Home / Bem-Estar / Saúde

Os superpoderes da romã

by Alexandra Guida ,
Os superpoderes da romã© istock

A nossa grande heroína-melhor-amiga antienvelhecimento da vez é a romã! ​

Quem consome o fruto, seja in natura ou como ingrediente de alguma receita, nutre e rejuvenesce a pele, aumenta o poder de regeneração celular do organismo graças ao elevado teor de polifenóis antioxidantes.

E os benefícios não param por aí: a ciência considera a romã como um dos melhores alimentos medicinais, já que tem sido associada à redução do risco de câncer, doenças cardíacas e danos cerebrais por uma série de estudos. Sementes e cascas também entram na dança, cheias de nutrientes que melhoram a saúde.

Esta lista traz 10 motivos surpreendentes para colocar a romã no cardápio com mais frequência.

Antioxidantes poderosos

Da próxima vez que você estiver com sede, escolha o suco de romã, que tem três vezes mais antioxidantes do que o suco de cranberry e o chá verde. Ela é rica em fitoquímicos, como taninos e antocianinas, substâncias que combatem os radicais livres e, assim, previnem o câncer, reduzem o acúmulo de gordura no sangue, melhoram a pele e a circulação. Por falar em bebidas, sabia que o chá de romã é ótimo para controlar problemas digestivos?

Regeneração celular

A romã é uma fruta anti-inflamatória, rica em ácidos graxos essenciais, que regeneram as células e a pele - um dos poucos alimentos naturais que contêm uma grande quantidade de queratina para ajudar na regeneração celular. Já as propriedades antibacterianas acabam com a placa nos dentes e evitam problemas bucais.

Coração mais forte

As propriedades benéficas da romã para o coração são reconhecidas. A fruta diminui as chances de ataque cardíaco, de acidente vascular cerebral (AVC) e mantém os vasos sanguíneos em ótimo funcionamento, porque melhora a circulação. Os polifenóis da romã controlam o colesterol ruim, que é o principal fator responsável pelas doenças cardíacas.

Luta contra o câncer de mama

Um alimento que pode ajudar na luta contra o câncer de mama? Sim, parece que a romã é capaz de tudo! Estudos têm demonstrado que os polifenóis da composição da fruta atuam como reguladores naturais dos níveis de estrogênio no corpo da mulher, o que inibe a multiplicação das células cancerígenas.

E não para por aí. Pesquisas da Universidade da Califórnia mostram que a romã também controla o crescimento de células de câncer de próstata.

Tchau, mudanças de humor!

Emotiva e irritadiça? Já sabemos do que você está falando, amiga leitora. A TPM é implacável com muitas mulheres, mas lá vai a dica esperta: um suco de romã pode aliviar os sintomas do ciclo menstrual com uma combinação poderosa de vitaminas E e C, selênio e beta-carotenos.

E para as que estão na fase da menopausa, a notícia também é boa: o consumo da romã está diretamente associado à redução das ondas de calor e ainda contribui para dar um up no humor.

Olá, ossos mais fortes!

Consumir romã regularmente aumenta os níveis de cálcio no corpo. Um verdadeiro “sai pra lá” para a perda de densidade óssea, que provoca a osteoporose.

Comer a romã (a casca e as sementes, inclusive) é especialmente benéfico se a perda óssea é causada pelas mudanças da menopausa. Isso ocorre porque as sementes da fruta contêm estrógeno - o hormônio que mulheres na menopausa perdem gradualmente.

Vitamina C de sobra & você mais jovem

Quando se trata de cuidados com a pele, a romã impressiona. Riquíssima em vitamina C – o correspondente a 48% das necessidades diárias para uma pessoa – a fruta nutre a pele, combate os sinais de envelhecimento, firma...

Esfoliação natural da pele

As sementes de romã são ótimos ingredientes para uma receitinha de esfoliação caseira. Para ajudar a retirar todas células mortas da pele, esmague bem as sementes da fruta e misture com o óleo de coco e açúcar. Assim você cria um creminho para aplicar no rosto e no corpo. Depois é só enxaguar com água corrente.

Antirradiação UV

Graças aos antioxidantes derivados dos ácidos gálico e elágico, a romã ajuda na luta contra danos induzidos pelos raios UVB na pele ao mesmo tempo que protege as células dos danos radicais livres. Por isso, essa fruta 'mágica' contribui para afastar o câncer de pele, os efeitos do envelhecimento e, até mesmo, os sintomas da queimadura. Então, por que não comer o seu próprio protetor solar?

Atenção! O uso do filtro regular é indispensável para proteção da sua pele.

Cérebro protegido

Um brinde à romã, um dos alimentos mais importantes para a saúde do cérebro! Um estudo realizado na Universidade de Loma Linda, na Califórnia, descobriu que um copo de suco de romã por dia pode diminui o acúmulo de proteínas nocivas associadas ao mal de Alzheimer em até 50%.

Um último toque: se você decidir aumentar o consumo de romã certifique-se de consultar um médico primeiro, pois a fruta pode interferir no efeito de alguns medicamentos.

Já se convenceu de que a romã precisa entrar para o ser cardápio, djá?

Ainda não acabou!

Veja também: Como saber se você está tomando água na quantidade certa
Como saber se você está tomando água na quantidade certa © Istock
Como saber se você está tomando água na quantidade certa
See album

Continue no taofeminino <3

Temos bons motivos para você tomar banho gelado
Hábitos que fortalecem o sistema imunológico
Inofensivo, só que não: o que acontece com o seu corpo quando você come açúcar

taofeminino ♥ Pinterest

Alexandra Guida
you might also like