Home / Bem-Estar / Dieta

Dá pra perder peso comendo bacon, queijo e carne vermelha - o segredo é a combinação

by Maria Cecília Arra ,
Dá pra perder peso comendo bacon, queijo e carne vermelha - o segredo é a combinação© iStock

Revendo as estratégias de emagrecimento

Esqueça a fama de boicotadores de dieta: fontes mais gordurosas de proteína - como queijo amarelo, bacon, carne vermelha e ovo - podem suprir suas necessidades nutricionais diárias e ainda fazê-la preservar o peso ou até emagrecer. É o que sugere um estudo do The American Journal of Clinical Nutrition, que analisou os hábitos alimentares de 120 mil pessoas adultas nos Estados Unidos por quase duas décadas. A sacada está na combinação do prato.

Os pesquisadores descobriram que consumir os "vilões" com bons carboidratos (como grãos integrais, frutas e vegetais) ajudou na manutenção ou na redução dos quilinhos extras. Há explicação. Os experts acreditam que o combo de carboidratos complexos e "proteína gorda" mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, promovendo saciedade e melhorando o metabolismo durante o repouso. Mas ó, pode ir tirando da cachola a ideia de comemorar a notícia devorando um super-hambúrguer com cheddar hoje à noite: quando combinados com carboidratos de alto índice glicêmico (batata e pão branco, por exemplo), alimentos high-fat são uma bomba, implacavelmente associados ao ganho de peso.

O que importa mesmo, segundo o cardiologista Dariush Mozaffarian, um dos autores do estudo, é prestar mais atenção à dieta como um todo e não demonizar grupos alimentares individualmente. "Foque na qualidade e não na quantidade. Aumente o consumo de peixe, oleaginosas, frutas e cereais integrais, e diminua a batata, o pão branco e o arroz". É bom lembrar também que comida muito gordurosa sacaneia outros índices de saúde - ninguém quer dar um gás no colesterol ruim, né? Moderação é a palavra de ordem.

Fonte: ​Tufts Nutrition

Este texto foi escrito por @cicaarra

Ei, volta aqui! Tem mais:

Maria Cecília Arra
you might also like