Home / Bem-Estar / Fitness

7 exercícios para praticar na praia. Verão, chega mais!

by Monique Garcia ,
7 exercícios para praticar na praia. Verão, chega mais!© iStock

Bora se divertir?

Summary
  1. · Deitada
  2. · Esportista
  3. · Caminhada
  4. · Subindo na prancha
  5. · Caia na água
  6. · Jogos tradicionais
  7. · Passeio no mar
  8. · Continue com a gente:

Nem precisa ficar de olho nos termômetros para sacar que o próximo verão será da pesada. Como não há escapatória dessa sauna eterna, o jeito é aproveitá-la da melhor maneira. E não estamos apenas falando sobre conquistar um belo bronze à beira-mar, não (jamais se esqueça do protetor solar, please!). A pedida da vez é praticar exercícios físicos na praia e voltar para casa mais saudável e com a silhueta nos trinques. Topa? A seguir, as melhores atividades para apostar:

1 - Deitada

Sua toalha ou esteira para torrar no solzão ganha uma nova identidade: tapete de exercícios.

Para iniciantes: respiração profunda
A proposta é trabalhar a respiração para relaxar e, de quebra, massagear os órgãos do sistema digestório e tonificar o abdome – tudo isso sem deixá-la cansada. Para tal, deite-se de costas com as pernas esticadas, coloque as mãos sobre o abdome e feche os olhos. Inspire lenta e profundamente pelo nariz expandindo o tórax. Segure a respiração por alguns segundos e expire no mesmo ritmo contraindo o abdome. Repita de 10 a 20 vezes.

Para dificultar: treino estático
Tonificar o corpo sem movimentar-se é possível, sim! Esse, inclusive, é um dos princípios da ginástica postural. Ao adotar e manter certas posições, os músculos são forçados a trabalhar. Para exercitar o abdome, deite-se de costas com as mãos atrás do pescoço, levante ligeiramente a parte superior e permaneça na posição enquanto você olha para o mar. Se o seu objetivo é fortalecer a parte inferior, deite-se de frente para o chão e eleve as pernas e o tronco. Outra opção é sentar-se de costas retas e dar chutes no ar a fim de mobilizar as coxas e o bumbum.

2 - Esportista

Vôlei, tênis, peteca, futebol… Opções de esportes para praticar na praia é que o não faltam.

Para iniciantes: frescobol
Essa divertidíssima modalidade trabalha resistência, velocidade, reflexo, força e coordenação motora – e tudo o que você precisa é de um parceiro, duas raquetes, uma bola e um espaço razoável na areia. Correr em todas as direções atrás da redonda gasta um montão de energia (cerca de 450 calorias por hora), reforça o sistema cardiorrespiratório e exercita os músculos da cabeça aos pés!

Para dificultar: vôlei
Recrute uma turminha para também estimular a resistência, velocidade, reflexo e, claro, concentração. O vôlei de praia é um exercício intenso, principalmente quando praticado na areia. Ele desenvolve toda a estrutura muscular e queima aproximadamente 500 calorias por hora.

3 - Caminhada

Qual é a diferença entre o asfalto e a areia? A instabilidade. E, quando o assunto é exercitar os músculos, isso muda tudo.

Para iniciantes: na areia úmida
Caminhar descalça sobre a areia dura é uma ótima opção: o impacto é limitado e os pés se fixam bem ao solo. Os músculos superficiais (quadríceps, glúteos e panturrilhas) são bastante trabalhados e ficam tonificados que é uma beleza!

Para dificultar: na areia seca
Andar sobre a areia seca e fofa tem três vantagens: como esse solo está em constante mudança, os calcanhares atingem primeiro o solo e, com isso, os músculos mais profundos são convocados para trabalhar – o que é excelente para bombear o fluxo de sangue de volta para o coração e aniquilar a celulite. O esforço físico é maior, o que aumenta o gasto energético, e os grãos de areia ainda fazem uma “massagem” relaxante nos pés.

