Home / Bem-Estar / Saúde

Conheça os sete chakras do corpo

by Alexandra Guida ,
Conheça os sete chakras do corpo© istock

Centros energéticos em equilíbrio

Summary
  1. · Coronário (lilás /dourado)
  2. · Frontal (azul índigo)
  3. · Laríngeo (azul claro)
  4. · Cardíaco (verde / rosa)
  5. · Plexo Solar (amarelo)
  6. · Sacro (laranja)
  7. · Básico (vermelho/preto)
  8. · Continue com a gente!

Como estão os chakras do seu corpo? Não faz a menor ideia? Eles são muitos, mas hoje vamos ajudá-la a conhecer melhor seus centros energéticos, que representam os diferentes aspectos da natureza humana. Conversamos com a terapeuta holística Simone Kobayashi, que nos explicou um pouco sobre os sete principais, localizados ao longo da coluna vertebral.

Segundo Simone, a palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”. Eles já eram descritos e citados nos Vedas, textos sagrados do Hinduísmo escritos há aproximadamente 1500 anos antes de Cristo. Segundo a tradição hindu, os sete principais chakras seguem as cores do arco-íris e têm características próprias.

Quando estão em harmonia, eles garantem saúde física, mental e espiritual. “O autoconhecimento é a melhor maneira de saber como estão nossos chakras”, explica Simone. Falando dessa maneira, parece simples. Mas todas nós sabemos como fazer uma autoanálise sincera é complicado. Não se preocupe. “Por isso, algumas ferramentas holísticas nos ajudam a perceber desequilíbrios, como a interpretação energética por meio de um questionário e a medição dos chakras feita por um terapeuta holístico”, esclarece.

A partir do resultado, o próximo passo é equilibrar e ativar os chakras por meio de meditação, visualização criativa, pedras e cristais. Segundo Simone, “isso amplia nossa energia harmonizadora. Passamos a usar as características vibracionais das pedras, cristais, cores e mandalas em nosso benefício.”

Confira a seguir os sete principais chakras do corpo humano!

Coronário (lilás /dourado)

É a sua ligação pessoal com o Alto, a sua evolução como ser humano. Muitas vezes ligado ao despertar espiritual, à união com a sabedoria universal, ao caminho da evolução. Também chamado de centro da consciência, a sua função principal é a ligação com o Alto, o evoluir, o ascender e o aprimoramento como ser humano.

Frontal (azul índigo)

Rege a percepção, a intuição e o raciocínio. A função dupla deste chakra, a mente e a intuição, faz com que ele seja um dos mais difíceis de equilibrar, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.

Laríngeo (azul claro)

A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.

Cardíaco (verde / rosa)

As funções principais são amor, comunidade e solidariedade, além de compaixão, devoção, aceitação e não julgamento. Este chakra é o centro do amor e sabedoria emocional.

Plexo Solar (amarelo)

A função primordial deste chakra é o poder e a vontade. Ele nos ajuda a lidar com o desenvolvimento da nossa identidade, como: o que eu sou e o que eu quero, além da resolução de desafios e pendências. E também mostra como está nossa digestão de situações, nossos humores e nosso controle sobre as coisas.

Sacro (laranja)

As funções principais do chakra sacro são: sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, energia sexual, expressão do Eu através da vitalidade e criatividade. É o centro energético do bem-estar físico, do prazer e realização. A autoestima influencia no modo que nos vemos e que achamos que os outros nos vêem.

Básico (vermelho/preto)

A função deste chakra é a sobrevivência em primeiro lugar, o que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, como comer, beber e dormir, o sexo e o abrigo. Este chakra reflete como você enxerga o mundo material e o seu dia-a-dia, ajuda na relação e aceitação da pessoa com o mundo material como se é; força, consciência das coisas.

Veja também: 7 motivos para alongar-se de manhã
Estica e puxa!
Estica e puxa!
See album

Continue com a gente!

Escritor cria série de poemas sobre os signos do zodíaco – e você vai amar o seu!
Hábitos que fortalecem o sistema imunológico
7 posições de ioga para aliviar a dor menstrual

Alexandra Guida
you might also like