Home / Bem-Estar / Saúde / dicas de alimentação

Sobre a batata-doce e seu fantástico leque de propriedades

by Isabela Borrelli ,
Sobre a batata-doce e seu fantástico leque de propriedades© iStock

Agora ficou doce, doce, doce

Summary
  1. · Batata-doce é ‘carbo’ do bem
  2. · Esporte e batata-doce têm tudo a ver
  3. · Coma batata-doce e dê tchau para as toxinas
  4. · A batata-doce ajuda a regular o intestino
  5. · Pra encerrar: batata-doce é versátil na cozinha!
  6. · + Sobre saúde, dieta e afins? Vem que tem!

Se você habitou o planeta Terra nos últimos tempos, provavelmente assistiu a ascensão da batata-doce ao patamar de superalimento mais recomendado-querido-consumido da história. E aí que a gente foi investigar o porquê do sucesso e ficamos embasbacadas com tanto benefício! A batata-doce é rica em vitaminas (A, B, C e E), potássio e ferro, só pra começo de conversa. Nas próximas linhas, você descobre todos os benefícios e como tirar proveito máximo do carboidrato preferido de dez entre dez musas fitness.

1. Batata-doce é ‘carbo’ do bem

O grande trunfo da batata-doce em relação às outras fontes de carboidrato, como a batata-inglesa, é o baixo índice glicêmico. Ou seja, quando chega à corrente sanguínea, não gera picos de glicemia. Seu corpo entende esse sinal do melhor jeito possível e não estoca gordura. “Além disso, é rica em fibras e vitamina A. Por isso, promove saciedade por mais tempo”, comenta a nutricionista Maiara Fidalgo (SP). A diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Fernandes Castilho, sugere combinar a raiz com boas fontes proteicas – carne, peixe, soja ou frango, por exemplo. Assim, você não chega à próxima refeição cheia de fome.

2. Esporte e batata-doce têm tudo a ver

Encarar uma porção de batata-doce como pré-treino é, ó, sucesso no rendimento da academia. Culpa de várias propriedades associadas, que, de acordo com Paula, favorecem o desempenho e a saúde de uma forma geral. “Uma delas é a formulação de micronutrientes: o cálcio é importante para as contrações musculares e para os ossos; já o potássio regula o metabolismo; e o fósforo é um mineral ideal necessário o fornecimento de energia”.

3. Coma batata-doce e dê tchau para as toxinas

Vitamina A: check! Vitamina C: check! Vitamina E: check! Ponha na conta também uma alta concentração de antocianina, antioxidante natural que age contra a produção de radicais livres do organismo, e pronto: habemus batata-doce, um verdadeiro coquetel antienvelhecimento.

4. A batata-doce ajuda a regular o intestino

​Apesar de não ter a fama do mamão, a batata-doce é rica em fibras e isso, querida leitora, é sinônimo de flora intestinal a todo vapor. A presença concentrada de vitaminas do complexo B, que otimizam sínteses proteicas, lipídicas e energéticas em geral, também facilitam o funcionamento do intestino.

5. Pra encerrar: batata-doce é versátil na cozinha!

Esqueça o combo-maromba frango com batata-doce! Por aqui, as nutris Nathalia Fonseca (RJ) e Maiara Fidalgo (SP) dão o beabá de três delicinhas que levam a raiz como ingrediente principal. Anote e cole.

Bolo integral de batata-doce (sem lactose)

Ingredientes
- 3 gemas
​- 3 claras em neve
- 1 xícara (chá) de adoçante em pó
- 1 xícara de óleo de coco ou de girassol
- 250g de batata-doce cozida e amassada
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
- 1 xícara (chá) de água do cozimento da batata-doce
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
Bata as gemas com adoçante e o óleo vegetal. Em seguida, adicione a batata-doce, junte a farinha de trigo peneirada e a água, batendo bem. Depois adicione as claras em neve e o fermento em pó e misture delicadamente. Então, despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e leve o bolo para assar por 30 minutos ou até dourar (​em forno preaquecido). 1 fatia (média) = 150 calorias

Pão de queijo fake

Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo
- 100g de batata-doce cozida e bem amassada
- 80g de queijo cottage 0% gordura
- 1 colher (chá) de sal
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- Orégano e salsinha a gosto

Modo de preparo
Preaqueça o forno. Misture bem todos os ingredientes manualmente. Amasse, amasse, amasse até começar a soltar do dedo.Se não soltar, adicione um pouco mais de polvilho. Coloque a massa na geladeira por 10 minutos. Faça bolinhas e vá montando uma assadeira levemente untada com um pouco mais de azeite. Deixe no forno por cerca de 30 minutos. 60g = 110 calorias

Chips de batata doce

Ingredientes
- 3 unidades de batata-doce
- Azeite, manteiga ou óleo para untar a forma.
- Alecrim, cebolinha ou temperos secos a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo
Lave as batatas, descasque e fatie como preferir (se quiser mais sequinha e crocante, fatie fininha, se quiser mais macia por dentro, tiras grossas). Cubra um tabuleiro com papel alumínio e unte com o azeite. Disponha as fatias de batata-doce com os temperos por cima sem sobrepor, e leve ao forno baixo por 20 a 30 minutos. Vire as fatias na metade do tempo para dourar dos dois lados. 5 chips = 100 calorias

+ Sobre saúde, dieta e afins? Vem que tem!

Isabela Borrelli
you might also like