Home / Bem-Estar / Saúde / dicas de alimentação

As incríveis propriedades do gengibre

by Alexandra Guida ,
As incríveis propriedades do gengibre© istock

Gengibre, we love you ;-)

O gengibre faz um bem danado para a saúde. Duvida? Pois saiba que no currículo desse superalimento, além do sabor picante inconfundível, existe uma série de benefícios importantes para o organismo, como a melhoria da digestão e até do trato de inflamações. Ah, e, sim, o ele auxilia no emagrecimento (contamos mais já, já).

A seguir, listamos 10 benefícios do gengibre + receitinhas práticas para você aproveitar todas as propriedades

É gripe? Tome chá de gengibre

Utilizado há milênios pelos orientais para combater os sintomas de resfriados e gripes, o gengibre pode ser considerado um verdadeiro remédio natural. “Enquanto age como antisséptico e antioxidante, reduz a inflamação das mucosas e descongestiona as vias respiratórias”, explica a nutricionista inglesa Lovisa Nilsson. E tem mais: a raiz do gengibre tem ativos anti-histamínicos, ou seja, ajuda a controlar as alergias.

Superdigestão: ativar!

Um jeito de aliviar o desconforto causado pela má-digestão é apostar nas propriedades do gengibre. Ele ajuda a acabar com dores de estômago, incentiva a produção de suco gástrico e estimula o metabolismo a eliminar o excesso de gases. Vai um chazinho aí?

▸ Receitinha básica & poderosa de chá de gengibre:

Corte cerca de 2 centímetros de gengibre em fatias finas e ferva as rodelinhas em água por cerca de 10 minutos. Se quiser, acrescente limão e adoce com mel.

Santo Detox

O gengibre é conhecido por promover a transpiração saudável. Em contato com a pele, abre os poros e estimula o suor, promovendo uma faxina no organismo e evitando infecções. Além disso, por ser um alimento termogênico, acelera a queima de gordura corporal - aliado a uma dieta saudável e à pratica de exercícios, o gengibre auxilia na perda de peso.

▸ Passo a passo para um banho de gengibre:

Rale metade de um gengibre fresco e coloque na banheira de água quente. Se jogue no banho para suar bastante as impurezas. Também vale ferver a raiz em uma caneca e jogar sobre o corpo quando a temperatura estiver mais agradável.

Prevenção do câncer

Acrescentar o gengibre ao cardápio diminui a inflamação do cólon (a maior porção do intestino grosso), de acordo com um estudo publicado pela Associação Americana de Pesquisa sobre o Câncer. A longo prazo, esse problema pode ser responsável pelo desenvolvimento do câncer na região. Já pensou em adicionar gengibre nas sopas ou na seleção de legumes cozidos?

Reduz enjoos

Já falamos brevemente sobre os benefícios do gengibre para evitar o enjoo matinal da gravidez. Mas não é só para as futuras mamães que o chá de gengibre serve, não. A bebida é ótima para melhorar sintomas como dor de barriga, tontura, náuseas e vômitos.

"O gengibre promove a produção dos sucos digestivos que neutralizam os ácidos do estômago que fazem você se sentir mal. Os fenóis e outras substâncias contidas neste alimento também relaxam os músculos do estômago, facilitando a digestão e acalmando o organismo irritado", diz a nutricionista.

É ótimo para acabar com dores e inflamações

Consumir gengibre é "a" escolha! Sabe por quê? O alimento contém compostos anti-inflamatórios muito fortes, chamados gingeróis, que são conhecidos por inibir a formação de quadros de inflamação.

O que isso quer dizer? Alívio para dores variadas, como cãibras e desconfortos nas articulações, & além da diminuição dos sintomas da nossa "amiga" tensão pré-menstrual (por falar nisso, já leu a lista de 11 alimentos que ajudam a acabar com a TPM do taofeminino?). "A raiz é normalmente utilizada como um remédio natural para pacientes com osteoartrite ou artrite reumatoide", garante Lovisa.

Alimento afrodisíaco (ui!)

O sabor apimentado do gengibre vai aquecê-la por dentro, mexer com os seus sentidos e deixá-la animadíssima na hora H. Com a palavra, a nutricionista: "Consumir essa raiz aumenta o ritmo de batimentos cardíacos, o que simula a sensação do corpo durante o sexo. O gengibre também revigora os órgãos reprodutivos e ajudar com a fertilidade".

Melhora o fluxo sanguíneo

E a lista de benefícios do gengibre não para de crescer: esse alimento poderosíssimo também também contém magnésio e zinco, que ajudam a melhorar a circulação, bem como evitar calafrios e aliviar os sintomas de febre. Uma curiosidade: sabia que no norte do Brasil, o gengibre é conhecido como mangarataia?

Cabelos lindos!

As propriedades antisépticas e estimulantes do gengibre farão um bem até para o seu couro cabeludo e para o fortalecimento dos fios.

▸ Receitinha de beleza rápida para cabelos mais brilhantes

Rale duas colheres de sopa de gengibre fresco e misture com o azeite. Massageie ao longo dos cabelos e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, enxágue com água corrente e voilà!

Deixa as pessoas mais amáveis

No Hemisfério Norte, acredita-se que o gengibre aquece o coração e deixa as pessoas mais amorosas. Óun! Aquele biscoitinho de gengibre em formato de bonequinho é muito amor mesmo ❤.

Veja também: 7 motivos para alongar-se de manhã
Estica e puxa!
Estica e puxa!
See album

Continue com a gente!

Inofensivo, só que não: o que acontece com o seu corpo quando você come açúcar
Por que você deveria parar de tomar refrigerante
Os erros que cometemos ao tentar manter a forma

Alexandra Guida
you might also like