Home / Bem-Estar / Dieta

Chocolate? Não, obrigada. Descubra os poderes da alfarroba

by Ana Paula Sanches ,
Chocolate? Não, obrigada. Descubra os poderes da alfarroba© iStock

6 motivos para AMAR a alfarroba <3

Summary
  1. · A alfarroba aumenta a sensação de saciedade
  2. · Melhora o funcionamento do intestino
  3. · Alfarroba emagrece?
  4. · Alfarroba melhora a pele
  5. · Não possui componentes alergênicos
  6. · Melhora o raciocínio
  7. · Quer colocar a alfarroba no seu dia a dia, mas não sabe como? As nutricionistas dão as receitas:

Não é de hoje que a alfarroba está na boca da mulherada que quer uma solução para acabar com a vontade de comer chocolate sem sair da dieta: a alfarrobeira, árvore que dá origem ao fruto que mais tarde se transforma no pó de alfarroba, até já foi mencionada no Novo Testamento da Bíblia. Não sabe do que estamos falando?

Para desvendar os segredos milenares do sucesso da alfarroba, conversamos com as nutricionistas Andrea Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro, e Joyce Petrucci, de São Paulo, que destrincharam as propriedades preciosas da alfarroba e seus derivados.

1) A alfarroba aumenta a sensação de saciedade

Nosso status: acrescentando a alfarroba djá na nossa listinha de alimentos que aumentam a sensação de saciedade. Por ser um alimento de baixo índice glicêmico – ou seja, que não eleva a concentração de glicose do sangue –, ele diminui a compulsão de comer doces e te mantém saciada por mais tempo. Menos fome = menos calorias ingeridas. Yes!

2) Melhora o funcionamento do intestino

Rica em fibras, a farinha de alfarroba é excelente para melhorar o funcionamento intestinal, como explica Joyce: “Suas fibras naturais insolúveis beneficiam a flora intestinal porque protegem a mucosa desse órgão”.

3) Alfarroba emagrece?

A alfarroba sozinha não emagrece. O que ajuda a perder peso são os benefícios intestinais (afinal, ir ao banheiro todos os dias faz uma tremenda diferença na balança) e suas propriedades glicêmicas, aquelas que comentamos lá no item 1 e que ajudam a fazer com que você não sinta fome tão cedo.

4) Alfarroba melhora a pele

A vitamina A, nutriente que a alfarroba tem de sobra, é responsável pela vitalidade da pele, além de evitar danos à visão e fortalecer dentes e ossos. Prepare-se para ter corpo e cútis de dar inveja!

5) Não possui componentes alergênicos

Se você tem alergia ao chocolate e, por isso, teme consumir a alfarroba, pode ficar descansada: ela não possui nenhum componente alergênico ou estimulante, como é o caso da cafeína presente no cacau.

6) Melhora o raciocínio

“A vitamina B1 presente na alfarroba é responsável pela manutenção do funcionamento do sistema nervoso. Com isso, melhora a circulação em músculos, ajuda nos batimentos cardíacos e, de quebra, melhora o raciocínio de quem a consome”, esmiúça Joyce.

Quer colocar a alfarroba no seu dia a dia, mas não sabe como? As nutricionistas dão as receitas:

Tapioca com Alfarroba
Por Andrea Santa Rosa Garcia
Ingredientes:
- Goma de tapioca
- Pó de alfarroba
- Recheios de sua preferência

Modo de preparo:
Antes de colocar a tapioca na panela, acrescente 1 colher de chá de alfarroba em pó para cada 2 colheres de sopa da goma de tapioca. Prossiga no preparo da tapioca na forma que você está acostumada e saboreie!

Mousse de alfarroba com coco
Por Joyce Petrucci
Ingredientes:
- 150 ml de leite de coco
- 1 banana verde quente
- 1 a 2 colheres de sopa de açúcar demerara
- 2 colheres de sopa de coco ralado

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador. Depois, leve à geladeira e observe até que fique com a consistência de um mousse. Quando a consistência for atingida, retire do liquidificador, coloque o mousse em potinhos e o enfeite com coco ralado. Bom apetite!


Gostou? Vem que tem mais alimentos poderosos pra você!

Ana Paula Sanches
you might also like