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O sol é para todas! 11 alimentos que protegem a sua pele

by Ana Paula Sanches Published on 16 de setembro de 2015
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Só não esqueça o protetor, tá?

Você adora o verão, porém sofre na pele - literalmente! - todos os aspectos negativos que o sol pode proporcionar? Ressecamento, queimadura, descamação aparecem mesmo depois de doses generosas de protetor solar e chapéu na cabeça? Seus problemas acabaram: alguns alimentos fazem um bem danado para a saúde da pele e, aliados aos produtos certos (bloqueadores solares potentes, por exemplo), ajudam você a guardar só boas lembranças dia delicioso na praia...

1. Romã

"As romãs são uma das maiores e mais ricas fontes de polifenóis do mundo, substância com ação anti-inflamatória e antioxidante que inibe a formação dos temidos radicais livres", afirma Howard Murad, médico e professor de medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Vale lembrar que os radicais livres são um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

2. Espinafre

Não, espinafre não serve só para o marinheiro Popeye, leitora. "Essa verdura possui uma alta concentração da coenzima Q10, que atua como um escudo contra os radicais livres e, assim, impede-os de entrar nas células", afirma Howard.

3. A duplinha dinâmica: tofu e leite de soja

Tofu e leite de soja não são "coisa de vegetariano" e, mesmo que você coma carne, temos bons motivos para que insira esses dois alimentos na sua dieta: a soja é rica em genisteína, substância que auxilia a produção de colágeno e atua como antioxidante. Tente misturar o leite de soja com cereais no café da manhã.

4. Brócolis

Não vale torcer o nariz! O brócoli é uma fonte incrível de ácido alfa-lipólico, um potente antioxidante solúvel em água e gordura e anti-inflamatório. Além disso, contém substâncias que combatem o câncer de pele.

5. Framboesas, amoras e afins

Essas frutinhas podem ser pequenas no tamanho, mas fazem um bem enooorme para a sua cútis. Você sabia que elas combatem os radicais livres enquanto aumentam os níveis de produção de colágeno? É, amiga, se você já gosta dessas frutas deliciosas, pode aproveitar o sol pra se jogar sem medo de ser feliz!

6. Goji berries

Diretamente das montanhas do Tibet para o seu corpo. As goji berrries são excelentes para a pele, como explica Murad: "As goji berries são fonte de ácidos graxos, possui minerais, vitamina B e 18 tipos de aminoácidos! Elas também são fonte de cartenóides, que protegem as células contra possíveis produções de radicais livres que sejam feitas graças aos raios UV".

7. Pepino

"95% do pepino é água e mantém o corpo hidratado por mais tempo. Quando suas células estão hidratadas, os danos causados pelo sol são menores. Além disso, possui vitamina A, C e ácido fólico", afirma Howard.

8. Peixes de água fria

Os peixes de água fria têm um benefício e tanto: como são uma grande fonte de ácidos graxos essenciais ao organismo, eles ajudam a construir membranas nas células - e são essas membranas que atraem água para lá. Células saudáveis e bem hidratadas têm menores chances de serem danificadas e, assim, sua pele permanece íntegra e segura por mais tempo.

9.Ovos

Já ouviu falar em lecitina? Trata-se de um componente presente nos ovos que ajuda o seu corpo a construir células novas, com membranas mais fortes. Assim, caso sua pele tenha sofrido algum dano prévio com os raios ultravioleta, a lecitina ajudará você a ter uma cútis novinha em folha.

10. A turminha laranja

Cenouras e laranjas, por exemplo, são alimentos que fazem muito bem a sua pele. "Eles são ricos em vitamina A e C, que são ótimas para combater os danos causados pelos radicais livres. Coma sempre que puder e seu organismo agradecerá!", conclui Murad.

11. Melancia

E, claro, a melancia não podia faltar nessa lista: composta principalmente por água, ela ajuda você e sua pele a se manterem hidratadas ao longo do verão - e, convenhamos: tem coisa mais gostosa do que se refrescar comendo melancia fatiada? Nham!

Já vai se preparando porque o sol vem com tudo!

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