Home / Bem-Estar / Fitness

Bora pedalar! Andar de bike é o esporte da vez

by Ana Paula Sanches ,
Bora pedalar! Andar de bike é o esporte da vez© iStock

A atividade é divertida, leve e, de quebra, fortalece os seus músculos

Summary
  1. · Xô, fraqueza muscular!
  2. · Define o abdome
  3. · Queima até 500 calorias por hora!
  4. · Promove o bem-estar
  5. · Faz com que você interaja com o ambiente
  6. · E aqui vão umas dicas para você começar com o pé direito:

Para alguns, ela é um meio de transporte; para outros, uma fonte de lazer. Há ainda quem a considere um exercício físico. Seja lá como você a enxerga, o fato é um só: andar de bicicleta é uma das atividades mais amadas do mundo – e, francamente, um hábito pra lá de benéfico pra saúde e o corpo de quem o pratica. Tá duvidando? Conversamos com o ortopedista Antonio Faria, de São Paulo, e o educador físico Eduardo Armond, da academia Fluyr Saudável (SP) e comprovamos por A+B que pedalar só traz coisa boa. Topa dar esse passeio com a gente?

1) Xô, fraqueza muscular!

Fraqueza muscular? Não, obrigada. Andar de bike 3 vezes por semana faz com que você afaste esse problema de uma vez por todas. A bicicleta trabalha coxas, panturrilha, bíceps e glúteos e, assim, fortalece o seu corpo.

2) Define o abdome

“Quando pedalamos, contraímos o abdome e estabilizamos a região lombar, o que faz com que a estrutura abdominal seja trabalhada”, explica Eduardo. Quem não sonha com um abdome definido e durinho, hein!? Tchau, tchau, barriguinha saliente!

3) Queima até 500 calorias por hora!

Sim, leitora, você leu certo! Andar de bicicleta emagrece tudo isso mesmo, como explica Antonio: “Uma pessoa pode perder, em média, de 300 a 500 calorias por hora. Esse número varia de acordo com o biotipo da pessoa e intensidade do exercício”. O preparador físico Eduardo completa: “Pedalando uma hora por dia na velocidade de 23 km/h, por exemplo, a perda pode ser de até 3 quilos no final do mês”. Status: querendo uma bicicleta AGORA.

4) Promove o bem-estar

Como se trata de uma atividade que libera endorfinas, andar de bicicleta dá aquela sensação boa de felicidade e satisfação. Para potencializar ainda mais esse momento de tranquilidade, sempre que puder pratique o esporte ao ar livre, de preferência num parque. Vai valer a pena!

5) Faz com que você interaja com o ambiente

Esse benefício vale mais para quem anda de bicicleta ao ar livre, claro. Por ser uma atividade livre de regras e que envolve bastante movimento, andar de bicicleta faz com que você conheça o ambiente ao seu redor. Quantas vezes você já reparou nas ruas do seu bairro? E naquele pé de manga lá do parque? Descubra o mundo a bordo das suas rodas!

E aqui vão umas dicas para você começar com o pé direito:

# Escolha o modelo adequado a sua necessidade. Se você pretende pedalar pela cidade, em ciclovias ou em locais que têm declives, subidas e descidas, opte por uma bicicleta com marcha. Ela te dará mais confiança para praticar o esporte.

# Não se esqueça dos equipamentos de segurança! Quedas de bike podem ser beeem feias quando não se utiliza os itens de proteção. Praticar esportes é bom, mas cuidar do seu bem-estar é melhor ainda.

# Faça um check up antes. Como todo o esporte, a bicicleta exige atenção. É necessário fazer os exames para ver se você está com a saúde em dia para começar a praticá-lo. Vale lembrar que a bike pode ser contraindicada para certos problemas nos joelhos, portanto converse com o seu médico antes de tomar qualquer atitude.

Mais esportes para você já incorporar o projeto verão:

Ana Paula Sanches
you might also like