Home / Bem-Estar / Saúde

12 aplicativos que vão dar um up na sua saúde

by Juliana Vaz ,
12 aplicativos que vão dar um up na sua saúde© iStock

A tecnologia ajuda (e muito) a rotina de qualquer pessoa atualmente – como vivíamos sem WhatsApp poucos anos atrás? Impossível imaginar

Além de dar “bom dia” no grupo da família e trocar nudes fotos com os amigos, você pode usar o smartphone para controlar a saúde, sabia? Nossa seleção de aplicativos não nos deixa mentir:

Zero cigarro

Um único cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas (coloque na lista: nicotina, cetona, monóxido de carbono, benzeno e chumbo) e o uso está relacionado a, pelo menos, 50 doenças – já falamos disso em "Quero parar de fumar". Logo, deixar de fumar é uma ótima ideia. Para dar aquele up na força de vontade, o Zero Cigarro foi criado pelos especialistas em dependência química Ana Carolina Schid e Hewdy Lobo Ribeiro. Com base em estudos científicos, o app envia periodicamente mensagens de apoio e ainda calcula o valor gasto com cigarros (já imaginou a economia em um ano?). É possível criar dois tipos de perfis: um para fumantes e outro para ajudar alguém querido a abandonar o vício.

Android, iOS.

Sleep Cycle

Acordar nunca é algo fácil. Desde a musiquinha aterrorizante do despertador até a opção “soneca”, que, na ilusão de “apenas mais cinco minutinhos”, faz a gente perder a hora sempre. Por meio do microfone e dos sensores de movimento do próprio smartphone, o aplicativo monitora os ciclos do sono e inicia o que chama de “despertar suave” – no melhor

Android, iOS.

Lifesum

Sem a neura de contar calorias (há essa opção também) o Lifesum ajuda a trilhar uma vida mais saudável, dando dicas de como se alimentar de forma mais consciente. Ele mensura o consumo de água e o quanto se exercitou durante o dia. Um estudo da Universidade do Arizona (EUA) concluiu que o uso de aplicativos era efetivo no controle a longo prazo de dietas, porém não substituem o acompanhamento nutricional. O App também dá dicas se o objetivo for a perda ou o ganho de peso – afinal, toda ajuda é bem-vinda.

​Android, iOS.

Peak

Sabe quando as palavras somem da sua cabeça? “Ai, tá na ponta da língua...” Para evitar essas situações (e estimular seu cérebro) o aplicativo treina a linguagem, foco, memória e raciocínio lógico. Tudo isso por meio de 30 jogos divertidos.

Android e iOS.

Luminosity

Bom, o cérebro não vai pingar de suor, mas com certeza vai se exercitar muito com esse aplicativo. Em menos de cinco minutos é possível desafiar a memória, a capacidade de resolução de problemas, a concentração e a produtividade. Assim como a frequência ao praticar esportes é necessária, os exercícios do Luminosity devem ser realizados aos menos três vezes por semana, hein? #foco

Android, iOS e Web.

Meatless

Decidiu diminuir o consumo de carne ou já é vegetariano, mas acha difícil encontrar deliveries que tenham opções adequadas ao seu menu? Seus problemas acabaram! Com o Meatless basta inserir o CEP de casa e ele te mostra quais as opções de restaurantes vegetarianos e veganos, que realizam entregas na região informada.

iOS e Android.

Nike Training Club

Usando apenas o peso do seu corpo fica fácil treinar a qualquer hora e lugar. O aplicativo oficial da Nike tem treinos especialmente desenvolvidos por atletas, como a tenista Serena Williams e a personal trainer Nikki Metzger. Os exercícios são baseados em modalidades como yoga, pilates e HIIT, e não são brincadeira – vão fazer você pingar de suor!

iOS e Android.

Pacifica

A interface fofinha oferece exercícios diários de relaxamento, meditação e para ter mais bom humor!
iOS, Android e Web.

Sworkit

A falta de alongamento pode causar câimbras, má postura e até lesões na execução de exercícios. Para evitar esses males, o Sworkit mostra vídeos de diversos movimentos que podem ser realizados no escritório após ficar muito tempo sentada, antes de treinar ou ao fim de um longo dia estressante. Você escolhe a duração: cinco, quinze ou até sessenta minutos de atividades.
iOS, Android.

Test your eyes

O app obviamente não substitui o exame clínico com o oftalmologista, mas tentar descobrir se o que você vê nas imagens está correto, é bem divertido. Quem não se lembra do drama da cor do vestido em 2015? (Era dourado!)
iOS e Microsoft.

Hora da pílula

Fácil de usar, basta dizer qual a duração do ciclo e da quantidade de comprimidos da cartela (21, 28, etc.). O passarinho cor-de-rosa vai lembrá-la diariamente de tomar a pílula anticoncepcional. Tem como não adorar o design desse App? <3
iOS.

Consulta do bem

Startup criada por médicos, o aplicativo (e site) localiza especialistas de diversas áreas – inclusive dentistas – na região selecionada, ou próximo a sua geolocalização. O agendamento é feito online e as consultas variam de R$ 58 a R$ 150. Por enquanto, disponível apenas para São Paulo.
iOS Web

Leia mais sobre saúde aqui:

Ginástica cerebral: ganhe mais concentração, memória e raciocínio ágil
Como sobreviver depois de uma noite inteirinha em claro
O que é ansiedade e 3 jeitos de lidar com ela

Juliana Vaz
you might also like