Home / Bem-Estar / Dieta / 12 jeitos (seguros) de acelerar o metabolismo

© iStock
Bem-Estar

12 jeitos (seguros) de acelerar o metabolismo

by Ketlyn Araujo Published on 29 de abril de 2015

Um dos truques mais eficientes para perder quilos indesejados é acelerar o metabolismo sem o uso de medicamentos... mas será que você sabe como isso pode ser feito?

Qualquer tipo de dieta requer esforço e sacrifício, mas algumas medidas no dia a dia podem tornar as coisas mais fáceis. Depois de jacar durante meses, é comum colocarmos a culpa dos quilinhos que ganhamos de presente no “vilão” metabolismo, sempre tão lento...

​Mas já que o objetivo é acelerá-lo, aqui vão 12 dicas preciosas para que você consiga atingir o peso que deseja sem entrar nas dietas malucas. Antes de mais nada, é importante saber quanto você deve perder para atingir o seu peso ideal (nem mais nem menos do que isso, combinado?).

1. Óleo de coco

Você já deve ter ouvido alguém dizer que o óleo de coco faz bem, certo? Você tem bons motivos para acreditar e a nutricionista Camila Monteiro, do Rio de Janeiro, explica: "Por ajudar no bom funcionamento das enzimas responsáveis para o metabolismo, o óleo de coco contém ácidos graxos de cadeia média e curta, que auxiliam na queima de gordura, ajudando na redução de medidas". Substituir o óleo de cozinha pelo óleo de coco nas refeições, a queima de gordura pelo seu organismo acontece de maneira mais rápida.

2. Aumente as proteínas

Ao aumentar ligeiramente a quantidade de proteínas em uma dieta equilibrada, seu corpo estará mais preparado para perder peso rapidamente. Isso porque a adição de proteínas de boa qualidade vai te ajudar a mandar a preguiça do seu metabolismo embora. Quando falamos sobre proteínas de qualidade, nos referimos especialmente àquelas que respondem às necessidades do seu corpo. Ou seja, as que têm elevados níveis de aminoácidos, como carnes magras, ovos- especial atenção para eles- e peixes, são uma boa opção para sua dieta.

3. Reduza os carboidratos

Mesmo sabendo que é importante equilibrar diferentes tipos de alimentos na sua dieta, os médicos recomendam que diminua um pouco a quantidade de carboidratos no seu cardápio. Desse jeito será mais fácil acelerar seu metabolismo. Diferentes estudos mostram que os eles promovem um metabolismo mais lento, além de contribuírem para o aumento de peso. Isso significa um até logo às massas, pães e batatas.

4. Controle as quantidades

O equilíbrio é a chave para perder peso. Embora existam dietas que não limitem as quantidades de alimentos, uma maneira saudável de perder peso é não ingeri-los em excesso, por mais saudáveis que sejam. Uma dica é usar a sua mão para medir quantidades. Como? A gente explica: a quantidade de proteínas ingeridas deve corresponder ao tamanho da palma de sua mão, enquanto os carboidratos no seu prato têm de ser do mesmo tamanho do seu punho fechado. Assim, não sobrecarregará seu corpo com quantidades de alimentos muito maiores que o seu tamanho. Camila dá mais dicas: "Fracione as refeições, porque com o jejum prolongado, o organismo entende que é preciso estocar toda a gordura, gerando assim o acúmulo adiposo e mastigue bem os alimentos, isso ajuda no processo de digestão".

5. Experimente a canela

Mais do que aromatizante para suas sobremesas favoritas, a canela pode ser uma forte aliada. "É um termogênico natural que aumenta nosso gasto calórico. Para voltar ao seu estado normal, o organismo é obrigado a gastar mais energia e, para esse processo, utiliza a gordura corporal", diz Camila.

​A canela também ajuda a assimilar o açúcar, tornando seu corpo 20 vezes mais metabolizante. Incorpore-a no seu café ou chá para não adicionar calorias demais. Além de deixar as bebidas mais gostosas, você dá um help à saúde. Quer mais alimentos termogênicos? Aposte na pimenta e no gengibre.

