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Bem-Estar

4 esportes que definem os braços sem exagero

by Juliana Vaz Published on 29 de abril de 2016

Elimine o “tchauzinho” e fortaleça os membros superiores sem medo de ficar musculosa

Sabemos que exercícios de braço são chatinhos de fazer. Mas são tão importantes quanto malhar pernas e bumbum. Se tem receio de ficar muito forte ou musculosa demais, não se preocupe. Listamos atividades físicas que vão tonificar o corpo todo, queimar calorias e definir os braços sem exagerar. Confira:

Natação

A água proporciona maior resistência física e estimula a resistência cardiovascular. “O gasto calórico da natação chega a quase o dobro da musculação (9 kcal/min contra 5kcal/min), pois faz uso de grupos musculares diferentes”, explica Raphael Busnello de Andrade, professor da Bio Ritmo (SP). O ideal é ter um dia de intervalo entre as aulas. Para perceber os benefícios do esporte, Raphael recomenda treinar ao menos duas vezes por semana.

E o mito de que a natação deixa as costas mais largas? Esqueça. “Para isso, seria necessário treinar como uma atleta: de seis a sete vezes por semana, por, no mínimo, três horas por dia! E ainda assim a estrutura corporal e predisposição genética são determinantes”, diz Marta Mitsui Izo, professora da academia Bodytech (SP). Como queima muitas calorias, o esporte diminui a gordura corporal e define massa magra, pode causar apenas a impressão de costas e braços maiores. Nadando duas ou três vezes por semana, seus braços e costas vão apenas ganhar definição muscular.

Crossfit

A modalidade define o corpo a partir de movimentos funcionais, como corridas, levantamentos de peso, saltos e flexões. “Os exercícios estimulam a resistência cardiorrespiratória e muscular, agilidade, flexibilidade, potência, coordenação e flexibilidade”, diz Marcel Ligotti, coach da Proteus Crossfit (SP). As aulas são intensas e mesmo que já faça exercícios, pegue leve no começo e vá aumentando gradativamente. E, como para qualquer outra atividade física, peça aval de seu médico antes de iniciar as aulas. “Em 30 dias de treino, já é possível notar mudanças tanto estéticas, como no condicionamento físico.”

Medo de ficar ~fortona~? Helen Brito, 29 anos, pratica a modalidade há mais de um ano e afirma sentir bastante diferença nos braços, mas nada perto de um Schwarzenegger. “Não estão musculosos visivelmente, mas muito mais fortes”. Dica: Marcel recomenda ainda que procure um ginásio credenciado internacionalmente pelo Crossfit.com e verifique a experiência dos coaches.

Remo

Apesar de não ser tradicional por aqui, o esporte é um baita aliado para a definição dos braços, ombros, costas, abdômen e pernas - ufa! A força desses músculos é necessária para impulsionar o movimento e estabilizar o retorno da posição inicial. Como para aprender coordenar os movimentos é necessário de um pouco de prática, peça ajuda a um professor ou procure por aulas indoor. A academia Bodytech oferece aulas da modalidade com duração de 20 minutos na unidade do shopping Iguatemi (SP).

Boxe

Khloe Kardashian e Adriana Lima fazem e amam. O boxe é capaz de queimar entre 300 e 500 calorias por aula. Além do estímulo cardiorrespiratório, trabalha os músculos peitorais, ombros, bíceps e tríceps continuamente durante a aula. O resultado é tônus muscular e não músculos mais volumosos. Olhe os vídeos do Instagram de Gigi Hadid e repita: vou procurar uma academia de boxe agora mesmo!

Este texto foi escrito por @vazjuliana e editado por @cicaarra

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