Home / Bem-Estar / Dieta

10 lanchinhos que parecem saudáveis mas não são

by Alexandra Guida ,
10 lanchinhos que parecem saudáveis mas não são© istock

Para quem está sabotando a dieta sem nem saber...

A diferença entre um remédio e um veneno está na dose. Vamos ao TOP 10 alimentos que têm aparência, cheiro e até um gosto de "super-saúde", mas estão longe de estar na lista dos lanches saudáveis.

Pipoca

Ah, pipoca! O cheirinho já é irresistível. Antes de comer é só salgar, adoçar ou colocar um montão de manteiga e... Ops, peraí. Um lanche que parece ser completamente inofensivo acaba de se transformar em uma bomba de sal e açúcar em segundos. Haja coração, literalmente! Os excessos de gordura trans (se você usar margarina no preparo) incentivam o entupimento das veias. A versão menos saudável, a de micro-ondas, além da gordura trans, tem aditivos químicos nos saquinhos que, quando aquecidos, podem prejudicar a saúde.

Para trazer todos os benefícios que a pipoca tem à tona – antioxidantes, fibras e carboidratos do bem – opte pelo modo de preparo da vovó: colocar os grãos de milho e um pouco de óleo na panela e esperar a mágica (com a tampa fechada, de preferência). E, nada de exagerar nos temperos! São cerca de 375 calorias, a cada cem gramas de pipoca.

Lanches saudáveis para substituir: opte pela combinação cenouras cortadinhas em pequenos pedaços ou minicenouras com homus!

Suco de caixinha

Se estiver escrito no rótulo da caixinha: "néctar de fruta", saiba que, aquele suco tem tanto açúcar quanto uma lata de refrigerante (duas colheres para cada 200 mililitros), além de sódio, que, em excesso, causa inchaço, sobrecarrega os rins e o coração. Aditivos como corantes, conservantes e aromas também fazem parte dessa fórmula nem tão saudável.

Opções de lanches mais saudáveis para substituir: suco natural, feito em casa, água de coco e água.

Granola

Embora a granola já tenha uma reputação de lanche saudável, é bastante calórica, viu? 100 gramas têm 471 calorias. O alimento feito de uma mistura de cereais torrados, sementes e castanhas, quando industrializado, costuma receber leite em pó, açúcares e sal, além de outros aditivos, para dar a “liga”.

Pelos excessos de açúcar, a sugestão é evitar o consumo frequente de granola ou prepará-la em casa. O ideal é consumir antes da prática de exercícios, junto com iogurte grego light, por exemplo.

Quer saber como fazer granola e ter um lanche saudável? Anote aí! Tudo que você tem a fazer é misturar aveia em flocos, nozes e frutas secas, adicionar extrato de baunilha e mel orgânico para adocicar de forma mais saudável. Por último, é só assar até dourar e voilà!

Barras de proteína

Melhores amigas de quem malha com frequência, as barrinhas de proteína suplementam a alimentação para o ganho de massa muscular. Cheias de nutrientes de digestão lenta, saciam a fome.

No entanto, fique esperta: as barras não ajudam quem não pratica atividade física alguma a perder peso ou a ficar musculosa, viu? O excesso desse falso “lanchinho saudável” pode causar prejuízos aos rins e até aumentar o percentual de gordura corporal.

Smoothies

Fazer um smoothie em casa pode ser altamente nutritivo, mas, contudo, porém, todavia... Alguns smoothies comprados em restaurantes estão longe de serem saudáveis. Sucos de frutas concentrados, com cremes e iogurtes multiplicam (e muito) a quantidade de calorias digeridas.

Para variar, confie no seu taco! Crie sua receita própria e prefira o leite de amêndoas. Adicione frutas e legumes ao seu gosto e criatividade e bata no liquidificador! Para adoçar, prefira o mel ao açúcar refinado.

Saladas de fast-food

Toda orgulhosa porque resistiu à tentação e pediu uma salada em vez do combo X na rede de fast food, né, amiga? Não fique se achando demais porque estas saladas só têm cara de saudáveis. Principalmente, se você adiciona croutons, molhos loucos com açúcares escondidos, frango frito e mais.

Para deixar a salada mais saudável é melhor diminuir a quantidade de temperos e controlar as porções do que você vai adicionar. Se estiver no restaurante, peça que os molhos venham separados. Para a casa, uma dica é colocar o azeite de oliva e o vinagre balsâmico em um frasco de spray.

Wraps

Continuamos a nossa lista de tudo o que parece mas não é tão saudável assim. Também amamos wraps, mas precisamos dizer de uma vez: a tortilla que envolve o recheio supergostoso que você escolheu tem 300 calorias de pouco valor nutritivo e farinha branca processada.

Se você realmente gosta de um wrap, evite a manteiga e a maionese no recheio, e opte pela pasta de abacate para deixar o alimento mais saudável, ok?

Parfait

O nome parfait em francês significa “perfeito”. Mas, ó, nem tudo é um sonho neste lanchinho lindo e apetitoso. A menos que você faça um parfait em casa, com iogurte grego, frutas frescas, nozes cruas e aveia em flocos, o conteúdo calórico pode ficar pesado com o açúcar congelado, xaropes, ovos e cremes.

Comidas congeladas de baixa caloria

Ao contrário do que o senso comum pode acreditar, as refeições congeladas de baixo valor calórico nem sempre são tão saudáveis. A grande vantagem é que as porções são controladas, o que ajuda a gerir melhor a dieta.

Porém, a comidinha prática saída do freezer tem grandes desvantagens: o alto teor de sódio, açúcares e outros aditivos da composição. Outro ponto é que, geralmente, legumes e frutas estão fora do cardápio do menu congelado. Portanto, procure não limitar os nutrientes da sua dieta dessa forma.

Que tal preparar um prato com salmão cozido, salada e legumes em vez de ligar o micro-ondas?

Muffins de farelo de aveia

Quem inventou os muffins de farelo de aveia, hein? Essa aparência de bolinho 'saudável' é apenas uma desculpa para consumir 350 calorias de açúcar e sódio!

Para acabar com o “efeito balão” na cintura, a dica é fazer um bolo caseiro. Assim você sabe tim tim por tim tim o que está consumindo.

Hey, não vá embora!

Veja também: Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares
Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares © Istock
Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares
See album

Leia mais <3

7 motivos para alongar-se de manhã
Alimentos que dão energia
Hábitos que fortalecem o sistema imunológico

Alexandra Guida
you might also like