Home / Bem-Estar / Fitness

4 aulas que vão fazer você se apaixonar por exercícios

by Juliana Vaz ,
4 aulas que vão fazer você se apaixonar por exercícios© iStock

Detesta musculação? Sem problemas, há muitas outras formas de se exercitar

Summary
  1. · HIIT debaixo d´água: aula rápida dentro da piscina!
  2. · Vídeo dance
  3. · Power Jump Black Series
  4. · Piloxing: pilates, boxe e dança em uma só aula.

Chega. Musculação, definitivamente, não é para você. Disputar os aparelhos com os marombeiros é uma tarefa árdua, e... que diabos são esses exercícios que o professor escreveu na ficha? Esquece, não dá!
Calma lá! Exercícios físicos não se resumem apenas a levantar peso. Veja nossa seleção de aulas que, além de passarem bem longe da monotonia, estimulam a queima calórica, a consciência corporal e a autoconfiança.

HIIT debaixo d´água: aula rápida dentro da piscina!

O treino de HIIT (High Intensity Interval Training) é ótimo para quem quer se exercitar, mas tem pouco tempo livre. Baseado na execução de movimentos funcionais – que passam bem longe da mesmice – esta versão acontece dentro da piscina e se chama AQUAHIIT. Em apenas 20 minutos queima até 300 calorias.

​Os primeiros dez minutos são de aquecimento e de explicação sobre a execução correta dos oitos exercícios a serem realizados ao longo da aula. No finalzinho, o ritmo diminui para que os batimentos cardíacos voltem ao normal.

“Considerando que o corpo continua queimando calorias após a atividade física (e o HIIT é mais intenso que uma atividade de carga moderada), esse gasto pode até dobrar nas primeiras horas pós exercício. Você consegue o mesmo efeito, porém em menos tempo”, explica Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

Onde fazer?
Cia, Athletica (apenas as unidades com piscina)

Vídeo dance

Quem nunca imitou os passos das Spice Girls, Rouge (lembra?!) ou Britney Spears? Esta aula é “A” chance se tornar uma diva pop – ao menos por uma hora.

​No ritmo da música selecionada, os passos são ensaiados até completarem uma única coreografia. A movimentação usa técnicas de outras modalidades, combinando força, leveza, interpretação, sensualidade e muita atitude. Entre uma aula e outra, os professores ensinam noções corporais e passos básicos, tudo para dar mais segurança até para quem nunca dançou na vida.

O objetivo é transmitir os sentimentos da música com o corpo: raiva, alegria ou sensualidade. “Acho os passos difíceis, mas é por que nunca havia dançado na vida. Mas, em quatro meses, percebi que melhorei não só a percepção corporal, mas também a memória e a concentração. O desafio agora é aprimorar a interpretação. Tem que saber fazer ‘carão! ’”, conta Rubi Okamoto, 27 anos.

Também inspirado nas coreografias de vídeos de cantoras pop, o Clipe Dance é uma adaptação de ritmos que Jú Lopes, coreógrafa e especialista em danças fitness, desenvolveu. “A prática aumenta a autoestima, trabalha a expressão corporal e alivia as tensões”, diz a instrutora. Tem coisa melhor?

Loading...

Onde fazer?
Estúdio Anacã (SP)
WA Danças (SP)
Step Dance (SP)
Espaço Vibre (RJ)

Power Jump Black Series

​Não é uma aula de jump (apesar do mini trampolim estar lá). Tão pouco é uma sessão de exercícios localizados. Também não são só estímulos cardiorrespiratórios. É tudo isso junto e em apenas 30 minutos de aula, que derretem 400 calorias sem que você note o tempo passar. Se você tem pouco tempo para se exercitar, vive na correria e levantar peso não é com você, esse é o treino certo. A mistura de movimentos funcionais e aeróbios associados à música ritmada, vai desafiar você a superar seus limites.

Loading...

Onde fazer?
Bio Ritmo

Piloxing: pilates, boxe e dança em uma só aula.

​A sueca Viveca Jansen foi bailarina por muitos anos, até que uma lesão a afastou dos palcos. Tornou-se instrutora de Pilates, mas sentia falta do ritmo e da agilidade da dança. Em 2009, criou um método que a permitisse colocar em prática suas experiências. Assim, surgiu o Piloxing. Para garantir mais suor e trabalhar os membros superiores, acrescentou socos, jabs e ganchos, típico de lutas. Com fãs como Hillary Duff e Vanessa Hudgens, a aula queima até 1.200 calorias!

​A diversão é garantida e as músicas animadas não deixam o ritmo cair. Após o aquecimento, começam os movimentos do boxe – que deixam os batimentos cardíacos lá em cima. Em seguida, o equilíbrio é desafiado: as posições de Pilates são realizadas em pé. Depois de algumas repetições e muita concentração, é hora da dança. Quando você acha que está acabando e nada mais pode surgir dessa mistura de estímulos, vem a surpresa: abdominais e exercícios de fortalecimento dos glúteos. Por fim, o alongamento. Ufa!

Loading...

Onde fazer?
Bodytech, todas unidades.

Essa matéria foi escrita por @vazjuliana e editada por @cicaarra

Leia mais sobre exercícios aqui:

Como os estúdios de ciclismo indoor reinventaram o spinning
9 jeitos de encontrar motivação para malhar
Dá uma chance para a flexão de braço, vai?

Juliana Vaz
you might also like