Home / Bem-Estar / Dieta

Taco Cleanse, a dieta detox do momento

by Juliana Vaz ,
Taco Cleanse, a dieta detox do momento© iStock

Esqueça a sopa ou o suco, tacos são a nova aposta para limpar o organismo

A nova dieta da moda nos EUA, que conquistou até a musa Jennifer Aniston, é de fazer qualquer um ficar com água na boca: envolve tacos - e tequila - por 30 dias. Não, você não leu errado.

Publicado no fim de 2015, The Taco Cleanse – the tortilla based diet proven to change your life", escrito pelos “cientistas do taco” Wes Allison, Stephanie Bogdanich, Molly R. Frisinger e Jessica Morris, traz receitas saudáveis com tiradas engraçadinhas. O método não corta completamente grupos alimentares como outras dietas famosas, porém, sugere riscar da lista o açúcar refinado, alguns derivados do leite e carne. Os autores afirmam que ao seguir o menu por 30 dias, o organismo trabalha melhor, melhorando a energia e o humor.

O livro recomenda ainda que a massa de seus tacos seja preparada em casa, uma vez que as versões prontas tendem a ter mais conservantes químicos. No recheio, legumes grelhados ou cozidos ao vapor, como berinjela, abobrinha, abacate, pimentão e cogumelo, verduras variadas e proteínas vegetais que substituem carnitas por jaca cozida e desfiada e tempeh – alimento feito à base de sementes de soja fermentada.

Mas atenção: perder peso não é o objetivo aqui! Isso pode acontecer como consequência do menu leve, rico em vegetais e sem frituras. “Qualquer dieta que limite o consumo de macronutrientes, sejam carboidratos, gorduras ou proteínas, o organismo entende como privação e acaba trabalhando mais suprir o item substituído. Por isso que dietas detox causam emagrecimento”, explica Vivian Talarico, nutricionista da L&L Espaço Vida ao Corpo. Especialista em atendimento nutricional, nutrição esportiva e funcional (SP). Porém, Vivian alerta que cardápios desintoxicantes podem até trazer algum benefício, mas devem ser realizados por um período curto (poucos dias) e sob a orientação especializada. “Em longo prazo a saúde pode ser prejudicada. O ferro, por exemplo é obtido através da carne”, complementa Vivian. A falta desse mineral pode prejudicar a imunidade, a concentração e ainda causar fadiga extrema.

Reproduzimos aqui duas receitas do livro. Uma delas é a “minor cleanse” (ou mini-limpeza, em tradução livre), que nada mais é do que um shot de tequila que promete dar um boost na energia (não duvidamos do resultado).

Taco de picadinho de lentilha

Ingredientes

200 g lentilhas cozidas
1 cenoura grande
1 ramo de coentro picado
3 dentes de alho
1 pimenta Jalapeño
1 limão
2 tomates médios
1/2 cebola grande
2 batatas medias Yukon
1/2 colher (sopa) de pimenta do reino
1/2 colher (sopa) de sal
1 e 1/2 colher de azeite
1/2 colher (sopa) cominho
700 ml de água
Tortilhas de milho

Modo de preparo

Cozinhe as lentilhas por cerca de 20 minutos, até que fiquem al dente. Remova a pele e a semente dos tomates, bate em um mixer até que virem um purê. Pique as batatas e cenoura em quadradinhos. Cozinhe até que fiquem macias. Refogue as cebolas e em fogo médio, adicione o alho, a pimenta jalapeño picada. Adicione a lentilha e refogue por mais um minuto. Adicione o cominho, o sal e a pimenta do reino. Adicione o purê de tomate, a cenoura e as batatas e mexa por mas um minuto. Aqueça as tortilhas em uma frigideira e recheie com o cozido de lentilhas, esprema os limões e decore com as folhas de cominho.

Minor cleanse

400 ml de tequila
1/2 col. de chá de agave
1 fatia de limão
Uma pitada de pimenta caiena

O livro com essa dieta, no mínimo curiosa, ainda não está disponível em português. Mas, a versão em inglês pode ser adquirida pelo site da Amazon em versão digital, R$ 60.

Leia mais:

Descubra agora qual é a melhor estratégia de emagrecimento para você
​Segredos revelados! 9 teorias sobre dieta que você deveria deixar pra lá definitivamente
Como adotar a dieta vegetariana: tudo o que você precisa saber!

Juliana Vaz
you might also like