Home / Bem-Estar / Dieta

Crononutrição: perca peso comendo de tudo!

by Alexandra Guida ,
Crononutrição: perca peso comendo de tudo!© istock

Hora de conhecer mais sobre essa dieta mara ;)

Summary
  1. · O que é a crononutrição?
  2. · As promessas
  3. · A prática
  4. · Perguntas e respostas
  5. · Eu sempre como em restaurantes. Tudo bem?
  6. · No trabalho, vai ser complicado levar o lanche da tarde...
  7. · E depois?
  8. · Menu
  9. · Cardápio da semana
  10. · Continue com a gente!

Você quer emagrecer, mas sem deixar de comer tudo o que gosta? Além disso, quer perder barriga, mas acha que suas coxas estão ótimas do tamanho atual?

Boa notícia: é possível emagrecer apenas nas partes do corpo que você quiser. O método original é chamado de crononutrição.

O objetivo? Trabalhar com o ritmo biológico do organismo, respeitando suas vontades. Assim, emagrecemos aos poucos, sem nos privar de nada e preservando as curvas naturais do corpo.

Descubra o regime da crononutrição (por “regime”, aqui entendemos regime alimentar, não emagrecedor) e passe a praticá-lo no seu dia a dia aos poucos. Depois, invista nos menus detalhados para cada semana*.

Quer uma dica top? Desde o começo, planeje o seu regime de crononutrição como se estivesse em um spa. Isso vai motivá-la muito!

O que é a crononutrição?

A crononutrição é um método alimentar criado em 1986 pelo nutricionista francês Alain Delabos. O princípio é simples: respeitar o ritmo natural do corpo.

Nossa rotina é pontuada por “missões”, que nosso organismo cumpre ao longo das horas: ganhar energia, consolidar as células, digerir os alimentos, se preparar para dormir...

Para isso, nós eliminamos substâncias (enzimas, hormônios etc.) presentes em quantidades variáveis no nosso corpo e sistema digestivo em cada etapa dessa rotina.

Cada uma dessas substâncias ajuda a digerir um tipo diferente de alimento. Comer esta determinada comida no momento em que a substância respectiva a ela age evita que seu corpo a estoque. E, consequentemente, que você engorde.

Parece complicado? Na verdade, você só precisa adotar certos hábitos no dia a dia. Confira!

As promessas

O objetivo da crononutrição é fazer você perder quilos de qualquer maneira. A ideia é reequilibrar a silhueta por meio da alimentação, a fim de restaurar as proporções naturais do corpo.

Na verdade, segundo a teoria de Alain Delabos, a forma do corpo reflete a alimentação e seus eventuais desequilíbrios. Por exemplo: muita proteína garante seios e ombros maiores, assim como grandes quantidades de açúcar deixam o bumbum e os seios volumosos. Muito carboidrato age diretamente na sua barriga, que vai inchar, e mesmo os idolatrados legumes (se consumidos em detrimento da proteína) deixam as coxas e o quadril generosos!

O método da crononutrição também evita problemas como diabetes, colesterol alto, hipertensão. Mesmo que, é claro, não substitua os tratamentos médicos.

A prática

Atenção: o regime da crononutrição tem uma rotina muito bem organizada. O método, bastante codificado, exige o consumo de cada alimento em uma determinada hora, em uma refeição precisa.

A boa nova é que nenhum alimento é proibido além da lactose. Ou seja: leite, iogurtes... Nosso organismo pode encontrar dificuldades para digerí-los, o que o obriga a estocá-los. Portanto, vamos esquecê-los!

E para recuperar as doses de cálcio, prefira os queijos maturados, que contém menos lactose.Seu dia a dia vai ser dividido em quatro refeições, nas quais o café da manhã e o lanche da tarde são obrigatórios. O primeiro deve ser farto e mais pesado (queijos, pão, manteiga, charcuterias...), enquanto o segundo deve incluir alimentos com açúcar (frutas e derivados, chocolates...) e com gordura vegetal (oleaginosas, abacate, azeitonas...).

