Home / Bem-Estar / Fitness

Os benefícios da natação para o corpo e para a mente

by Alexandra Guida ,
Os benefícios da natação para o corpo e para a mente© IStock

Não precisa virar nenhum Michael Phelps para aproveitar todos os benefícios que a natação pode proporcionar

Summary
  1. · #1 A natação melhora a circulação sanguínea
  2. · #2 O sistema respiratório também melhora
  3. · #3 Com a natação, as articulações não sofrem
  4. · #4 Natação emagrece
  5. · #5 Natação libera endorfina!
  6. · #6 Natação ajuda a acabar com o estresse
  7. · #7 Para braços e tronco torneados, nado crawl e costas
  8. · #8 Nade peito e borboleta e conquiste um corpo magnífico
  9. · Continue com a gente!

A natação é uma das melhores atividades físicas que você pode praticar porque é completa. Trabalha todos os grupos musculares, melhora o sistema respiratório e também o cardiovascular, é gentil com as articulações... Ok, você já ouviu umas mil vezes que nadar faz bem para saúde. Porém, se estamos batendo na mesma tecla, acredite, é por um bom motivo – aliás, por vários bons motivos.

#1 A natação melhora a circulação sanguínea

A movimentação constante confere à natação o status de atividade aeróbica e de resistência. Isso quer dizer que o seu coração, amiga, é requisitado, o que melhora a circulação sanguínea, que por sua vez é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todo o corpo.

#2 O sistema respiratório também melhora

Durante a prática da natação, os músculos responsáveis pela entrada e saída de oxigênio nos pulmões (o diafragma e os músculos intercostais) são trabalhados e fortalecidos. Puxar uma quantidade maior de ar numa única inspiração otimiza a função do pulmão. Por isso, esse esporte é uma ótima pedida para os asmáticos. A educadora física e atleta Marta Mitsui Izo, da BodyTech (SP), reforça: “Com a pressão da água, da posição horizontal e umidade, ocorre uma melhora expressiva no quadro do asmático em três meses, principalmente se tiver uma frequência de duas a três vezes por semana. Ela é uma terapia que auxilia o tratamento com remédios”.

#3 Com a natação, as articulações não sofrem

Alô, leitora com problemas em joelhos e tornozelos! A natação é excelente para as articulações porque exercita tendões e ligamentos sem impacto e melhora a flexibilidade. Além disso, é excelente para doenças psicossomáticas, melhora o equilíbrio e coordenação motora e é ótimo para quem tem problemas na coluna porque não exerce sobrecarga. Olha só, que beleza!

#4 Natação emagrece

Definitivamente, a natação emagrece. O metabolismo dá aquela acelerada, controlando os níveis de açúcar e gordura no sangue. Uma hora nadando pode queimar até 500 calorias, dependendo da duração, da intensidade do exercício e da temperatura da água (quanto mais fria, maior o gasto calórico). Só não vale bobear na alimentação e seguir para o treino de barriga vazia. “É recomendado sempre ter uma garrafa com água ou isotônico para ir consumindo. Muitos dizem que nadar da fome, isso acontece, justamente pela falta de hidratação e alimentação antes. Nunca devemos praticar a natação em jejum, devendo consumir algo até uma hora antes”, explica Marta.

#5 Natação libera endorfina!

Quer uma dose do hormônio do prazer? Pratique natação! Depois de apenas alguns minutos de exercício, a endorfina começa a correr pelo corpo, provocando uma sensação ímpar de felicidade.

#6 Natação ajuda a acabar com o estresse

Há pesquisas que reforçam que o contato com a água – seja na piscina ou no mar – está associado à diversão, o que diminui o estresse. Um estudo de 2013 realizado pela Speedo (marca líder em trajes de banho) mostrou que 92% dos 4.120 entrevistados afirmaram se sentir menos estressados por causa da natação. Imagine só cair na água em um dia quente de verão? Não há preocupação que resista.

#7 Para braços e tronco torneados, nado crawl e costas

As modalidades crawl e costas trabalham braços e troncos. O primeiro, empurrando a água para baixo e o segundo, mantendo o corpo na superfície. Bíceps, tríceps, glúteos, intercostal, abdômen e peitoral são os músculos fortalecidos nesses estilos.

#8 Nade peito e borboleta e conquiste um corpo magnífico

Nesses tipos de natação, trabalha-se o peitoral, bíceps, tríceps e deltoide na parte superior do corpo, enquanto na inferior, o quadríceps é fortalecido. A diferença dessas modalidades para as duas anteriores é a força necessária para realizar o movimento: peito e borboleta precisam de mais energia.

Veja também: 50 alimentos ricos em fibras para o seu organismo funcionar direitinho
50 alimentos ricos em fibras © iStock
50 alimentos ricos em fibras
See album

Continue com a gente!

6 exercícios para relaxar (e queimar calorias)
Sabia que seu bumbum também envelhece?
Se você quer emagrecer, esqueça o refrigerante já (até as versões "zero")

Alexandra Guida
you might also like