Home / Lifestyle / Comida

Alivie a ressaca com um suco detox

by Redação taofeminino ,
Alivie a ressaca com um suco detox© iStock

Exagerou, querida leitora? Nós temos s solução. Por Mirela Mazzola

Os benefícios de uma dieta detox são inúmeros: ao livrar o organismo de toxinas nocivas (presentes principalmente nos alimentos industrializados) por meio da reidratação e dos alimentos funcionais, como frutas, vegetais e especiarias, o corpo desincha e você emagrece. Ou seja, o resultado na balança é apenas a consequência de uma alimentação mais saudável.

Agora, corta para o fim do ano – e para aquela típica pausa no projeto verão durante as festas: as receitas da ceia de Natal, normalmente, são calóricas e não raro consumidas em grande quantidade. Aí chegam o Réveillon e os infinitos brindes – a bebida alcoólica também é vilã da dieta e contribui para a intoxicação do organismo.

“Para ajudar o corpo a se restabelecer dos excessos, a principal dica é a ingestão de líquidos não-industrializados e sem açúcar, e de frutas. Elas são ricas em nutrientes, de fácil digestão e ativam as funções gástricas”, diz Weruska Barrios, nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.

De acordo com a nutri, o consumo exagerado de bebida alcoólica faz com que o corpo sofra um desequilíbrio hidroeletrolítico, quando os eletrólitos do corpo (como sódio, potássio e cálcio) não estão dentro das taxas necessárias para que possam exercer suas funções. Isso pode causar, por exemplo, alteração da pressão arterial, mal estar, vômito e diarreia. (Alô, ressaca!)

Nessa hora, os sucos detox são ótima alternativa. Weruska sugere ainda sempre misturar duas frutas de cores diferentes (geralmente um sinal de que elas têm diferentes nutrientes também) e acrescentar ervas, que são digestivas e calmantes, como hortelã, manjericão e erva-doce. Ela elaborou duas receitas, dá uma olhada.

Sucos detox: receitas para combater a ressaca

Suco diurético

Ingredientes:

  • 200 ml de água de coco
  • 3 fatias de melão
  • 6 unidades de uva roxa
  • Folhas de manjericão

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco antioxidante

Ingredientes:

  • Suco de 2 laranjas
  • 4 unidades de morango
  • 1 colher de sopa de guaraná em pó
  • Mel a gosto

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Mais receitinhas saudáveis:

Redação taofeminino
you might also like