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5 carboidratos do bem para garantir doses extras de energia

by Ana Paula Sanches Published on 30 de setembro de 2015
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Dizem os nutricionistas que eliminar todo e qualquer carboidrato do cardápio é cilada. Vamos combinar que sem eles a vida perde a graça. Então, pra que cortar se temos um monte de carbo do bem pra incrementar a alimentação? Lista das boas à vista

Palavra proibida para quem está de dieta? Não mesmo! Existem vários carboidratos do bem que ajudam você a se manter na dieta e ainda fornecem nutrientes essenciais para o seu organismo. Garantimos.

Milho

Como não amar milho? Versátil que só, fica gostoso cozido, grelhado, na salada... São tantas opções! O melhor de tudo é que ele não atrapalha em nada o regime, ao contrário: "O grão é rico em nutrientes e fibras que promovem saciedade e ajudam a limpar o sistema digestivo", afirma a nutricionista norte-americana Lisa Moskovitz. Isso significa que você vai demorar mais tempo para sentir fome de novo. Seu intestino também agradece, funcionando direitinho.

Frutas

Você faz parte do time das que sentem preguiça de comer frutas só por causa das cascas? Deixe isso de lado e passe na feira agora, porque se existe um carboidrato que vale a pena na vida, com certeza é o que está nas bananas, maçãs, morangos e em toda a variedade da frutaria. Atenção: versões secas e sucos de caixinha não valem! É importante lembrar também que algumas frutas são mais calóricas que outras. "Uma manga média, por exemplo, possui quase 50 gramas de açúcar, enquanto um copo cheio de mirtilos possui apenas 15 gramas", exemplifica Lisa. Ou seja: faça escolhas inteligentes.

Ervilhas

Além de serem pouco calóricas, estudos recentes realizados na Cidade do México comprovaram que as ervilhas também possuem altas concentrações de coumestrol, substância que protege o organismo contra o câncer de estômago. Nada mal, hein?

Grãos

E nós não estamos falando de nenhum em específico. TODOS os grãos são carboidratos que só trazem benefícios para o seu corpo, cada um a sua maneira. A quinoa, por exemplo, é rica em aminoácidos, ferro e magnésio. O triguilo, por sua vez, é uma excelente fonte de fibras. Além disso, os grãos no geral contêm vitamina B e minerais importantes para a sua saúde, o que os tornam um item indispensável para o bom funcionamento do seu organismo.

Feijões

Na clássica combinação com arroz, na salada ou na sopa, o feijão é um carboidrato essencial para o seu corpo se manter nutrido. Ah, e não vá deixando o feijão branco de lado, não! "Ele possui nutrientes que ajudam na digestão e diminuem os níveis de colesterol e açúcar", afirma Lisa. Os outros tipos do grão possuem altos níveis de proteínas e ferro. Deixe seu preconceito alimentar de lado e passe a abraçar todas as variedades desse grão por igual!


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