Home / Bem-Estar / Fitness

13 motivos que explicam por que a musculação é uma das melhores formas de se exercitar

by Ketlyn Araujo ,
13 motivos que explicam por que a musculação é uma das melhores formas de se exercitar

Quer ficar saudável, forte e recuperar a confiança no seu corpo? Invista na musculação que você não vai se arrepender

Vamos deixar o senso comum pra lá: não, fazer musculação não irá tornar você a versão feminina do Incrível Hulk.
Não existe nenhuma relação entre pegar peso e a sua feminilidade (até porque quem decide sobre isso é só você, né?). Conversamos com alguns dos melhores treinadores para convencê-la de que está na hora de puxar ferro (se é que isso ainda não faz parte da sua rotina). De verdade? Assim que conhecer nossas dicas, você nunca mais vai duvidar da musculação de novo. Considere que a diva das divas, a.k.a, Beyoncé, além de Miranda Kerr e Izabel Goulart são adeptas da modalidade. E agora? Interessada?

Levantar pesos fortalece e tonifica os músculos de uma maneira que nenhum outro exercício seria capaz. E isso não tem relação somente com seu corpo, mas com sua atitude e aptidão. Claro que se você não é do tipo que curte pegar peso, existem outros exercícios que podem te agradar, mas temos certeza que depois que você der uma olhada nesses 14 benefícios que são fruto da prática, vai bater pelo menos uma vontadezinha de ir para a academia.

1. Alinha a sua postura

Tem problemas de coluna? A Associação Britânica de Quiropraxia revelou que 65 por cento das pessoas com menos de 35 anos já apresentam problemas relacionados à má postura, principalmente no pescoço e nas costas, que poderiam ser prevenidos com a prática de exercícios.
"Nós abusamos da nossa postura, principalmente porque passamos grande parte do tempo sentadas. Arruinamos nossas costas, nossos ombros ficam inclinados para a frente e não usamos os nossos músculos da perna. Com algumas semanas de levantamento de peso a postura muda totalmente", explica a personal trainer Sally Moss, de Londres.

2. Os pesos moldam seus músculos

O levantamento de peso molda os músculos de uma maneira completamente diferente de qualquer outro exercício e, como resultado , Sally explica que treinar com pesos dá uma forma muito bonita aos seus membros e músculos.
Mas os benefícios da musculação não se reduzem apenas à forma. Tem tudo a ver com um estilo de vida saudável, além de evitar lesões e ajudar na queima de calorias extra. A massa muscular, por ser metabolicamente ativa, queima calorias até mesmo quando você está longe da academia. Não precisamos dizer mais nada.

3. Previne lesões

Se você não exercita seus músculos com a frequência correta, eIes estarão mais propensos a lesões e, se parar pra pensar, isso faz todo sentido. Pessoas que só correm ou fazem outras atividades físicas sem unir a elas um treinamento com pesos, tendem a sofrer lesões mais rápido, já que os músculos que ficam em torno dos ligamentos não recebem a força que necessitam. Está explicado porque a maioria dos atletas intercala a musculação com o outros tipos de treino, mais focados na resistência muscular.

4. Te ajuda com qualquer outro esporte

Como já dissemos, se você é atleta e treina para outras modalidades, a musculação a auxiliará a melhorar seu desempenho no seu esporte favorito.

5. Irá melhorar sua autoestima

É claro que à medida que você molda seu corpo com a musculação, a tendência é que você se sinta cada vez melhor. Mas levantar peso está diretamente ligado à ideia de superação.
Sally explica: "Mudanças físicas sempre existem, mas o que as pessoas mais me falam é com relação às coisas que elas são capazes de fazer. Elas passam a levantar cargas que nunca imaginaram que conseguiriam. Vem aquele sentimento de progresso, de fazer algo 'sobre-humano'. As pessoas se tornam as próprias inspirações".

6. Queima bastante gordura

​Embora perder gordura não seja o principal foco da musculação, levantar todo aquele peso reduzirá sua gordura corporal mais rápido do que você imaginava, já que exige muito mais esforço.

7. Dá uma acelerada boa no metabolismo

Outra vantagem de substituir a gordura por novos músculos é que seu metabolismo naturalmente irá aumentar. Além do mais, a construção de massa magra também é vital para aumentar sua taxa metabólica conforme a idade vai chegando.

8. É uma modalidade segura

Pode não parecer, mas levantar peso é seguro, sim. "Muitas pessoas têm medo de se machucarem, mas não existe nenhum motivo que faça da musculação um esporte perigoso.", explica Sally.

Então não há restrições, nem mesmo para os iniciantes. Tenha em mente que você contará com a ajuda de um personal trainer para te auxiliar no que você precisar e faça uma avaliação física antes de começar a treinar. Sally mantém uma classe só de mulheres especializadas em levantar peso, desde as iniciantes até as mais experts no assunto.

9. Ajuda na força dos ossos

Nós não costumamos prestar atenção no cuidado que temos de ter com nossos ossos. Infelizmente, chega uma hora que apenas tomar leite não é suficiente para a nossa saúde. A boa notícia tem tudo a ver com a prática da musculação: diga adeus aos ossos frágeis, leitora, a prática ajuda - bastante - a fortalecê-los.

10. De dentro pra fora

Sally diz que ser uma mulher forte e saudável aumenta muito a autoestima, e a musculação tem papel fundamental nisso.
"Te dá uma confiança interna. A ideia tradicional de que a mulher tem de ser delicada e super magra está muito ultrapassada."

11. Envelhecendo com saúde

Quer ficar saudável e feliz na velhice? A musculação te dará uma grande vantagem nesse processo, e a boa notícia é que nunca é tarde demais para começar. Sally explica que muitas mulheres entre 40 e 50 anos frequentam suas aulas: "Quanto antes você começar, mais seu corpo trabalhará para ser saudável e forte.Dá para progredir muito, mesmo tendo quarenta, cinquenta e até sessenta anos. Nunca é tarde demais."

12. Melhora a velocidade

Se você quer aumentar a sua potência e velocidade ,tem de fazer exercícios que envolvam resistência e algum tipo de carga. Caso contrário, não obterá nenhum progresso. O grande erro que as pessoas cometem é o de treinar sempre com os mesmos pesos, já que nosso corpo se adapta para que depois de algumas semanas você tenha que ficar mudando.

13. Não precisa dizer "não"

Se pudéssemos falaríamos sobre o quanto é bom fazer musculação por horas. Mas acreditamos que, se você chegou até aqui, percebeu que não há motivos para não investir na modalidade.
“Eu acredito que a principal razão que explica porque muitas mulheres não fazem musculação é por elas não conhecerem todos os benefícios dessa prática. Não existe nenhuma desvantagem, são só pontos positivos, você tem tudo a ganhar e nada a perder", afirma Sally.

E não paramos por aqui...

Como relaxar? 20 dicas para aliviar o corpo e a mente

Suculento e delicioso: 7 benefícios incríveis do pêssego

10 dicas para fazer a malhação valer a pena

Não consegue dormir? Por que ficar acordada até tarde pode ser tóxico para a sua saúde

Top 10 jeitos de se exercitar em casa

Ketlyn Araujo
you might also like