Home / Bem-Estar / Saúde / Descubra todos os benefícios do alho negro

© iStock
Bem-Estar

Descubra todos os benefícios do alho negro

by Geovana Pereira Published on 2 de junho de 2017
A-
A+

Precioso para a sua saúde

Alho negro, conhece? Não? Ah, deveria: as propriedades e benefícios desse tempero mágico podem fazer maravilhas pela sua saúde. A nutricionista e atleta fitness Ivie Rhein apontou a direção e o taofeminino compilou os motivos para você apostar nessa especiaria. Prepare-se para toques saborosos em todas as refeições!

Uma informação curiosa: o alho negro não é uma variedade especial. Os dentes das cabeças de alho roxo convencional, sob determinadas condições de maturação, temperatura e umidade, vão adquirindo uma cor mais escura, até ficarem completamente pretos. Ah, e se você torceu o nariz só de pensar, saiba que o alho negro é mais agradável ao paladar – menos picante, não compromete o hálito.

Benefícios do alho negro

Antioxidante, cheio de aminoácidos, amigo do fígado... a lista de benefícios do alho negro é enorme. Quem ganha com isso? Sua saúde!

O alho negro é antioxidante
A atividade antioxidante é dez vezes maior no alho negro quando comparado ao roxo. Entenda: essa propriedade mantém as células estáveis, funcionais e protegidas contra substâncias nocivas. Rico em proteínas, ele ajuda a regenerar e fabricar os tecidos

Ajuda a emagrecer
Além de ser termogênico, o alho negro aumenta o gasto calórico corporal, ajudando a emagrecer.

Dá aquela mãozinha na redução do colesterol
O alho negro também libera no fígado uma enzima que inibe a produção de gordura, acumulando assim menos colesterol e gordura hepática;

Fortalece o sistema imunológico
Rico em selênio e vitamina C, ajuda a prevenir gripes e a fortalecer o sistema imunológico; Age como antibiótico, anti-séptico, hipotensor, expectorante, diurético e digestivo.

Previne doenças do coração
O alho negro possui uma quantidade significativamente maior de polifenóis, isso impede a oxidação do colesterol e a geração de oxigênio ativo, inibindo a esclerose arterial. Além disso, durante o processo de fermentação é gerado o S-arylcysteine, eficaz para impedir cancros, colesterol de inibição, o que também melhora a esclerose arterial, prevenindo doenças do coração.
​​
O alho negro embala o seu sono
E ainda por cima, graças ao fósforo e ao enxofre, nos ajuda a ter uma boa noite de sono. Está bom pra você?

Como posso comê-lo?

A maneira ideal de consumir e se beneficiar de suas propriedades ao máximo é em jejum, de manhã e antes de atividades importantes que envolvam desgastes físicos e intelectuais. O alho negro fornece grandes doses de energia, a manhã é o momento perfeito para tirar proveito desse benefício

Ivie alerta que o alho comum é rico em vitaminas A, B1, B2, C, OO e diversos minerais como iodo, cálcio, magnésio, zinco e enxofre, e essas propriedades são ainda mais fortes no alho negro. No entanto, assim como o alho normal, o alho negro perde suas propriedades se for refogado ou submetido a altas temperaturas. O ideal é consumi-lo cru, in natura.

Você também pode trabalhar com ele na cozinha, como utiliza o alho roxo, tendo em mente que trará um toque original aos seus pratos. O limite é a imaginação. Mantenha seu novo condimento favorito em um lugar fresco e seco, desse modo você poderá consumi-lo em até 12 meses sem qualquer problema.

Incremente o seu prato

Adicione alho negro a receitas consagradas e ganhe toques de sabor!

Hambúrguer vegetariano com alho negro, alface e ovo © iStock

Continue com a gente!

by Geovana Pereira