Home / Bem-Estar / Saúde

Por que você deveria parar de tomar refrigerante

by Maria Cecília Arra ,
Por que você deveria parar de tomar refrigerante© We Heart It

Uma única e inocente latinha por dia pode fazer mais mal do que você imagina. Novos estudos científicos apontam que beber refrigerante regularmente é tão prejudicial quanto fumar. É, está na hora de você mudar os seus hábitos

Refrigerantes podem ser tão nocivos à saúde humana quanto o cigarro (com um agravante: calorias vazias de teor nutricional). É o que diz uma recente pesquisa da Universidade da Califórnia, que estudou o DNA de mais de cinco mil pessoas. Os participantes que consumiam a bebida diariamente apresentavam um código genético típico de alguém, em média, 4,6 anos mais velho. Sim, quase cinco anos a mais, todinhos creditados ao refri (nada) inocente de cada dia.

Os telômeros são estruturas que formam as extremidades dos cromossomos. Eles encolhem à medida que envelhecemos, dificultando a regeneração das nossas células. O estudo aponta que quem bebe refrigerante regularmente tem telômeros mais curtos, leia-se: envelhecimento precoce. No entanto, o efeito só foi constatado em versões açucaradas do produto - o que pode indicar que a verdadeira vilã da história é a quantidade de açúcar das bebidas regulares.

Substituir o refri normal pelo light/diet também pode não ser uma boa ideia. Não há um consenso entre os médicos, mas grandes doses de adoçantes artificiais, usados nos refrigerantes sem açúcar, já foram associadas ao câncer por pesquisadores.

Aqui na redação, opinião geral: melhor cortar o refri, não?

*Com informações sofeminine.co.uk

Sobre nutrição, saúde e dieta no taofeminino:
+ 30 dicas para manter a forma no dia a dia
+ 5 alimentos que melhoram a pele
+ Bad news: 15 alimentos que podem aumentar o colesterol ruim
+ 7 sementes amigas do coração

Maria Cecília Arra
you might also like