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Os benefícios de fazer várias refeições por dia

by Alexandra Guida Published on 26 de janeiro de 2017
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Foi-se o tempo em que passar fome era o segredo para emagrecer – ainda bem!

Se antigamente as mulheres passavam fome para ter um corpo de estrela de Hollywood, hoje sabemos que esse método está longe de ser o melhor. Cada vez mais ouvimos recomendações de que para perder ou manter o peso é preciso fazer várias refeições ao dia. A ideia é bem simples: comendo de mais ou menos três em três horas, deixamos claro para o nosso organismo que ele vai sempre receber comida e, por isso, não precisa estocar gordura.

Não se preocupe tanto com o número – como já contamos, não existe um número certo de refeições diárias. O que você deve levar em consideração é: coma quando sentir fome e evite ficar mais de três horas e meia em jejum. Essa dica é da nutricionista Paula Castilho, de São Paulo. Faça dessa mudança um hábito para a vida inteira e logo vai notar a melhora na saúde. Abaixo, listamos 5 benefícios de comer várias vezes ao dia.

Fazer várias refeições mantém a glicemia constante

A glicemia é a taxa de açúcar no sangue, que deve sempre estar num nível constante de acordo com seu peso, altura e metabolismo. Se essa taxa subir, pode ocasionar um quadro de hiperglicemia. Se a quantidade diminuir, pode-se desenvolver hipoglicemia. Em casos mais extremos, os níveis desregulados de açúcar no sangue podem levar à diabetes.

Comendo de três em três horas, a glicemia não deve cair muito e o corpo não vai estocar açúcar aumentando o índice glicêmico. Se você não sente muita fome entre as refeições principais, não precisa se empanturrar. Snacks como frutas ou sucos naturais são ótimas opções.

E evita que você coma demais

Conhece aquela frase que diz para nunca ir ao supermercado com fome? O princípio é basicamente o mesmo. Quando estamos com muita fome a tendência é escolhermos o que nos parece mais apetitoso (o que na maioria das vezes não é o mais saudável) e comermos muito rápido. E essa combinação não é nada boa. O nosso cérebro precisa de cerca de 20 minutos para entender que estamos saciadas (então, uma dica certeira é mastigar com toda a calma do mundo).

Com os lanchinhos entre as refeições, a escolha dos pratos principais deve ser mais fácil e lógica, já que o estômago não vai estar completamente vazio. Além disso, ter em mente que o próximo snack não está muito longe ajuda a controlar melhor a porção de comida no prato.

Melhora a qualidade do que comemos

Saber que vai comer várias vezes ao dia é o primeiro passo para conseguir se organizar. Tendo isso em mente, tire um dia (ou um tempinho durante as noites) para planejar as refeições e/ou snacks da semana ou do dia seguinte. Isso facilita não cair na tentação de doces e frituras que normalmente são opções mais acessíveis fora de casa. Se preocupando de antemão com os alimentos, você se certifica da qualidade do que estará comendo.

Impede o corpo de armazenar reservas (aka gordura)

Quando passamos muito tempo sem comer, o corpo passa a estocar gordura para aguentar longos períodos sem alimento. Por isso, comer regularmente em pequenos intervalos de tempo impede que o organismo entenda que está passando por uma privação e assim, ele não armazena gordura porque sabe que em breve terá uma nova fonte de energia.

Fica mais fácil incluir todos os nutrientes na dieta

É importante lembrar que temos 8 grupos principais na pirâmide alimentar: os cereais, as hortaliças, as frutas, as leguminosas, os laticínios, as proteínas, os açúcares e óleos e gorduras. Precisamos incluir, ou pelo menos tentar, cada um desses grupos para que a dieta fique equilibrada e com mais refeições ao dia, mais chances temos para conseguir comer um pouco de tudo.

Veja também: Snacks saudáveis

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