Home / Bem-Estar / Saúde / 10 motivos para se apaixonar pelo mamão papaia

Bem-Estar

10 motivos para se apaixonar pelo mamão papaia

por Monique Garcia Publicado em 22 de junho de 2015

Cristóvão Colombo teve motivos de sobra para batizá-lo de “fruta dos anjos”, acredite...

O mamão papaia pode até ser uma fruta tropical, mas, se você nos perguntar qual é a época ideal para consumi-lo, nós respondemos de boca cheia: TODOS OS DIAS, caríssima leitora. Não é à toa: a delícia é recheada de nutrientes que fazem um bem danado não só à saúde, mas também à pele e ao cabelo. A seguir, te entregamos de bandeja todos esses benefícios maravilhosos. Valeu, mamão!

1. O mamão protege o coração

É isso mesmo! De acordo com Pammela Carvalho, nutricionista e consultora do Gluten Free (SP), a fruta ajuda a prevenir doenças cardíacas. “Por ser rico em fibras, o mamão reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e evita que as placas de gordura se formem nos vasos sanguíneos e provoquem ataques no coração”, completa. Bom, né?

2. O mamão te presenteia com uma pele radiante

O mamão papaia possui papaína, uma potente enzima que atua como um agente esfoliante, ajuda a reduzir o tamanho dos poros e mantêm as rugas há milhas de distância. Além disso, a vitamina C presente em sua composição é importantíssima para a produção e manutenção do colágeno, principal proteína responsável pela firmeza da pele (ei, aproveite para conhecer outros alimentos que melhoram a pele). Bora fazer uma máscara esfoliante no conforto do lar? “Tudo o que você precisa para ganhar uma tez renovada é de meio mamão e uma colher de sopa de açúcar cristal. Amasse bem a fruta e misture-a com o açúcar até formar uma pasta homogênea. Aplique no rosto em movimentos circulares e esfolie a cútis durante três minutos. Depois, enxágue bem a região”, ensina Pammela Carvalho. Logo abaixo, Luiza Neves, esteticista da Goa Health Club (RJ), ensina mais duas receitinhas caseiras que usam o mamão como ingrediente:

Peeling de mamão papaia
Ingredientes
1 colher de sopa de polpa de mamão papaia passada na peneira
1 copo de iogurte desnatado sem sabor
2 colheres (sopa) de aveia em pó

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e aplique uma camada homogênea no rosto devidamente limpo. Deixe agir por 20 minutos. Depois, retire a máscara com água fria.

Aposte nele para...
Renovar as células do rosto e garantir uma pele mais uniforme.

Hidratante de mamão papaia
Ingredientes
1 mamão papaia
3 colheres (sopa) de mel
2 folhas frescas de alecrim

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Mas, antes, não se esqueça de tirar a casca e as sementes do mamão papaia e de aquecer levemente o mel, ok? Aplique a mistura na pele, com o hidratante ainda morno. Deixe agir por 20 minutos e lave o rosto com água fria.

Aposte nele para...
Hidratar e equilibrar o pH da cútis, deixando-a cheia de viço.

3. O mamão dá uma força na digestão

Tal benesse é possível também por conta da papaína. “Ela é encontrada tanto no mamão papaia maduro quanto no verde, mas sua concentração é maior no último”, explica Samara Lopes, nutricionista da Clínica Dermais (RJ). A enzima auxilia no processo de quebra da proteína em unidades menores (aminoácidos), estimulando a eliminação de resíduos e ajudando na digestão natural. De quebra, reduz as cólicas estomacais e a prisão de ventre.

4. O mamão é O alimento para diabéticos

Como já explicamos, o mamão é uma excelente fonte de fibras, que tornam a fruta uma arma eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue. As vitaminas A (Descubra o poder da vitamina A para a saúde) e C também são nutrientes essenciais para prevenir o acúmulo de colesterol e a formação de placas nas artérias.

