Home / Bem-Estar / Saúde / Tomar banho de mar faz bem para a saúde. Descubra mais aqui

© iStock
Bem-Estar

Tomar banho de mar faz bem para a saúde. Descubra mais aqui

by Alexandra Guida Published on 16 de setembro de 2016

Como se precisássemos de mais motivos para amar o oceano...

Está sentindo esse cheirinho? É o verão batendo à porta! E nada combina mais com essa estação do que a praia, pé na areia, o quentinho do sol na pele e aquele mergulho no mar. Ah, o mar... a água salgada que espanta todas as coisas ruins e limpa a nossa energia! Sim: faz bem para a saúde!

#1 Renova as energias

Se você acha que essa ideia não passa de superstição, está muito enganada. O sódio da água do mar ajuda a aliviar as tensões musculares e por isso é considerada energizante.

#2 Estimula a circulação sanguínea

A “massagem” que as ondas proporcionam no corpo estimula a circulação sanguínea periférica, o que aumenta a oxigenação das células impedindo uma série de problemas como disfunção do sistema imunológico, respiratório e outros.

#3 Ajuda a tratar artrite e outras doenças

Por causa da presença de zinco, cálcio, silício e magnésio na composição da água do mar, ela pode ajudar no tratamento de artrite, osteoporose e reumatismo. O sal marinho, por sua vez, tem propriedades cicatrizantes e antissépticas porque é rico em cloreto de sódio, potássio e magnésio.

menina no barco com os pés na água

#4 Ajuda o tratamento da psoríase

“A psoríase é melhor tratada com o sol, mas os íons do mar com banhos de sol e a correta hidratação ao chegar em casa podem, sim, regredir as lesões”, afirma a dermatologista Larissa Viana.

#5 Ajuda na respiração

Muitos otorrinos acreditam que a água do mar limpa as foças nasais, o que proporciona um efeito descongestionante.

Curiosidade!

O Mar Morto tem concentração salina de 33% e, junto com o alto índice de evaporação, gera uma névoa permanente, o que permite mais tempo de exposição solar com menos risco de câncer de pele.

Continue com a gente!

12 aplicativos que vão dar um up na sua saúde
Xô, estresse! 6 dicas para controlar os nervos e viver melhor
10 coisas para levar em conta quando te chamarem para um passeio de barco

by Alexandra Guida

você também vai <3: