixando mais cansada © iStock
Alimentos que, na verdade, estão te deixando mais cansada
See album

Quer mudar de assunto?

Isabella Villalba
you might also like