Home / Bem-Estar / Saúde / benefícios dos alimentos

8 razões para tomar suco de cranberry

by Isabella Villalba ,
8 razões para tomar suco de cranberry© iStock

Cranberry, oxicoco, não importa como você chama. A frutinha é um santo remédio

Um brinde com suco de cranberry! Sim, porque depois de descobrir todos os benefícios dessa frutinha vermelha, você vai querer brindar toda vez que consumi-la. No leque de propriedades da bebida, da versão natural ou desidratada das cranberries estão a prevenção de gripes, cáries e até do câncer. Descubra como este superalimento melhora a saúde e o passo a passo para uma receita incrível de suco de oxicoco (nome em português). Vem com a gente!

1. Suco de cranberry previne infecção urinária

Dor e desconforto na hora de fazer xixi podem ser sinais de infecção urinária, cara leitora. Por isso, se estiver com os sintomas ou quiser preveni-los, é sempre bom tomar suco de cranberry e, claro, procurar o médico. Segundo a nutricionista britânica Lovisa Nilsson, a bactéria E. Coli provoca 80% das infecções e é justamente contra ela que a bebida age: "O suco de cranberry contém proantocianidinas, que impulsionam o organismo a expelir as bactérias, criando uma ambiente ácido e inadequado para esses microrganismos".

2. Cranberries e a saúde cardiovascular

Os flavonoides da cranberry podem fazer um bem danado para o seu coração. Isso porque um estudo realizado pela American Chemical Society descobriu que consumir três copos do suco dessa fruta por dia aumenta os níveis de colesterol bom em até 121%! Estas substâncias também são responsáveis por diminuir o risco de desenvolver aterosclerose – uma doença caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, problema que dificulta o fluxo sanguíneo e que pode levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

3. Cáries, que cáries?

O suco de cranberry tem um efeito surpreendentemente positivo na saúde bucal. "O consumo da fruta inibe a evolução das bactérias causadoras de cáries, evitando o acúmulo de placa bacteriana”, lembra a nutricionista.

4. Suco de cranberry dá um boost no emagrecimento

Quem nunca trocou o refrigerante pelo suco de caixinha tão açucarado quanto, acreditando estar fazendo uma escolha mais saudável, que atire a primeira pedra. “O suco de cranberry natural é uma opção ótima para substituir bebidas industrializadas. Ideal para quem quer começar o dia com um belo impulso de energia em poucas calorias (são 46 para cada 100g)", afirma Lovisa.

5. Prevenção do câncer

Ó, superpoderosa frutinha! O extrato de cranberry pode ser uma potente arma contra o câncer. Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, descobriu que, quando usada sobre células de câncer de mama, a substância eliminou células cancerosas em poucas horas. Não é incrível?

6. Para facilitar a digestão... cranberry

"Cranberries são ricas em fibras, que contribuem para o funcionamento correto do sistema digestivo. Para aproveitar esses benefícios ao máximo quando fizer um suco, é preciso bater a fruta inteira, com casca e semente”, sugere a nutricionista Lovisa. A fruta é muito versátil: há várias maneiras de consumi-la, como ingrediente para o chá, smoothie, drinks e até molhos, para acompanhar todas as refeições.

7. Imunidade reforçada com cranberry

Conhecemos tantos recursos naturais para prevenir e aliviar sintomas de doenças virais, como o chá de gengibre e o óleo de melaleuca. E a esta lista também é possível acrescentar o suco de cranberry, sabia?

Um estudo da Universidade da Flórida descobriu que quem toma um copo do líquido por dia tem menos chances de desenvolver resfriados e gripes em comparação a quem não consome a bebida. Isso graças aos polifenóis e àquele fator antioxidante que amamos, a vitamina C: são 9,3 miligramas para cada 100 gramas de cranberries. Isso significa que o suco ajuda a neutralizar os radicais livres, melhora a imunidade, o humor, a produção de colágeno, a pele...

8. Por uma gravidez mais saudável

Graças à riqueza de vitamina C e E, o suco de cranberry é altamente recomendado para as futuras mamães. Pesquisas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, indicaram que a bebida contribui para prevenir quadros de pré-eclâmpsia, um problema associado à pressão alta na gravidez e proteínas na urina da mulher grávida, que pode provocar o nascimento prematuro.

Bônus: receita vitaminada de suco de cranberry

Ingredientes
- 2 maçãs verdes médias com casca;
- 1 fatia de abacaxi fresco;
- 10 cranberries frescas;
- 3 rodelas de gengibre;
- 1/4 de limão fresco com casca.

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Sirva gelado.

Ainda não acabou!

Veja também: 50 alimentos ricos em fibras para o seu organismo funcionar direitinho
50 alimentos ricos em fibras © iStock
50 alimentos ricos em fibras
See album

Continue no taofeminino!

Isabella Villalba
you might also like