6. Não se esqueça dos ovos

Dizem que somos aquilo que comemos, e isso nos faz lembra que, quanto mais saudável for nossa dieta, melhores nos sentiremos como consequência. Mas é necessário paciência e informação até conseguir atingir o peso ideal. Os ovos são bons para isso: saudáveis, contém proteínas e gorduras benéficas que ajudam a melhorar o metabolismo. O melhor é que dá para incorporá-los em diferentes receitas, é só usar sua imaginação.

7. Peixes oleosos, seus melhores aliados

Os peixes oleosos são ótimos para a saúde, além de darem a sensação de saciedade. São bons, inclusive, para a saúde do seu cérebro, em especial o cerebelo. As proteínas e gorduras encontradas nos peixes oleosos são boas para acelerar o metabolismo. Seu corpo só fica com as gorduras das quais precisa quando ingere esses tipos de peixes, como se as “selecionasse”. Então, não se esqueça: dá próxima vez que estiver babando por aquele salmão apetitoso no restaurante, não hesite. Seu cérebro - e seu shape - agradecem!

8. Nozes, exceção dos frutos secos

Entre os frutos secos há um comprovadamente bom: as nozes. Ingeri-las faz bem para os cabelos, pele, para aumentar os níveis de energia... e ainda ajuda na queima de gorduras.

9. Deixe as sementes entrarem na sua vida

Algo tão simples como ingerir sementes é capaz de acelerar o metabolismo da maneira ideal. "Elas são fonte de ômega3, que é essencial para reestabelecer o ritmo correto do metabolismo diminuindo a produção da leptina, hormônio que o deixa mais lento", ressalta Camila.

​Além do mais, elas atuam como boas substitutas para alimentos mais calóricos que amamos, como batatas fritas ou chocolates. Pode ser que você não as considere uma opção tão saborosa assim logo de cara, mas alguma delas com certeza vai ganhar seu coração. As opções são variadas: tem chia, gergerlim, linhaça, semente de girassol... é só escolher! Bônus, aproveite também as sementes de abóbora, que te ajudam a dormir melhor.

10. Praticar esportes é essencial

Uma forma segura de acelerar o metabolismo que você já deve conhecer é se exercitar. Faça um treino que alterne picos de alta intensidade com outros mais relax. Que tal preparar duas playlists diferentes? Uma mais agitada, para combinar com o treino mais pesado, e outra mais calminha, que casará bem com os exercícios menos intensos. Camila sugere que você dê preferência aos seus esportes favoritos, já que o que realmente importa é a intensidade do treino e a prática de maneira séria. Não se esqueça de beber bastante água, mas não só durante a prática de esportes. "Não espere a sede chegar. A deficiência de água lentifica o metabolismo, dificultando o processo de queima de gordura", alerta Camila.

11. Dê adeus às gorduras, graças ao chá

Seja um chá quentinho no inverno, ou bem gelado no verão, a bebida é sempre uma opção deliciosa e saudável. Cheio de antioxidantes que te ajudam a lutar contra as gorduras acumuladas no organismo, ele ainda tem teína (como se fosse a cafeína, mas no chá), responsável por ativar seu metabolismo pela termogênese, onde a queima de gorduras é produzida de maneira mais rápida e eficaz. Está esperando o que para ferver um chazinho?

12. Não se esqueça das leguminosas

As leguminosas são uma maneira eficiente de acelerar o metabolismo. O homus, famosa iguaria da culinária árabe, é feito de grão-de-bico como ingrediente principal, e serve como um ótimo pré treino. Antes de começar o exercício, ingeri-lo dará energia para queimar gorduras com mais facilidade. Mais benefícios? O prato é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue e estabilizar os hormônios.

Quer um metabolismo funcionando direitinho? Dormir bem é um dos segredos. Camila assegura que é fundamental ter uma boa noite de sono para que o metabolismo se mantenha ativo regularmente.

Mais dicas de saúde

Suculento e delicioso: 7 benefícios incríveis do pêssego

Como relaxar? 20 dicas para aliviar o corpo e a mente

10 benefícios maravilhosos que o abacate tem de sobra

O superdossiê da vitamina C

Do treino à corrida: como eu sobrevivi à minha primeira maratona

by Ketlyn Araujo

você também vai <3: