Home / Bem-Estar / Saúde / benefícios dos alimentos

Tá com sede? 8 razões para se refrescar com água de coco

by Alexandra Guida ,
Tá com sede? 8 razões para se refrescar com água de coco© istock

Água de coco todo dia

Summary
  1. · Quer uma mãozinha para controlar o peso? Peça água de coco
  2. · Hidratação pós-treino com água de coco
  3. · Água de coco para pele, unhas e cabelos mais bonitos
  4. · Oi, água de coco! Adeus, acne!
  5. · Ressaca nunca mais
  6. · Água de coco ajuda a controlar a pressão arterial
  7. · Sistema imunológico fortalecido
  8. · Ajuda os rins
  9. · Continue com a gente!

Olha a água de coco! Além de ser uma das razões mais deliciosas para ir à praia, a bebida é rica em potássio (alô, garotas fitness), antioxidantes, substâncias para vencer a ressaca, controlar o peso... Confira por que tomar um copo por dia pode ser um hábito saudável para matar a sede no seu dia a dia em casa, no trabalho e na academia, em qualquer estação.

Quer uma mãozinha para controlar o peso? Peça água de coco

A bebida natural da fruta do coqueiro possui um montão de vantagens diante de muitos sucos industrializadas por aí, como o baixo teor de gordura e de açúcares indesejáveis. Um copo de 200ml de água de coco tem cerca de 40 calorias – metade que a mesma quantia de um refrigerante de cola ou guaraná normal, por exemplo. Além de matar a sede, o líquido sacia, ajuda o corpo a liberar as toxinas com seu efeito extremamente diurético e ajuda a reduzir o apetite porque tem fibras que facilitam a digestão.

Hidratação pós-treino com água de coco

Especialmente indicada para quem pega pesado na malhação por mais de uma hora, a água de coco hidrata e recupera os sais minerais perdidos com a prática de esportes, como cálcio, fósforo, sódio, magnésio e potássio. Esses nutrientes protegem os atletas contra cãibras e melhoram a resposta dos músculos à atividade física.

Água de coco para pele, unhas e cabelos mais bonitos

Uma fonte de beleza natural: graças às citocininas, hormônios vegetais, a água de coco influencia a renovação das células e protege contra o envelhecimento. In natura ou como ingrediente de sucos e cosméticos, promete melhorar a saúde dos cabelos, da pele e das unhas.

Oi, água de coco! Adeus, acne!

Lá vai um truque simples e barato para limpar, tonificar e hidratar o rosto que toda pessoa que sofre com a acne deveria saber:

Passo 1: Molhe um pedaço de algodão em algumas gotas de água de coco
Passo 2: Aplique sobre as áreas afetadas por cravos e espinhas para acalmar a cútis, sem obstruir os poros

Ressaca nunca mais

Consumir muito álcool desidrata, amiga. Enquanto você sofre com as dores de cabeça, tonturas, náuseas (ugh!) e jura que nunca mais vai beber no dia seguinte, lembre-se de que não há remédio melhor do que tomar muita água para curar a ressaca. A de coco também ajuda a repor os líquidos e tem a vantagem de eliminar esses sintomas desagradáveis porque age como um soro natural.

Água de coco ajuda a controlar a pressão arterial

Um remédio natural para hipertensos. Beber um copo de água de coco por dia ajuda a equilibrar os sais minerais do organismo e, efetivamente, a reduzir a pressão arterial, evitando complicações como derrame e infarto. Mas não se esqueça de consultar um médico para ver, se no seu caso, a bebida está liberada, ok?

Sistema imunológico fortalecido

Palmas para o ácido láurico da água de coco, gente! Essa substância tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que ajudam o organismo a ficar mais forte. De quebra, ajuda a reduzir o acúmulo de gordura nas artérias, o que contribui para controlar o colesterol!

Ajuda os rins

Tomar água regularmente é uma das principais indicações para evitar cálculos renais, as famosas "pedras" nos rins. Para ajudar nessa missão, a ação diurética da água de coco pode ser muito útil, pois estimula esses órgãos que filtram o sangue a expulsar todas as toxinas acumuladas no corpo. Benéfico para o trato urinário, o líquido também limpa a bexiga e previne infecções.

Vale lembrar: sempre consulte um médico para saber quais são os alimentos e bebidas liberadas, dependendo do seu estado de saúde.

Veja também: 50 alimentos ricos em fibras para o seu organismo funcionar direitinho
50 alimentos ricos em fibras © iStock
50 alimentos ricos em fibras
See album

Continue com a gente!

6 alternativas para substituir o açúcar (bem mais saudáveis, diga-se de passagem)
6 fatos sobre o glúten que você precisa encarar
Por que ficar sem jantar não é uma boa se você quer emagrecer

Alexandra Guida
you might also like