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Segredos revelados! 9 teorias sobre dieta que você deveria deixar pra lá definitivamente

by Ana Paula Sanches Published on 6 de outubro de 2015

Tipo lenda, sabe?

Quando o assunto é perda de peso, faz parte do pacote não acreditar em tudo que se lê por aí. Explicamos: tem muita teoria furada na praça fazendo a galera perder tempo e ânimo. O certo é que cada uma de nós responde aos estímulos de emagrecimento - seja um cardápio ou um exercício físico - de um jeito diferente. O que valeu para a sua prima perder os três quilos que tanto queria pode não ser bacana pra você. Daí a importância de consultar especialistas, ter uma rotina saudável... Pois bem, abrimos a caixa de Pandora das teorias sobre dieta que caem por terra diante dos argumentos precisos da francesa Valerie Orsoni, especialista em fitness e nutrição, e da nutricionista Paula Castilho, de São Paulo.

Mito #1: O café da manhã é a refeição mais importante do dia

Sim, você provavelmente já está cansada de ouvir isso. Mas, será que pular essa refeição faz mal? Paula explica: "O maior problema é que quando não comem nada pela manhã, as pessoas chegam com muita fome no horário da próxima refeição e abusam de alimentos calóricos, ricos em gorduras e carboidratos. Isso condiciona o organismo de maneira errada". Ou seja: pular o café da manhã não significa perder peso, mas sim perder nutrientes e o bom funcionamento do metabolismo.

Mito #2: você não deve fazer grandes refeições depois das 18h

Muita gente acredita nisso, mas, convenhamos: é extremamente difícil delimitar um deadline para as refeições. Valerie explica que essa tese não faz sentido algum a partir do momento em que sabemos que calorias são calorias, não importando o horário de ingestão. "Se você para de comer às 18h, obviamente consumirá menos alimentos e, assim, emagrecerá. Mas o fato de comer depois desse horário não fará você ganhar peso", afirma a especialista. A dica de Paula é ingerir a maior parte das calorias nos seus horários mais ativos, como quando você está na escola ou no trabalho, assim elas serão consumidas mais rápido.

Mito #3: tomar refrigerantes DIET é OK para quem está de dieta

Não, leitora: refrigerantes diet não ajudam você a perder peso. "Os adoçantes presentes neles ajudam a reter líquidos e aumentam a pressão arterial", afirma Paula. Além disso, estudos realizados ao longo de 10 anos provaram que esses refrigerantes engordam porque aumentam de 20% a 25% o seu apetite. Refrigerantes, diet ou não, são uma fria!

Mito #4: Pular refeições ajuda a emagrecer

Não caia nessa! "Se você começa a passar fome várias vezes seguidas, seu corpo passa a se sentir faminto e, para evitar que essa sensação se repita, reduz o metabolismo para estocar mais calorias. Esse acúmulo faz com que seu peso aumente", diz Valerie. Outros malefícios gerados por esse hábito? Mau humor e alterações no sono.

Mito #5: Você deve fazer 5 refeições por dia

Para acelerar o metabolismo, certo? Bom, não existe um número certo de refeições diárias, apenas um controle de horários, como explica Paula: "Quem quer emagrecer nunca deve passar mais de três horas e meia sem comer, assim o corpo entende que haverá sempre comida e não precisará fazer reservas alimentares extras que acumulam gordura".

Mito #6: Cafeína ajuda a emagrecer

Ok, o café pode até ser excelente para várias coisas, mas será que até para a perda de peso ele funciona? "A cafeína faz o seu coração bater mais rápido, mas a não ser que você fique com febre devido à ingestão excessiva da substância, você terá qualquer coisa, menos a perda de peso", diz a nutróloga. Nada de tomar café demais, combinado?

Mito #7: Ingerir uma quantidade x de calorias por dia faz você emagrecer

Ficar obcecada por números e calcular a quantidade de calorias de cada alimento nem sempre é a melhor forma de emagrecer. O melhor a se fazer é comer com consciência, sabendo balancear os nutrientes que você ingere e buscando sempre equilibrar a quantidade de frutas, verduras e carboidratos.

Mito #8: Dietas ricas em proteínas são a melhor forma de perder peso

Realmente você emagrecerá extremamente rápido, porém a sua saúde vai gritar por socorro. "Você fica sem energia, nervosa, chata e, de quebra, recuperará os quilos perdidos em questão de semanas", diz Valerie. É realmente isso que você quer?

Mito #9: O leite ajuda a emagrecer

Um estudo recentemente realizado nos Estados Unidos que comprovou que consumir leite diariamente ajuda a emagrecer, mas é importante dizer que criadores usam o leite para engordar animais mais rápido. Depois de algumas pesquisas, foi descoberto que o estudo tinha sido encomendado por uma grande empresa de laticínios. Moral da história: o leite não emagrece, e, quando tomado em excesso, podem causar problemas como pedras no rins.

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