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Por que fazer exercícios de manhã é sua melhor escolha

by Fernanda Guimarães Published on 26 de novembro de 2014

Acordar cedo para malhar pode ser duro, mas vale a pena. Mentalize tanquinhos, vire uma xícara de café e #partiupuxarferro. A gente explica direitinho a seguir

Fazer qualquer exercício físico de manhã não é fácil. Depois de acordar, você está desidratada, com fome e ainda meio grogue de sono. Escutar o galo cantar e começar o dia na academia pode não ser a sua ideia de manhã perfeita. Vamos combinar assim: você vem sem preconceitos e animada e nós provamos que suar logo cedo ajuda a manter a rotina saudável e garante benefícios que duram horas

Comer ou não comer?

A resposta é: SEMPRE coma antes de fazer exercícios. Uma performance satisfatória no treino depende da sua boa alimentação.

Os melhores alimentos para o pré-treino são os que "que contêm um pouco de fibras e são uma fonte de carboidratos e proteínas", afirma o nutricionista esportivo Rick Miller. Vamos aos exemplos:

  • Cereal + iogurte com baixo teor de gordura
  • Iogurte com baixo teor de gordura + uma banana
  • Leite desnatado + uma porção pequena de frutas

Depois de comer, o ideal é esperar de duas a três horas antes de fazer qualquer tipo de exercício. Mas para quem malha de manhã, isso significaria ter que acordar de madrugada só para tirar o jejum. Não rola.

"Quanto menos tempo você tiver até o seu treino, mais líquida deve ser sua refeição, para que ela seja digerida com rapidez. Opte por um smoothie de iogurte light, por exemplo", explica Ricky. Um copão de suco verde também dá conta do recado.

Como se hidratar antes do treino?

Seu corpo acorda com bastante sede. E se jogar num spinning sem água o suficiente no corpo é uma péssima ideia. Lembre-se de beber água ao acordar e levar uma garrafinha com você, não importa o esporte que você vai praticar.

Que tipo de exercício devo fazer e por quanto tempo?

Uma receitinha boa? Combinar exercícios aeróbicos de alta intensidade com movimentos de musculação como agachamentos, flexões e passadas a fundo, em séries de 30 a 45 segundos.

O personal trainer Paul Muir dá mais dicas: "Finalize com um ciclo de alongamento, dando atenção especial às áreas do corpo mais duras ou problemáticas como lombar, cervical, ombros e posteriores de coxa. Um treino completo de 30 a 45 minutos feito de 3 a 5 vezes por semana é o suficiente".

E por que fazer exercícios de manhã pode ser mais proveitoso?

1. Café = ♥

Complementar a refeição pré-treino com uma xícara de café dá aquela carga para começar bem o dia. Além de deixar mais motivada, a cafeína acelera o consumo de gordura durante os exercícios.

2. Você fica mais disposta

Fazer exercícios de manhã ajuda a despertar o corpo pois estimula a produção de endorfina, que deixa o cérebro mais alerta e dá um chega para lá na preguiça. "Praticar exercícios de manhã te dá mais energia e te deixa mais produtiva durante todo o dia.", afirma a personal trainer Emily Hargreaves.

3. Mais hormônio do prazer

A endorfina (olha ela aí de novo) é um dos resultados imediatos pós-treino. Ela é liberada em altas quantidades quando fazemos exercícios físicos e garantem uma sensação de bem-estar imediata - o hormônio também é responsável pelo prazer no momento do orgasmo. Sentiu o poder, né?

4. Ajuda na dieta

Começar o dia se alimentando bem e fazendo exercícios pode ajudar a pensar duas vezes antes de devorar uma barra de chocolate à tarde. Além disso, depois de uma sessão de ginástica seu metabolismo continua a mil, queimando mais calorias do que o habitual. E colocar a malhação mais cedo na agenda ajuda na recuperação do corpo, já que você tem ainda algumas refeições pela frente para repor os nutrientes. Quem quer emagrecer, já sabe: a alimentação deve ser leve. Nada de comer batata frita no almoço só porque seu corpo ainda está queimando energia.

5. Adeus ao mimimi

Sem desculpas depois do trabalho. Começar o dia com um treino evita que o cansaço e preguiça ao final do dia sabotem sua ida à academia à noite. Muito mais happy hours e cineminhas para pegar pós-labuta.

6. Te ajuda a dormir melhor

Um estudo da Appalachian State University concluiu que treinos matinais podem melhorar o sono. A pesquisa descobriu que quem se exercitava moderadamente por 30 minutos, 3 vezes por semana, às 7 da manhã dormia mais e tinha ciclos de sono mais profundos do que aqueles que treinavam à noite.

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