Home / Bem-Estar / Saúde / Adicione probióticos à dieta e ganhe saúde

© Unsplash
Bem-Estar

Adicione probióticos à dieta e ganhe saúde

Isabella Villalba
by Isabella Villalba Published on 7 de julho de 2017
A-
A+

Bactérias do bem!

Os alimentos probióticos aparecem toda hora nas propagandas de TV e têm sido cada vez mais ofertados nas gôndolas de supermercado. Mas você saberia dizer o que são? Probióticos são culturas ativas de bactérias vivas superamigáveis, como os lactobacilos e as bifidobactérias, que se desenvolvem no intestino e contribuem para o bom funcionamento do organismo. Antes de torcer o nariz, lembre-se de que nossos corpos são todos habitados por diversos micro-organismos. Desequilíbrios nas quantidades de bactérias 'do bem' e 'do mal' causam sintomas como inchaço, constipação, acne e até desânimo. Uma solução para equilibrar essa balança? Uma dieta rica em probióticos.

Alimentos probióticos

Alguns exemplos são mais fáceis de achar no Brasil, como iogurtes e leites fermentados. Pratos típicos de outros países, como a sopa de missô da culinária japonesa, o chucrute da cozinha germânica e o kimchi da Coreia do Sul também são opções, podem ser feitas em casa ou consumidas em restaurantes. Outras bebidas, como a cerveja de gengibre e Ginger Ale (um refri de gengibre muito consumido nos EUA) também contêm essas bactérias do bem.

Abaixo, veja 11 razões para acrescentar probióticos à sua dieta.

Os probióticos acabam com problemas de todo o sistema digestivo

Essa é para os viajantes de plantão. Mais de 70% das defesas do nosso corpo vêm do intestino. Por isso, não é uma grande surpresa que os probióticos contribuam para a saúde do organismo como um todo, principalmente por meio do regulamento da digestão. A nutricionista Natalie Lamb dá a dica: “Se o seu intestino fica completamente desregulado quando viaja - por causa das comidas, dos horários e até dos banheiros diferentes - leve ou compre alimentos probióticos, como iogurtes, que certamente ajudarão a manter o funcionamento do seu relógio biológico. Ah, e também ajudam a acabar com náuseas e enjoos".

Hasta la vista, inchaço abdominal

Todo mundo odeia aquela barriguinha inchada resultado do intestino desregulado, do consumo de laticínios e de amidos. "Os probióticos podem ajudar a expulsar aquelas bactérias que produzem gases em excesso, que levam ao inchaço abdominal", diz Megan Crowch, especialista em remédios naturais.

Probióticos melhoram a digestão...

... de um jeito I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL! Além de mastigar direitinho a comida e se alimentar em um ambiente tranquilo (longe da tela da TV e do computador), existe mais um jeito de melhorar a digestão sem fazer muito esforço: acrescentar os probióticos ao cardápio. É que essas bactérias do bem produzem diferentes enzimas digestivas que quebram os alimentos, facilitando a absorção dos nutrientes. Resumindo: além de deixar a flora intestinal mais saudável, os probióticos trabalham por você! Vá abrir aquele potinho de iogurte já!

... E o humor também

Se sentindo um pouco estressadinha? Uma possível solução para baixar os níveis de cortisol (conhecido como o hormônio do estresse) seria acrescentar probióticos a sua rotina alimentar, segundo um estudo publicado no Jornal Britânico de Nutrição. Nem sempre problemas como fadiga, baixa concentração, ansiedade, desânimo e dores de cabeça são relacionados a dificuldades digestivas... Porém, podem ser sintomas causados pelo desequilíbrio digestivo, que pode impactar diretamente a produção dos neurotransmissores importantes para regular os níveis de estresse e transtornos de humor.

Por uma boa noite de sono

Senhoras e senhores, com vocês, os probióticos, que podem ser a solução para uma boa noite de sono. “Manter o intestino saudável potencializa o relaxamento e o sono. Um estudo da Universidade de Columbia, em Nova York, provou que a síntese de 90% da serotonina é responsabilidade do intestino. E sabe para que isso serve? Para fabricar melatonina, uma substância importantíssima para o sono de qualidade”, explica a nutricionista Natalie.

A um passo da pele perfeita!

Os alimentos probióticos serão o próximo item da sua beauty list. A inglesa Henrietta Norton, considerada uma das principais 'gurus da nutrição' em Londres, explica o motivo: “A flora intestinal tem um papel importante na desintoxicação diária do organismo. Se não está funcionando corretamente, uma das consequências é o aumento da vulnerabilidade da pele. Os probióticos ajudam o organismo a eliminar as toxinas da melhor forma, evitando reflexos negativos como cravos e espinhas no rosto, deixando a pele mais lisa e brilhante. Além disso, também auxiliam o corpo a lutar contra os radicais livres”. Quem diria que a saúde do intestino poderia estar tão relacionada com a beleza do maior órgão do nosso corpo?

Tchau, alergias!

"Como muitas alergias estão associadas a um sistema imunológico sensível, as bactérias 'do bem' dos probióticos ajudam nesse sentido, incentivando o corpo a se fortalecer, aliviando os sintomas durante as estações mais conhecidas por 'trazerem alergias' como inverno e primavera", afirma a nutricionista Natalie.

Contribuem para a saúde da sua amiga... Vagina

Pouca gente fala sobre esse assunto, mas a flora vaginal também é composta por bactérias. Algumas bactérias 'do mal' na região íntima da mulher podem causar problemas como infecções urinárias. Para manter a saúde nessa parte tão importante do corpo feminino, além da higiene (claro!), uma sugestão é consumir probióticos.

Perda de peso (SIM!!!)

Já comentamos um pouco sobre o poder detox dos probióticos. Pois bem: experimentos publicados pela revista científica Nature mostram que "camundongos obesos perderam peso após serem alimentados com a bactéria Akkermansia muciniphila, que parece ter uma relação simbiótica com o revestimento interno do intestino". Esse probiótico normalmente falta ao organismo de quem está acima do peso. Estudos com humanos ainda precisam ser feitos.

Controle do colesterol

Se você tomou um susto com as taxas de colesterol ruim do seu mais recente exame de sangue, saiba que os probióticos podem se tornar uma grande ferramenta para controlar os níveis de LDL. Estudos da Universidade McGill indicaram que eles ajudam a impedir a absorção dessas gorduras pelo organismo - mas este benefício ainda não está 100% comprovado.

Alívio da constipação

Fato: falar de cocô é embaraçoso, mas quem quer sofrer em silêncio? As mulheres que enfrentam a famosa "prisão de ventre" mais do que os homens, por causa de diferenças hormonais, principalmente (totalmente injusto, não é?). Para melhorar esse quadro, os probióticos são poderosos aliados!

Veja também: Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares

Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares © Istock

8 razões para tomar suco de cranberry
7 dicas saudáveis para colocar em prática no escritório
50 alimentos ricos em fibras para o seu organismo funcionar direitinho

by Isabella Villalba