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9 jeitos de encontrar motivação para malhar

by Alexandra Guida Published on 5 de maio de 2016

Até nos dias de preguiça – que nós sabemos que são muitos

Como criar coragem para levantar da cama (ou resistir a ela) quando aqueles travesseiros e lençóis parecem tão aconchegantes? Todo dia é a mesma história. Malhar ou não malhar, eis a questão. Enquanto não inventam um método de manter a forma apenas comendo e dormindo, nós decidimos compartilhar com você, querida leitora, nossas melhores dicas para tomar coragem e começar a suar. E se você já fez cara feia, fica tranquila. Elas nem são tão assustadoras assim. Prometemos!

1. Prefira malhar de manhã

Ok, talvez esse não tenha sido o melhor tópico pra começar, mas mostre um pouco de confiança. Funciona mesmo. Pense bem, mesmo que você não goste de acordar cedo, depois de um longo dia de trabalho, quem ganha a batalha: academia ou sofá? É preciso muito mais força de vontade pra se exercitar quando já está cansada. Além do mais, acordar uns minutinhos mais cedo não vai te matar, né? E, por incrível que pareça, fazer exercícios de manhã te deixa mais disposta – mais do que o café – para encarar as tarefas do dia.

2. Monte uma rotina

Mesmo que malhar de manhã esteja longe de ser uma opção pra você, é importante estabelecer um horário fixo para fazer os exercícios. Assim, você evita aquela desculpa “ah, mais tarde eu vou” . Vamos combinar, o “mais tarde” sempre é adiado para amanhã, e depois de amanhã e aí chega o famoso discurso de “na segunda eu começo” e nada acontece.

3. Diga para si mesma que só vai durar uns minutinhos

De acordo com uma reportagem do The New York Times, 7 minutos são suficientes para uma atividade física completa, que trabalhe todo o corpo. E você nem precisa estar numa academia ou ter outros equipamentos. Mesmo que a sua atividade física demore mais do que isso (uma aula de dança, ou um esporte, por exemplo), dizer a si mesma que só vai tomar 10, 20 ou 30 minutinhos do seu dia ajuda muito.

4. Tenha alguém para te acompanhar

Você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes, mas, hey, funciona mesmo! Ter um horário marcado pra malhar com a sua melhor amiga definitivamente deixa o trabalho duro mais agradável. Só cuidado pra não perder a concentração no exercício ao comentar sobre as coxas do bonitão da academia, hein!

5. Escolha aulas que você goste

As opções são infinitas – zumba, ballet fitness, yoga, boxe, muay thai, spinning, pilates – então é praticamente impossível que você não se interesse (e até se apaixone) por uma delas.

6. Compre roupas de ginástica lindas

Parece bobagem e até um pouco consumista, mas roupas de ginástica bonitas vão fazer com que você queira vesti-las e aí já é meio caminho andado, né?

7. Experimente o método Tabata

É um método criado com base num estudo japonês. Bem parecido com o treino HIIT (high intensive training), sugere 7 ou 8 repetições de exercícios em 30 segundos, tendo um descanso ativo de 10 segundos. No descanso ativo, você não deve parar completamente, apenas diminuir o ritmo consideravelmente. Assim, o treino duraria apenas 4 minutos. Apesar do exercício em si durar pouco tempo, é preciso fazer um alongamento de 10 minutos antes. Caso você tenha dificuldade para achar esse tipo de treino em academias, existem dois aplicativos disponíveis na Apple Store (Tabata Pro Timer e o Tabata Timer) que ajudam a praticar os exercícios sem precisar sair de casa.

8. Entre em algum time

Vôlei de praia, futebol, tênis... são todas atividades divertidas e que você ainda pode fazer amigos.

9. Relembre da sensação boa que você sente depois de malhar

Não é só a sensação de dever cumprido que estamos falando, não. Exercícios liberam endorfina, hormônio do prazer (inclusive aquele mesmo do orgasmo), então, é cientificamente provado que atividades físicas te deixam instantaneamente mais feliz. Está esperando o que pra começar?

Continue com a gente!

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