O almoço e o jantar são compostos por pratos únicos (às vezes uma entrada pode ser incluída no primeiro): uma carne com ou sem molho + carboidratos, no almoço; peixe + legumes, no jantar.

Açúcar, doces, bolos, vinhos e sobremesas em geral fazem parte da lista negra durante todo o regime, a não ser nas duas refeições coringa de semana, quando podemos comer tudo o que quisermos.

Tente e comprove: a dieta é perfeitamente praticável e quase nunca sentimos fome.

Perguntas e respostas

O queijo maturado é obrigatório pela manhã?

Não, mas é recomendável, já que, ao contrário dos outros laticínios, contém menos lactose. Além disso, é rico em proteínas e, principalmente, em cálcio, indispensável na prevenção da osteoporose. No entanto, se a ideia de comer uma fatia de camembert às 8h não a empolga, prefira os queijos fundidos, como o Polenguinho. Ou então substitua-os por presunto e ovos

Almoço e jantar sem sobremesa: sacrifício?

Nem um pouco. Você já vai consumir muitas proteínas durante as refeições, e isso vai satisfazê-la bastante. Além disso, o café da manhã farto e o lanche da tarde açucarado evitam as tradicionais escapadas calóricas.

Eu sempre como em restaurantes. Tudo bem?

Sim: o que pode ser mais simples do que escolher um prato único no restaurante? Principalmente que, no caso, nem as fritas e um belo steak de carne são proibidos. Se quiser pedir um sanduíche, prefira os de presunto com manteiga. Ou prepare você mesma!

E se eu for convidada para um jantar?

Pule a sobremesa, o pãozinho, o queijo e o vinho... Ou então use uma das refeições coringa, às quais você tem direito duas vezes por semana.

No trabalho, vai ser complicado levar o lanche da tarde...

Claro que não. Alguns quadradinhos de chocolate amargo, um suco de frutas, uma porção de avelãs... Está feito! Se quiser comer azeitonas e abacate, talvez seja mesmo mais prático esperar o fim de semana.

E depois?

Não tem depois! Já que a crononutrição atende a todas as necessidades do organismo, pode ser adotada para a vida toda. Mas é claro: se você desejar aquele corpo dos sonhos, vai precisar fazer mais algumas restrições...

Menu

Café da manhã

Anatomicamente falando…Todas as manhãs, nós liberamos três substâncias:

▸ a insulina, que nos garante energia;
▸ as lipases, que ajudam a quebrar a gordura em duas partes, glicerol e ácidos graxos;
▸ as proteases, que transformam as proteínas em conteúdos celulares.

Portanto, no café da manhã é preciso comer alimentos mais gordurosos. Parece maluco? Mas não é, porque as três substâncias citadas têm justamente a função de digeri-las.

Menu café da manhã:

100g de queijo (não importa qual)
+ 70g de pão ou torrada
+ 20g de manteiga, doce ou salgada
+ uma bebida quente, nem leite nem açúcar

Almoço

Anatomicamente falando... Na metade da manhã, o corpo está em pleno processo de densificação celular. Para isso, libera as proteases e amilases.Portanto, no almoço é preciso comer bem. Essas duas substâncias têm a função de gerenciar a ingestão de proteínas.

Menu almoço:

250g de carne vermelha ou branca ou 250g de peixe (com ou sem sal) ou de 3 a 4 ovos em omelete, cozidos, mexidos ou moles.
+ uma pequena porção de carboidrato (macarrão, arroz, batata) quente ou frio, com manteiga, vinagre ou 50g de pão

Lanche da tarde

Anatomicamente falando... Na metade da tarde, começa um processo de queima de açúcares no corpo. Portanto, é preciso encontrá-los! Isso evita que o estoque de proteínas se esgote, o que compensa o cansaço provocado pelo funcionamento dos órgãos.Portanto, no lanche da tarde você come açúcar!

Menu lanche da tarde:

30g de chocolate amargo ou uma pequena porção de nozes, avelãs ou pistache. Você também tem a opção de comer uma porção de azeitonas ou um abacate.
+ 2 porções de frutas frescas ou 1 de frutas secas (uva passa, pêssego, pêra...) ou 2 maçãs em compota com mel ou 2 grandes copos de suco de fruta natural.

