Home / Bem-Estar / Dieta / alimentação equilibrada

O que acontece com o seu corpo quando você começa a comer melhor

by Maria Cecília Arra ,
O que acontece com o seu corpo quando você começa a comer melhor© Unsplash

Só porque você prefere pizza a salada, não quer dizer que pizza seja melhor que salada. Sacou?

Não é novidade que nosso corpo precisa ser alimentado com boas fontes de energia para funcionar bem. E quando incluímos os nutrientes adequados – que, infelizmente, quase não constam na pizza –, a saúde responde da melhor maneira e promove mudanças reais na qualidade de vida. Quer motivos para apostar em refeições mais naturais e deixar o trash para depois?

#1 Você fica mais feliz

O que colocamos no prato tem um efeito drástico sobre o nosso estado mental. Se enchemos o corpo de porcaria, não há milagre: o mau humor bate forte. É exatamente o que diz uma pesquisa da Universidade de Linköping, conduzida pelo endocrinologista sueco Fredrik Nystrom. Os voluntários experimentaram uma dieta de um mês repleta de fritura e açúcar. Constatou-se que o humor de todos piorou. Nós também já conversamos sobre o impacto do açúcar no organismo, lembra?

Então, é correto dizer que um cardápio saudável deixa a gente mais feliz. Alimentos ricos em triptofano (conhecido como o aminoácido do bom humor) dão uma ajudinha extra.

#2 Sua pele reluz

No geral, comidas e bebidas com alto índice glicêmico desencadeiam eventos inflamatórios e hormonais que causam cravos e espinhas. Livrar a dieta do açúcar refinado e da farinha branca pode não acabar com o quadro acneico, porém, facilita a busca por uma tez reluzente.

Anote aí alguns alimentos que melhoram a pele:

  • Azeite de oliva: regenera a pele e os cabelos, graças aos ácidos graxos ômega 3, 6 e 9;

  • Amêndoas e nozes: têm vitaminas A e F, que protegem a pele contra o envelhecimento (uma espécie de fonte da juventude);

  • Cranberry: é benéfica porque aumenta a cicatrização da pele;

  • Pimentão vermelho: rico em licopeno, um ótimo antioxidante.

#3 Mais energia

Uma porção de cookies pode fornecer energia por uns 20 minutos. Um café da manhã completo, com proteínas, frutas e fibras, vai lhe render energia por horas.

#4 Você dorme melhor

Comer direitinho vai lhe ajudar a a) adormecer mais facilmente, b) dormir bem e c) levantar disposta na manhã seguinte. E se isso tudo for pouco, coloque na conta menos irritação. Soa como um milagre, não é? Leia mais sobre o assunto aqui: 6 alimentos que combatem a insônia.

#5 Você para de desejar junk food enlouquecidamente

Ok, ok, o desejo por salgadinho e cheeseburguer não desaparece nos primeiros dias de dieta equilibrada. Mas, eventualmente, essas vontades vão sumir. Será cada vez mais fácil resistir às tentações e as escolhas saudáveis passam a ser automáticas, sem sofrência.

#6 Sua conta bancária agradece

Fazer compras, cozinhar e preparar marmitas, por exemplo, é muito mais barato and saudável do que bater um pratão de massa recheada no restaurante. Pense em todo o dinheiro que você pode economizar! Por falar nisso, veja também: Marmita chique: 8 receitas para levar para o trabalho e Como economizar dinheiro.

#7 Você fica mais focada

É sabido que a comida atua como um fármaco no cérebro. Hábitos alimentares naturais e saudáveis melhoram a cognição e nos deixam mais propensas a aprender. Manter o foco depois do almoço (com peixe e salada) nunca foi tão fácil.

#8 O cabelo está fantástico

Semelhante à pele, comer saudável também faz maravilhas pelo cabelo. Fios de comercial de xampu vão ser rotina para você!

#9 Você se aventura mais na feira

Para não enjoar dos mesmos cinco ou seis legumes que guarda na geladeira, você vai acabar se forçando a experimentar outros vegetais, proteínas diferentes... a melhor parte é descobrir um novo sabor favorito!

#10 Você dá adeus ao inchaço

Alimentos como farinha branca, açúcar refinado, sal, refrigerante e álcool comumente causam sensação de inchaço. A dieta equilibrada fará você se sentir mais magra, da cabeça aos pés. Caso queira saber mais sobre o assunto, clique aqui: Diga adeus ao inchaço abdominal!

#11 Começa a cozinhar mais

Para realmente comer melhor, você precisa saber o que está comendo. E isso é o que acontece quando você cozinha as próprias refeições!

#12 Você vai perder peso (sem perceber)

Se você tem um problema crônico de alimentação, ao mudar o cardápio, perderá peso quase que instantaneamente e de forma saudável.

#13 Sua resistência vai bombar

Quem segue uma rotina de alimentação balanceada redobra as defesas do organismo contra doenças. Dores de cabeça e de estômago também melhoram.

#14 Seu intestino funciona numa nice

Ninguém quer falar sobre cocô, mas é necessário: comer melhor implica em intestino trabalhando regularmente, o que também reduz a sensação de inchaço.

#15 Você fica satisfeita com menos

Uma vez incorporado o hábito de comer melhor, as porções ficam menores. O seu corpo precisa de menos para se sentir pleno e funcionar corretamente.

#16 As decisões saudáveis tornam-se mais comuns

É realmente uma mudança de estilo de vida. Você vai querer cortar tudo o que é tóxico da rotina. Talvez isso se estenda ao trabalho e aos relacionamentos. Que beleza!

#17 Você fica mais confiante

É tanto benefício decorrendo da sua transformação alimentar que a confiança em você mesma vai disparar.

#18 Você vai ter uma ~estranha~ vontade de fazer exercícios

Sim, é chocante! Com toda essa energia, amiga, você realmente vai querer treinar!

#19 Você finalmente aprende o significado de "moderação"

Depois de se reeducar no que diz respeito à alimentação, fica mais simples entender o que o seu corpo diz. A palavra moderação vai virar a sua melhor amiga para a vida toda.

"Moderação em todas as coisas"

Ainda não acabou!

Veja também: Vire esse jogo fitness! Como ser mais saudável e atingir seus objetivos
Vire esse jogo fitness! © Istock
Vire esse jogo fitness!
See album

Continue por aqui:

Maria Cecília Arra
you might also like