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Alguns preciosos conselhos para manter a forma no dia a dia

by Redação taofeminino Published on 19 de janeiro de 2017
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Mudança de hábito(s)

Precisa fazer dieta ou simplesmente quer manter a boa forma? Está na hora de reaprender a comer e de começar um esporte. Não se esqueça: ter uma alimentação equilibrada e praticar uma atividade física regularmente são a base para se sentir bem e acabar com aqueles quilinhos a mais. Isso durante o ano inteiro! Separamos algumas dicas e conselhos que a ajudarão a viver melhor e com mais saúde!

1. Coma uma maçã pequena antes de cada refeição

É uma boa maneira de aumentar a sensação de saciedade com poucas calorias.

2. Prefira pães integrais, com cereais ou nozes

Eles são uma ótima fonte de energia, fibras, vitaminas e minerais.

3. Acrescente mais temperos do que óleo em molhos

Assim, você ganha sabor e elimina boa parte da gordura de uma vez só!

4. Substitua o açúcar

Não é impossível! Leia mais em 6 alternativas para substituir o açúcar (bem mais saudáveis, diga-se de passagem).

5. Beba um copo de água antes de cada refeição

Eis o porquê: para provocar uma sensação de saciedade e reduzir o apetite. Descubra aqui se você está bebendo a quantidade ideal de água por dia e aqui, os benefícios da água para a saúde.

6. Beba 1,5 litro de água por dia

Fazendo só isso você não emagrece, mas engana a fome sem ingerir nenhuma caloria.

7. Evite beber durante as refeições

Os líquidos aumentam o volume do estômago, passando a impressão de que você está inchada.

8. Escove os dentes depois de comer

Acredite: escovar os dentes após a refeição evita a vontade de petiscar. Faça o teste.

9. Não pule refeições

Isso diminui o ritmo do metabolismo e impede a perda de calorias.

10. Exagerou? Compense depois

Após alguns dias de exagero, tente comer coisas leves para recuperar os bons hábitos alimentares.

11. Evite adoçar as bebidas quentes

Ou prefira adoçantes naturais sem calorias.

12. Privilegie o chocolate amargo

O chocolate amargo tem menos quantidade de açúcar do que as outras versões.

13. Acrescente porções de salada aos seus pratos

É uma ótima maneira de dar toques leves e refrescantes à refeição.

14. Não elimine o pão do seu dia a dia

Ele pode aliviar aquela fominha que aparece de vez em quando durante a tarde.

15. Evite carboidratos e frutas à noite

Você não precisa de tanta energia à noite, né?

16. Prefira alimentos com baixo índice glicêmico (IG)

O consumo de alimentos com alto IG incentiva nosso organismo a fabricar mais gordura, contribuindo para o ganho de peso.

17. Coma amêndoas

Elas são conhecidas por conter muitos nutrientes e provocar uma rápida sensação de saciedade. Uma alternativa light para enganar a fome sem apelar para biscoitos e petiscos calóricos.

18. Evite comer queijos amarelos à noite

Queijo branco é uma opção mais saudável.

19. Não compre bolos e chocolates no supermercado

Quando eles estão no nosso armário, fica difícil evitar a tentação de comê-los o tempo inteiro.

20. Não pule o café da manhã

É uma refeição importante para evitar petiscar e comer besteira antes do almoço.

21. Antes de dormir, apenas refeições leves

Faça uma refeição leve à noite, quando a perda de energia e calorias é mais lenta. Veja também as nossas dicas para dormir melhor.

22. Reduza o trabalho do seu estômago

Para reduzir o trabalho do estômago, acelerar a digestão e estimular a sensação de saciedade, coma pequenas porções pouco calóricas entre as refeições.

23. Beba água e chá ao longo do dia para desintoxicar o organismo

O chá verde, por exemplo, tem uma função drenante significativa, que ajuda a eliminar substâncias ruins.

24. Nunca vá ao supermercado com muita fome...

... para evitar tentações.

25. Dê uma folga a si mesma uma vez por semana

E coma algo bem gostoso, sem pensar em calorias e gordura.

26. Evite comer em frente ao computador mesmo se tiver pouco tempo

Sair um pouco ajuda a fazer a digestão.

27. Troque o elevador pelas escadas

Suba as escadas de dois em dois degraus e na ponta dos pés. A prática ajuda a endurecer o bumbum e as panturrilhas.

28. Prefira a bicicleta, sempre que puder

Pedalar é uma atividade física simples, barata e eficaz para definir os músculos e relaxar.

29. Pratique uma atividade física divertida

Dança e esportes em equipe, por exemplo, são as melhores maneiras de perder calorias e se divertir. Ballet fitness? Natação? Que tal?

30. Caminhe 30 minutos todos os dias

A caminhada faz com que seu organismo possa queimar as reservas de gordura do seu corpo.

Não acabou!

Veja também: Como saber se você está tomando água na quantidade certa

Como saber se você está tomando água na quantidade certa © Istock

Quer mudar de assunto? Tudo bem!

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