4 - Subindo na prancha

Ondas à vista? Todas a bordo! Modalidades praticadas dentro d’água são ótimas para o corpo e ainda levam a adrenalina às alturas.

Para iniciantes: bodyboard
É uma atividade bastante acessível. Você só precisa saber nadar e ter em mãos uma pequena prancha. Faça assim: repouse a parte superior do corpo sobre a prancha de bodyboard e se deixe levar pela onda. Quando a próxima pipocar, comece a bater os pés (você pode usar pequenas nadadeiras, se quiser). Sem perceber, estará trabalhando os músculos das pernas, bumbum, abdome, costas e ombros. O resultado: até 500 calorias exterminadas em apenas uma horinha.

Para dificultar: surf
O surf é uma atividade exigente, que proporciona aos seus fãs (Cameron Diaz, Jennifer Aniston, Elle Macpherson... Tá bom pra você?) uma silhueta
maravilhosa, diga-se de passagem. Isso porque manter o equilíbrio na prancha e direcioná-la exige que você use o corpo inteiro – não só as pernas, mas também as costas, o abdome, os ombros, braços, peitoral... A única ressalva é que o esporte requer persistência e muuuuuito treino, ok?

5 - Caia na água

Colocar o corpo para se mexer no mar é a arma certeira para torrar calorias extras, vá por nós! Isso porque, além de consumir uma grande quantidade de energia com os movimentos, o organismo também a utiliza para se proteger da temperatura da água.

Para iniciantes: hidroginástica
Além de fortalecer o abdome e as costas, tonifica os tecidos, estimula a circulação do sangue, melhora a drenagem linfática e a aparência da celulite.

Para dificultar: snorkeling
Se você ama interagir com a fauna e a flora do mar, é hora de tirar do armário as nadadeiras, máscaras e snorkels! Além de permitir que contemple as maravilhas do oceano, a atividade fortalece os músculos e tonifica e modela o corpo todo.

6 - Jogos tradicionais

Voltar no tempo é 100% permitido quando se está na praia: que tal divertir-se em um descontraído jogo de cartas, pulando amarelinha ou correndo atrás de um frisbee?

Para iniciantes: bocha
Quem disse que bocha é exclusividade de pessoas idosas? Além da concentração, habilidade e tática necessárias, o esporte faz com que todos os músculos trabalhem contra a resistência para garantir o equilíbrio e a estabilidade da parte inferior do corpo. Ainda que seja um jogo tranquilo, pode queimar até 180 calorias em uma hora.

Para dificultar: frisbee
O frisbee é uma forma simples, porém eficaz de manter-se no pique, fortalecer os músculos e gastar energia. Correr na areia atrás do acessório tonifica e afina as pernocas, enquanto arremessá-lo reforça os braços, costas e abdome. Todo o movimento envolvido pode queimar até 400 calorias por hora.

7 - Passeio no mar

A praia está muito cheia? A dica, então, é apostar em modalidades que fogem do tumulto e oferecem benefícios dentro da própria água!

Para iniciantes: stand-up paddle
Sensação entre as celebridades, é conhecido por tonificar a musculatura de todo o corpo e dar tchau às calorias – sem contar a oportunidade de entrar em sintonia com a natureza, né? Se você ainda não consegue ficar em pé na prancha de SUP, experimente ficar ajoelhada até adquirir confiança.

Para dificultar: canoagem
Os braços, ombros e costas trabalham duro para remar, enquanto o abdome e as pernas ajudam a manter o equilíbrio e direcionar a canoa. Há uma queima de 500 calorias por hora, aproximadamente.

Continue com a gente:

  • #partiupraia! Tomar um solzinho pode ajudar a manter o peso
  • Bora pedalar! Andar de bike é o esporte da vez
  • TOP 9: Tudo o que você precisa saber sobre o Slackline e seus benefícios incríveis
  • HIIT: treino rápido, intenso e EXTERMINADOR de calorias. Você precisa conhecer!
  • Como o relaxante muscular pode estar sabotando o seu treino

Monique Garcia
you might also like