Uma dica: ficar satisfeita para não compensar a fome no jantar, que deve ser leve.

Jantar

Anatomicamente falando... Durante a noite, o trabalho digestivo fica lento, o que dificulta a assimilação dos alimentos. Como metabolizamos pouco, estocamos.Portanto, no jantar devemos comer algo bem leve.

Menu jantar:

Peixe magro ou frutos do mar à vontade ou 120g de carne branca, de preferência sem molho
+ 1 porção de legumes, eventualmente com vinagre

Cardápio da semana

Segunda-feira (aka o dia oficial de começar uma dieta)

Café da manhã
- 100g de queijo maturado
- 70g de pão de cereais
- 20g de manteiga
- Bebida quente sem açúcar

Almoço
- Medalhão de filé mignon ou músculo
- Pinhão sauté

Lanche da tarde
- 200ml de suco de fruta natural
- 6 quadrados de chocolate amargo
- 55g de amêndoas e avelãs

Jantar
- Merluza grelhada
- Fondue de erva-doce e aipo

Terça-feira

Café da manhã
- 2 sanduíches de presunto e queijo
- Bebida quente sem açúcar

Almoço
- Sauté de porco (lombo) ao curry
- Batatas fritas

Lanche da tarde
- 200ml de suco de frutas
- 55g de avelãs
- 1 copo de compota de maçã

Jantar
- Prato de frutos do mar (sem pão)
- Salada verde

Café da manhã
- 2 ovos
- 2 fatias de bacon
- 4 fatias de pão integral com manteiga
- Bebida quente sem açúcar

Almoço
- Acém grelhado
- Purê de batata com azeite de oliva extravirgem

Lanche da tarde
- 200ml de suco de frutas
- 55g de amêndoas
- 6 tâmaras

Jantar
- Costelinhas de cordeiro grelhadas
- Tomate recheado com ervas

Quarta-feira

Café da manhã
- 2 ovos
- 2 fatias de bacon
- 4 fatias de pão integral com manteiga
- Bebida quente sem açúcar

Almoço
- Acém grelhado
- Purê de batata com azeite de oliva extravirgem

Lanche da tarde
- 200ml de suco de frutas
- 55g de amêndoas
- 6 tâmaras

Jantar
- Costelinhas de cordeiro grelhadas
- Tomate recheado com ervas

Quinta-feira

Café da manhã
- 100g de quejo maturado
- 70g de pão caseiro
- 20g de manteiga
- Uma bebida quente sem açúcar

Almoço
- Costeleta de porco ou lombo ou filé mignon ao molho pesto
- Arroz pilaf

Lanche da tarde
- 200ml de suco de frutas
- 100g de frutas secas (amêndoa, avelã e uva passa)

Jantar
- Peixe sole grelhado, temperado com limão e sal
- Fondue de alho-poró

Sexta-feira

Café da manhã
- 1 pedaço de quiche lorraine
- Uma bebida quente sem açúcar

Almoço
- Costeletas de cordeiro grelhadas com ervas
- Tagliatelles ao molho basílico

Lanche da tarde
- 200ml de suco de fruta
- 5 figos
- 55g de amêndoas e avelãs

Jantar
- Filé de merluza com molho de camarão
- Prato de vagem

Café da manhã
- 100g de queijo de cabra
- 20g de manteiga
- 70g de pão au levain (com fermento natural, caseiro)
- Uma bebida quente sem açúcar

Almoço
- Galinha ou frango assado com cogumelos e conhaque
- Batatas sautées

Jantar
- Refeição coringa

Domingo

Café da manhã
- 1 copo de coalhada com 1 colher de café de creme de leite + 1 colher de café de manjericão picado
- Uma bebida quente sem açúcar

Almoço
- Refeição coringa

Jantar
- Filé de peixe ao vapor de ervas
- Abobrinhas sautées

Continue com a gente!

Troca-troca: 4 alimentos que podem substituir a chia
Cientistas criam chocolate que pode substituir remédios convencionais
Os erros que cometemos ao tentar manter a forma

Alexandra Guida
you might also like