5. O mamão é fonte de ácido fólico (alô, gestantes!)

O nutriente é indispensável para as mulheres que estão tentando engravidar ou que já encomendaram o baby. E, como o corpo não produz essa proteína, nada melhor do que obtê-la por meio da alimentação, certo? “O ácido fólico contido no mamão papaia é essencial para evitar riscos de lesões no tubo neural do bebê e, com isso, prevenir problemas como doenças cardíacas, lábio leporino, espinha bífida e anencefalia – além de ajudar na formação da placenta e do DNA da criança”, diz Samara Lopes. Com seu consumo, as futuras mamães também estão protegidas: anemias e pré-eclâmpsias durante a gestação são evitadas. Descubra no taofeminino mucho más dicas sobre alimentação saudável para engravidar.

6. O mamão combate o câncer

Estudos apontam que o consumo de alimentos fontes de licopeno – caso do mamão papaia – estão relacionados, sim, senhora, com a prevenção da doença. Segundo Samara Lopes, como a origem do problema está bastante relacionada ao estresse oxidativo, acredita-se que a ação antioxidante do licopeno atue como um importante agente preventivo. Mas há também outros mecanismos, como regulação da função gênica, modulação hormonal, indução de apoptose (morte programada da célula) e interferência no metabolismo da célula tumoral. Para variar a receita, experimente o chá de folhas do mamão. “Uma pesquisa recente da Universidade da Flórida, publicada no Journal of Ethnopharmacology, apontou que o consumo da bebida combate diversos tipos de tumores, incluindo os de colo do útero, mama, fígado, pulmão e pâncreas”, relata Pammela Carvalho.

7. O mamão é um anti-inflamatório natural

As enzimas papaína e quimopapaína reduzem a inflamação no corpo, enquanto as vitaminas C e E também trabalham para agir contra processos inflamatórios. As propriedades calmantes do mamão papaia ajudam a aliviar as dores causadas por doenças como artrite, edema e osteoporose, yay! Você sabia que existe até regime que utiliza esse tipo de alimento para emagrecer? Confira em Os benefícios da dieta anti-inflamatória.

8. O mamão dá um boost na saúde dos olhos

Engana-se quem pensa que apenas a cenoura protege a visão. O mamão também pode fazer isso por nós graças aos carotenoides que possui, como o betacaroteno (conhecido como provitamina A), luteína e zeaxantina – os dois últimos previnem a degeneração macular (cegueira de idosos) e catarata, além de terem importante papel na proteção contra os raios ultravioletas.

9. O mamão potencializa o bronzeado

Uma boa maneira para prolongar a cor do verão é ingerir alimentos ricos em betacaroteno. A lista é vasta: beterraba, cenoura, batata-doce, abóbora... e mamão papaia, claro. “A substância deixa a pele dourada pois ajuda na formação de melanina, responsável pela pigmentação da cútis, e ainda a protege contra os raios UVA e UVB”, afirma Pammela Carvalho. Muito bem-vinda essa ajudinha, hein?

10. O mamão pode ser usado em várias receitas! <3

Assim que é bom! Para aproveitarmos ao máximo as maneiras de se consumir o mamão, além das receitinhas que já ensinamos para a pele, pedimos à nutricionista Pammela Carvalho todas as coordenadas para preparar uma bebida e uma sobremesa que utilizam a fruta. E o melhor: ambas são MUITO fáceis de fazer. Mão na massa!

Creme de papaia light

Ingredientes
2 mamões papaia
1 copo de iogurte desnatado
Adoçante

Modo de preparo
Basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Que tal dar um toque final à sobremesa com uma porção de chia?

Rendimento
4 porções

Valor calórico
Cerca de 125 calorias por porção

Suco de laranja com mamão, cenoura e quinoa

Ingredientes
2 laranjas
1 cenoura pequena
1 fatia fina de mamão
1 colher (sopa) de quinoa em flocos

Modo de preparo
Faça um suco apenas com as duas laranjas. Depois de pronto, bata-o no liquidificador junto ao mamão, a cenoura e a quinoa em flocos. O ideal é que todos os ingredientes sejam orgânicos.

Rendimento
300 ml

Valor calórico
Cerca de 191 calorias em 300 ml

Mais dicas espertas de nutrição? Essa é mamão com açúcar...

por Monique Garcia

você também vai <3: