Home / Bem-Estar / Saúde

Sutiã ajuda a detectar câncer de mama

by Alexandra Guida ,
Sutiã ajuda a detectar câncer de mama© IStock

Vem aí um ótimo motivo para não reclamarmos do sutiã nunca mais

Uma em cada oito mulheres vai desenvolver câncer de mama durante a vida. Esse número assustador deveria ser o suficiente pra ter os exames de mamografia no topo das prioridades femininas. Pensando nisso, a estudante de engenharia Maria Camila Cortes e outros cientistas colombianos liberaram um relatório no qual dizem que estão desenvolvendo um sutiã capaz de detectar o câncer de mama em seus estágios menos avançados, aumentando assim a chance de cura.

O sutiã tem pequenos sensores infravermelhos que percebem se há variações de temperatura nas mamas. “Quando alguém tem células anormais nas glândulas mamárias, por exemplo, o corpo precisa mandar mais sangue para aquela área específica e a temperatura aumenta”, explica Maria Camila. Uma luz acende para avisar se há ou não mudança na temperatura dos seios. A engenheira complementa: “A luz verde indica que está tudo bem, enquanto a amarela que você deveria fazer um novo teste. A luz vermelha não significa câncer, mas que você deve procurar um médico assim que possível”. O sistema é tão completo que o sutiã ainda contém um chip que armazena as informações de todas as temperaturas para que o médico possa avaliar.

É claro que essa nova ferramenta não deve, jamais, substituir consultas e exames médicos, mas é uma maneira muito útil e prática de ajudar no diagnóstico dessa doença tão perigosa. É importante também que as meninas e mulheres (não importa a idade, nunca é cedo pra começar) façam o autoexame. Descobrir o câncer cedo é um fator decisivo para sua cura.

O sutiã ainda está em fase de desenvolvimento. Por enquanto estamos na torcida para que os envolvidos no projeto tenham sucesso lá na Universidad Nacional de Colombia. Dedos cruzados!

Continue com a gente!

Esta jovem descobriu que tinha câncer de mama graças a uma selfie sem maquiagem. Conheça a sua história
Precisamos falar sobre câncer de mama!
Sobreviventes do câncer de mama mostram suas cicatrizes em resposta à campanha #ShowYourStrap

Alexandra Guida
you might also like