Home / Bem-Estar / Saúde / Descubra o poder da vitamina A para a saúde

© iStock
Bem-Estar

Descubra o poder da vitamina A para a saúde

Isabella Villalba
by Isabella Villalba Published on 10 de junho de 2015
390 shares
A-
A+

A de amor à vitamina A

Parte do abecedário de elementos vitais para a saúde, a vitamina A é um micronutriente fundamental para garantir a visão perfeita, o bom funcionamento do sistema imune e cuidar da pele e dos cabelos. Conheça melhor os benefícios da vitamina A e saiba onde encontrá-la a seguir:

1) Sistema imunológico protegido contra vírus e bactérias

Um trabalho que a vitamina A realiza com maestria é o estímulo à produção de anticorpos – proteínas que combatem os agentes invasores do organismo –, fortalecendo o sistema imunológico contra possíveis doenças.

2) Visão bem cuidada

A função mais conhecida da vitamina A é a relação direta com a visão no escuro. A cegueira noturna, um dos primeiros sinais da falta da substância, pode levar à perda total do sentido. Outra condição que pode ser prevenida pelo consumo do micronutriente é a síndrome do olho seco, caracterizada pela dificuldade de produzir lágrimas e de enxergar, principalmente, à noite.

3) Por cabelos saudáveis

Além dos alimentos ricos em vitamina A para consumo, há no mercado uma série de xampus e ampolas com vitamina A na fórmula. Pudera, ela atua como um estimulante das células da raiz capilar, ressaltando a beleza natural dos fios. “Mas ela não é um milagre para a nutrição dos cabelos, é uma necessidade”, ressalta a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya.

Entre os sintomas da falta de vitamina A, estão problemas como a perda e o enfraquecimento dos fios. “Há muitos fatores que podem resultar em queda de cabelo, inclusive estresse, doenças, uso de produtos químicos, excesso de calor e herança genética”, lembra.

4) Pele suave e sem acne

Sofrendo com tez seca e áspera? Saiba que a vitamina A é essencial para manter o viço. “Isso porque ela regula a queratinização da epiderme impedindo que a pele engrosse demais e que cravos e comedões se formem”, explica o farmacêutico Maurício Pupo. O ácido retinoico, derivado da vitamina A, é muito utilizado no tratamento da acne.

As células da cútis estão em constante processo de renovação. Nesse sentido, a vitamina A é muito ativa porque age especialmente na epiderme, adequando o ritmo da reprodução celular, mantendo a renovação sempre ativada, o que também dá uma bela forcinha na cicatrização.

5) Ação antioxidante

Os radicais livres que poderiam prejudicar células saudáveis do organismo não têm vez com a ação neutralizante da vitamina A! E já que ela é tão importante para a saúde, hora de descobrir onde encontrá-la...

Alimentos ricos em vitamina A

Legumes e frutas de cor amarela e laranja, como cenoura, manga e abóbora, além de alguns vegetais de cor verde escura, são grandes fontes de vitamina A. “Todos podem ser consumidos cozidos ou crus, pois o nutriente não se perde com o calor”, garante o farmacêutico. Acrescente à lista da quitanda alguns destes, 23 alimentos ricos em vitamina A:

Abóbora © We Heart It

Suplementação de vitamina A

O ideal é conseguir a vitamina A por meio de uma alimentação adequada já que o corpo não a produz. “Esta é uma vitamina cuja suplementação deve ser feita com muito cuidado, pois o consumo excessivo pode causar acúmulo no fígado”, explica o farmacêutico. O diagnóstico deve ser feito com exames solicitados por um médico ou nutricionista. As mulheres grávidas jamais devem suplementar vitamina A, que em grandes quantidades pode causar defeitos e má formação no feto, de acordo com o Ministério da Saúde.

Mais vitaminas:
+ O superdossiê da vitamina C
+ Tudo sobre a vitamina D

Você pode gostar também de...
+ 8 hábitos que fortalecem o seu sistema imunológico
+ 5 motivos para você se apaixonar pelo mirtilo
+ Bactérias do bem! Adicione probióticos à dieta e ganhe saúde

by Isabella Villalba 390 shares