Home / Bem-Estar / Fitness

10 razões para começar a praticar boxe feminino

by Isabella Villalba ,
10 razões para começar a praticar boxe feminino© iStock

O boxe feminino decolou nas academias nos últimos anos. Apresentamos aqui as provas de que vestir as luvas e partir para o treino é uma das formas mais saudáveis para as mulheres derreterem as gordurinhas extras, tonificarem o corpo e aliviarem o stress, além de claro, cuidarem da saúde. Dê uma chance para o esporte que conquistou musas como Gigi Hadid, Adriana Lima e Khloe Kardashian

O boxe feminino tem conquistado cada vez mais adeptas nos últimos anos e promete ainda mais: em 2016, será a primeira vez que o esporte fará parte dos Jogos Olímpicos e as atenções estarão voltadas para as atletas de nível internacional que mostrarão todo o seu girl power no Rio.

Se sua vontade de experimentar é grande e a preocupação de que os braços fiquem muito musculosos também, saiba que esse medinho é injustificável, amiga. O treino de boxe, mais do que tudo, esculpe e tonifica a massa muscular.

​Celebs como Gigi Hadid, Khloe Kardashian, Adriana Lima e Gisele Bündchen vivem postando fotos no Instagram para mostrar a prática da luta. Prontas para o combate? Temos 10 razões para você, pelo menos, experimentar o boxe feminino:

Uma foto publicada por Rob Piela (@gothamgym) em Jan 6, 2015 às 5:37 PST

Round 1. Mantém o coração saudável

Os benefícios do exercício vão além de se ver bonita no espelho. O boxe feminino vai deixar o seu coração tinindo porque também é um exercício aeróbico. A prática de boxe mantém o nível de batimentos regular entre 75% e 85% da frequência máxima, taxas recomendadas para quem se exercita. ​"Um bom treino faz você respirar profundamente e eleva a taxa de bombeamento do sangue para todo o corpo. Com o aumento da frequência cardíaca, você fortalece os músculos do coração e diminui as chances de desenvolver complicações, como ataques cardíacos e derrames", diz o personal trainer britânico John Kalu.

Round 2. Te dá mais resistência

Para tirar o proveito máximo do seu exercício físico, é preciso trabalhar o ritmo cardíaco e uma certa variedade de movimentos do corpo. O boxe feminino combina as duas coisas: é um exercício entre 70 e 80% anaeróbico e entre 20 e 30% aeróbico. Mas o que isso quer dizer? É um esporte que exige mais dos seus músculos, o que vai estimular o aumento da sua resistência, da massa muscular e do metabolismo, sem deixar de cuidar da sua saúde cardiovascular. Yey!

Round 3. Torra calorias

Uma hora de treino de boxe queima entre 350 e 500 calorias, dependendo da intensidade dos movimentos.

Round 4. Queima as gorduras da barriga

Praticar boxe não só leva as calorias a nocaute: você perde a gordura visceral, que é aquela que fica por trás da parede abdominal, que em grande quantidade pode ser um fator de risco para o desencadeamento problemas de saúde, inclusive cardíacos. Por isso, o foco em se livrar dela é incrivelmente importante.

Outro fato interessante sobre o boxe é que não há monotonia: você pode misturá-lo com outros trabalho de resistência, como flexões, passadas a fundo e agachamentos com pulos verticais que também queimam gordura.

Round 5. Fortalece!

Mais importante do que a queima de gordura é o treinamento de força para aumentar a velocidade, resistência e manter seu corpo em ótima saúde. O boxe é o exercício perfeito para alcançar absolutamente todas essas coisas. John explica que "uma boa sequência de boxe envolve diferentes formas de movimentos repetitivos que fortalecerão todo o corpo, especialmente braços, pernas e tronco”.

Round 6. Alivia o stress

Se você pensa que bater muito em um saco de pancadas libera o seu lado mais animal, e que por isso pode deixá-la mais agressiva, esqueça essa ideia. Na verdade, o boxe pode ser surpreendentemente terapêutico. "Pesquisas mostram que o boxe ajuda a aliviar o estresse físico e mental, diminui os hormônios do estresse, como o cortisol, e aumenta as endorfinas, que são os produtos químicos responsáveis pela sensação de bem-estar do seu corpo, melhorando o humor", comenta John.

Round 7. Tonifica o corpo de um jeito impressionante

Palavras do personal trainer: “Como o boxe é um treino altamente repetitivo, o resultado é tônus muscular em vez de estimular a construção de muito mais massa”. Resumindo: se o seu medo é ficar “grandona”, não se preocupe.

Round 8. É um treino completíssimo

A sessão de boxe feminino envolve todos os músculos do corpo, especialmente da barriga e dos ombros. Emma Saville, uma artista marcial britânica, avisa: abdômen e oblíquos sairão doloridos depois das primeiras sessões. Um bom treino tonifica pernas, braços, peito, ombros, costas e ajuda a fortalecer o abdômen. Ou seja, deixa todo o corpo muito bonito.

Round 9. Eleva a autoconfiança ➹

Chutar em um saco pesado ou bater nos pads com a ajuda de um parceiro de treino, faz o corpo liberar muita endorfina – o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. A evolução da saúde na prática e os resultados visíveis dos treinos vão ajudá-la a ter mais confiança em si mesma.

Round 10. Dá para treinar em qualquer lugar

Para praticar boxe, não é preciso estar no ambiente da academia. Objetos mais acessíveis e comuns, como uma corda de pular e um cronômetro, já ajudam a iniciar um treino no parque, por exemplo. Quem experimenta e começa a levar o treino mais a sério, pode investir em um par de luvas, almofadas de treinamento ou em um saco de pancadas.

Obrigada, boxe feminino!

Ainda não acabou!

Veja também: Como saber se você está tomando água na quantidade certa
Como saber se você está tomando água na quantidade certa © Istock
Como saber se você está tomando água na quantidade certa
See album

Leia também:
- Bom dia, flor do dia! Por que fazer exercícios de manhã é sua melhor escolha
- Os erros mais comuns que cometemos na academia
- 5 exercícios com bambolê!
- Yoga: 20 posições básicas e avançadas

tãofeminino ♥ Pinterest

Isabella Villalba
you might also like