Home / Bem-Estar / Saúde

Troca-troca: 4 alimentos que podem substituir a chia

by Juliana Vaz ,
Troca-troca: 4 alimentos que podem substituir a chia© iStock

Todo mundo só fala dela. A semente nativa da América Central é queridinha de cardápios saudáveis – mas tem outras parcerias no hall de superalimentos em que você deve apostar

Summary
  1. · Linhaça
  2. · Gergelim
  3. · Amaranto
  4. · Semente de girassol

Chia é muito nutritiva, okay. Rica em proteínas, é uma ótima opção para quem segue uma dieta vegetariana e vegana. Além de uma grande quantidade de fibras, vitaminas A e C, cálcio, magnésio e fósforo. Tanta benesse tem um preço nada amigável. E se você soubesse que existem outros grãos e sementes tão saudáveis quanto a nossa popular amiga? Ao comprar um pouquinho de cada um deles, além do descanso para o bolso, você garante variedade de sabor e benefícios no seu prato.

Linhaça

Os ácidos graxos presentes na linhaça, assim como as vitaminas, fibras, minerais não ficam devendo nada à chia. Ela ainda ajuda no bom funcionamento do intestino, fortalece os ossos e há estudos sendo conduzidos que investigam sua prevenção ao câncer de mama e de cólon.

Gergelim

Quem resiste a um pão com gergelim? Essa sementinha amarela deixa tudo mais saboroso. Possui muito cálcio, magnésio, ferro e zinco em sua composição. Dica: combine o gergelim com alguma fonte de vitamina C (seja ela fruta ou legume), isso potencializa a absorção dos nutrientes pelo organismo.

O elevado teor de cálcio ajuda a fortalecer os ossos, o magnésio faz bem ao coração e o ferro é importante para a saúde das células. O gergelim fica bem em doces e salgados assados, além de combinar com pratos asiáticos, curry e gengibre.

Amaranto

Cerca de 14% de sua constituição nutricional é de proteínas de alto valor biológico (com aminoácidos essenciais), rico em fibras que beneficiam o sistema digestivo, antioxidantes, minerais e cálcio pode ser consumido em grãos, em flocos e até como farinha – sem glúten!

Uma pesquisa da faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP comprova que introduzir o amaranto no cardápio traz benefícios para saúde, como controle de colesterol. Para enriquecer seu lanchinho da tarde ou café da manhã, adicione uma colher de amaranto na salada de frutas e iogurtes.

Semente de girassol

A semente da flor são uma ótima fonte de vitamina E, antioxidantes, potássio e magnésio - que também faz bem aos ossos. Possui também ômega 6, que combatem o “mau” colesterol. Ela também promove o relaxamento muscular e a sensação de saciedade por conta de suas fibras. Pode ser consumida com ou sem a casca, como sua imaginação mandar!

Leia mais sobre alimentos que ajudam na saúde:

7 sementes que ajudam a controlar o colesterol
Cientistas criam chocolate que pode substituir remédios convencionais
4 curiosidades sobre câimbras

Juliana Vaz
you might also like